O storytelling está na moda. Embora seu uso desenfreado faça alguns acreditarem que trata-se de um termo enigmático, quiçá obsoleto, o storytelling é, na verdade, uma ferramenta muito útil para os varejistas.
Todo varejista tem uma história para contar, seja sobre suas origens, por que decidiram entrar nesse segmento ou sobre um projeto querido que se transformou em um negócio lucrativo.
Essa história não é importante apenas para quem a conta, mas também para os funcionários e clientes. Ela ajuda a cultivar um grupo de apoiadores da marca, que corroboram e divulgam essa história.
O poder do storytelling também é explicado pela ciência. Quando ouvimos uma narrativa, nosso cérebro não processa apenas a história, mas também as emoções humanas que estão por trás dela. A empatia só é possível quando conseguimos compreender os pensamentos e sentimentos dos outros. Isso cria vínculos emocionais de verdade, que se transformam em confiança e, eventualmente, em rendimentos. É por isso que é tão importante aprender a elaborar uma história da marca que seja exclusiva para você e para a sua empresa.
Se você nunca parou para pensar na história por trás da sua marca, vamos explicar por que é fundamental que você a escreva. E, para inspirá-lo, também trouxemos alguns exemplos de varejistas com histórias de marca incríveis.