Impressão sob demanda: um modelo de negócios promissor

15 março, 2019

print on demand services

Se você é artista, escritor, designer ou mesmo empreendedor, sabe que os produtos físicos têm enorme potencial para monetizar a criatividade humana.

Hoje em dia, é possível colocar a identidade da sua marca em praticamente qualquer produto, como camisetas, pôsteres, mochilas e livros. No entanto, a coisa nem sempre é tão fácil como parece: se você já está trabalhando com um modelo tradicional de negócios, provavelmente está gerenciando não só as vendas da loja, mas também o estoque da mesma. E o que fazer com esse estoque se os seus novos produtos simplesmente não forem vendidos?

Por sorte, há uma alternativa: os serviços de impressão sob demanda, que não só oferecem um processo mais eficiente e financeiramente acessível como também diminuem os riscos relacionados ao gerenciamento de estoque. Com a impressão sob demanda, a sua loja pode reduzir os custos que estão presentes no processo de concretização das novas criações e designs.

O que é um serviço de impressão sob demanda e como ele funciona?

Em um serviço de impressão sob demanda, você contrata os serviços de um fornecedor para customizar produtos sem marca (como bonés, camisetas ou bolsas de pano) de acordo com criações próprias da sua loja. Uma vez finalizados, esses produtos são vendidos com o selo da sua marca de acordo com o modelo “sob demanda”.

Dentro desse modelo, o lojista só paga pelo produto depoisde vendê-lo para o cliente, o que significa que não é necessário comprar altas quantidades de um único item e rezar para que tudo seja vendido e não ocupe o estoque da loja.

Os serviços de impressão sob demanda apresentam ainda um outro importante benefício: as etapas da experiência de compra do cliente que ocorrem após a venda, como a impressão e o envio do produto, ficam por conta do fornecedor. Depois de receber a confirmação de compra do cliente, portanto, você só precisa clicar aqui e ali e redirecionar o pedido para o seu fornecedor de confiança.

Você também pode usar a impressão sob demanda para:

  • Testar um novomodelo de negócios ou até mesmo uma nova linha de produtos sem precisar se preocupar com o gerenciamento do estoque físico;
  • Monetizar o seu público-alvo.A impressão sob demanda é uma excelente opção para influenciadores, YouTubers, cartunistas e outros profissionais que querem concentrar seus esforços na criação de conteúdos exclusivos e não no envio de produtos;
  • Criar produtos originais para um nichode clientes. Um exemplo: criar uma linha de roupas baseada em um novo videogame extremamente popular;
  • Fabricar itens exclusivos para uma promoção ou sorteio:camisetas, livros, sapatos, bolsas, capinhas de celular, relógios, canecas... A lista de possibilidades é imensa!

As vantagens e desvantagens da impressão sob demanda

Os sites que oferecem serviços de impressão sob demanda podem ser aliados importantes para a sua loja, especialmente se você optar por adotar o modelo de negócios do dropshipping, no qual a fabricação e o envio dos produtos ficam sob a responsabilidade do fornecedor. Por mais que o dropshipping seja uma solução prática para empreendedores que querem abrir uma loja virtual, é importante que você esteja a par das vantagens e também das desvantagens presentes nesse modelo de negócios.

Vantagens

  • Maior facilidade para criar novos produtos: uma vez concluído o design do produto, é só criar um mockup para ilustrar a página de produto e começar a vender;
  • Adeus às preocupações com o envio: assim que o cliente realizar a compra e você repassar os dados do pedido para o fornecedor, o restante do processo de compra estará nas mãos dele. A sua única preocupação será a de proporcionar um bom atendimento ao cliente;
  • Quanto menor o investimento, menor o risco:livre da necessidade de um estoque físico, você ganha mais liberdade para vender novos produtos, remover itens que não estão vendendo, testar novas ideias ou até mesmo mudar alguma estratégia de venda.

Desvantagens

      • Margens reduzidas de lucro: produtos sob demanda costumam ter um valor mais elevado do que aqueles comprados no atacado, e isso pode impactar outros processos da loja, como a aquisição de clientes, as estratégias de marketing e as margens de lucro;
      • Controle reduzido sobre o processo de envio: como o envio do produto fica por conta do fornecedor, é mais difícil garantir uma entrega pontual ou até mesmo uma boa experiência de unboxing;
      • Possibilidades limitadas de customização: as possibilidades de customização de produtos podem variar de um fornecedor para outro (e de um produto para outro). Por isso mesmo, você precisa ter cuidado ao calcular os custos, as opções, as técnicas de impressão, os tamanhos das roupas e muito mais.
Template Icon

Você precisa de ajuda com a sua loja?

Veja uma lista com 5 parceiros brasileiros da Shopify que prestam serviços a lojistas da Shopify no Brasil. Encontre alguém para lhe ajudar a criar a sua loja virtual, personalizar o seu tema, SEO, marketing, pagamentos, checkout, design e muito mais!

Baixar a lista grátis

Como criar produtos personalizados com impressão sob demanda

À primeira vista, pode ser complicado diferenciar um serviço de impressão sob demanda de outro; contudo, é importante analisar os recursos oferecidos por cada um deles de acordo com os produtos que você quer criar, os países e regiões para os quais esses produtos serão enviados, os preços que serão anunciados e outros fatores relevantes para a sua loja.

Por exemplo: de nada adianta escolher um serviço de impressão que ofereça um valor mais baixo do que a média se o menor prazo de envio disponível for de 21 dias.

Assim como outros recursos presentes na sua loja, a parceira com um serviço de impressão sob demanda é algo que precisa ser analisado com cuidado e atenção. Para ajudar você a navegar o processo com mais segurança, compilamos uma pequena lista com alguns dos serviços mais bem-avaliados do mercado. Vale lembrar que todos eles possuem integração com a Shopify (mas, por ora, estão disponíveis apenas em inglês).

Os sites listados abaixo não são os únicos a oferecerem esse tipo de serviço. Se você quiser conferir outras opções, acesse a Shopify App Store.

1. Printful

O Printful (que também possui um app exclusivo na Shopify) é um dos serviços de impressão sob demanda mais populares do e-commerce. Com uma ampla seleção de itens e produtos, geradores e mockups descomplicados e diversas opções de adesivos, embalagens e bilhetes para a experiência de unboxing, é sem sombra de dúvidas um excelente parceiro para qualquer loja.

O Printful também conta com algumas técnicas exclusivas para a impressão de estampas e customizações em roupas, por exemplo:

  • Impressão direta (Direct to Garment): a impressão é feita diretamente no material. Pode ser uma boa estratégia de impressão para designs mais simples, como frases inspiradoras ou engraçadas. Contudo, só pode ser aplicada a algumas partes do material.
  • Corte e costura (Cut and Sew): também conhecido como “impressão total” ou “full print”, este método de impressão segmenta o design em pedaços menores para só depois costurá-lo na roupa. Por mais que o custo de produção seja elevado, é importante ressaltar que o resultado final é de altíssima qualidade; e um produto de alta qualidade pode ser vendido por valores mais altos, resultando em um lucro ainda maior.
  • Bordado (Embroidery): possivelmente a técnica de impressão mais complexa oferecida pelo Printful, o bordado cria um design com efeito 3D e pode ser utilizado em projetos que utilizam um esquema fechado de cores, como bonés.

Também é importante destacar que customizações adicionais podem acabar afetando o preço final da impressão. Uma impressão bordada na manga de uma camiseta, por exemplo, terá um custo mais elevado do que uma impressão inserida em um local mais tradicional.

O Printful também trabalha com outros produtos que não roupas, como canecas, almofadas, pôsteres, toalhas de praia e muito mais.

printful print on demand service for t-shirts and other products

2. Lulu Xpress

A Lulu Xpress é uma plataforma virtual que trabalha com a publicação, a impressão e a distribuição de livros físicos e digitais.

Disponível no formato de app da Shopify, a Lulu oferece controle total de criação do livro: você pode escolher o tamanho, o tipo de encadernação, a qualidade da página e da impressão e muito mais.

Por mais que a plataforma não disponibilize um editor virtual para a confecção do livro, ela conta com templates que podem ser baixados e editados. Além disso, também possui uma excelente calculadora que lista todos os gastos e valores, ideal para calcular o valor total de um projeto.

Uma vez que a Lulu lida com a produção de livros, o site oferece alguns descontos exclusivos para quem quiser encomendar quantias elevadas do produto.

lulu print on demand service for books

3. Gooten

Assim como o Printful, o Gooten (que também possui um app exclusivo na Shopify) conta com uma ampla gama de produtos prontos para customização – e alguns itens realmente exclusivos, como calendários e camas para cachorros.

A diferença do Gooten, no entanto, está no fato de que é um serviço que conta com uma rede internacional de parceiros para impressão. Isso significa que, por mais que exista uma grande variedade de produtos, é possível que a qualidade de impressão e os prazos de envio também sejam bastante variados. Em outras palavras: você pode encontrar produtos mais baratos e prazos mais interessantes para o seu e-commerce, mas também pode encontrar impressões de baixa qualidade.

O Gooten conta ainda com um editor de imagens bastante intuitivo, capaz de projetar com precisão o resultado final da impressão.

gooten print on demand service for a wide range of products

4. Printify

O Printify pode até parecer só mais um serviço de impressão sob demanda para camisetas e casacos, mas, na verdade, ele possui um recurso único: graças à sua rede internacional de fornecedores e parceiros, o Printify conta com um catálogo verdadeiramente exclusivo de produtos, com itens que vão desde roupas até joias, relógios, sapatos e garrafas d’água. A variedade é tanta que a plataforma (e o app) hoje contam com mais de 200 produtos disponíveis para impressão.

É importante destacar que, embora gratuito, o Printify possui um plano de assinatura com valor mensal de US$ 29. Com ele, você ganha 20% de desconto em todos os produtos impressos naquele mês – uma excelente opção para lojistas que estão querendo otimizar as margens de lucro.

printify print on demand service for t-shirts, jewelry, and more


Você tem uma ideia de negócios?

Comece o seu teste grátis de 14 dias da Shopify hoje mesmo, sem precisar de cartão de crédito!


 

Como criar designs para produtos (mesmo sem ser um designer)

Não precisamos destacar a importância de um bom design nos produtos confeccionados pelos serviços de impressão sob demanda. No entanto, você não precisa ser um designer profissional para criar imagens cativantes. Basta conhecer alguns dos conceitos mais básicos do design para, então, buscar os melhores designers e profissionais da área.

O primeiro conceito que precisamos discutir, portanto, é o de preparação do arquivo para impressão. É importante que o designer saiba que o projeto em questão será impresso, pois dessa forma ele poderá manusear e ajustar o arquivo para que fique com 300 pixels por polegada (DPI ou PPI), tenha um plano de fundo transparente e apresente outras características específicas.

ATENÇÃO: as especificações do arquivo para impressão podem variar de acordo com a impressora e/ou a técnica de impressão a ser utilizada. Se você estiver com alguma dúvida sobre o processo do designer ou preferir garantir a qualidade do produto final, envie junto com o pedido as suas especificações e diretrizes de impressão.

Os designs devem ter um tamanho que corresponda à área de impressão do produto ou que seja até mesmo maior do que tal espaço – afinal, é mais fácil reduzir uma imagem muito grande e manter a qualidade final do que aumentar uma imagem muito pequena. Se você não tem acesso ao Photoshop, pode usar ferramentas gratuitas como o Pixlr.

Clique aqui para conhecer outras ferramentas de edição de imagens!

Onde encontrar ideias para novos designs de produto e designers com os quais trabalhar

Na melhor das hipóteses, você possui experiência com design ou já conhece algum designer de confiança. Na pior das hipóteses, você não tem o menor talento para desenhar e nem sabe por onde começar a procurar um designer. E é para este último caso que existe a terceirização de processos.

Você pode encontrar designers talentosos em sites como o 99 Designs e o Behance e, se preferir garantir um resultado positivo e satisfatório, pode também enviar instruções claras e objetivas junto com a solicitação do projeto. Compilamos algumas dicas que podem ser bastante úteis neste processo:

  • Compartilhe insights relevantes sobre o seu público-alvo. Converse com o designer sobre quem é o seu público-alvo e qual é a mensagem que o design deve transmitir. Também é importante mostrar a identidade visual da marca, o site da loja e qualquer outra informação relevante.
  • Explique o que você está buscando.Compartilhe as suas ideias e opiniões sobre os primeiros rascunhos do designer e esteja presente ao longo do processo de criação.
  • Compartilhe alguns exemplos concretos.Mostre para o designer os materiais de referência ou outras imagens de designs que você gostaria de recriar para ilustrar o projeto e auxiliar o processo.

A parte mais difícil do processo de criação de um novo design não é encontrar um profissional qualificado, mas, sim, delimitar o design que você quer.

É claro que o design do produto vai depender do seu nicho e especialmente do seu público-alvo, mas você pode visitar os sites abaixo se estiver buscando novas ideias:

  • Pinterest;
  • Páginas do Facebook;
  • Instagram;
  • Outras plataformas utilizadas pelo seu público-alvo.

O ideal é procurar conteúdos, mensagens, estilos e ideias que sejam populares entre os clientes da loja e o público-alvo ainda não fidelizado. Lembre-se de pesquisar com atenção e se certificar de que os seus designs não estejam se apropriando ou infringindo os direitos de criação de outros artistas.

As redes sociais também são excelentes canais para testar as suas ideias de design. Se você está pensando em transformar a internet em uma espécie de laboratório de testes, aqui vão algumas dicas:

  • Publique o conteúdo que deseja testar no seu perfil pessoal ou nos grupos do Facebook;
  • Use os adesivos interativos do Instagram para solicitar feedback;
  • Se você utiliza o Reddit, pode compartilhar uma ideia geral do design e pedir opiniões dos outros usuários.

O que você precisa saber antes de adotar o modelo de impressão sob demanda

Por mais que o modelo de impressão sob demanda apresente um processo de gerenciamento bem mais simples do que os estoques físicos, ele também possui algumas particularidades que precisam ser estudadas com bastante atenção. A parte boa é que, com um pouquinho de criatividade, é possível resolver todos os desafios.

1. Encomende amostras do produto final

O controle de qualidade é um procedimento essencial para lojistas que querem utilizar um serviço de impressão sob demanda: como o produto passa por diversas etapas (e pelas mãos de diversos profissionais diferentes) ao longo do processo de confecção, é importante que você tenha em mãos o produto tal como ele chegará aos seus clientes. Se você receber um produto de qualidade inferior ou com algum outro problema, entre em contato com o canal de atendimento do seu fornecedor para que, juntos, possam remediar a situação.

O controle de qualidade funciona como uma garantia de que o seu produto chegará aos clientes da forma como você o planejou na sua cabeça. Alguns serviços de impressão, como o Printful, oferecem um desconto de até 20% nas amostras de produtos ou mesmo um frete gratuito; avalie o que funciona melhor para você e encomende as amostras o quanto antes.

Por último, vale destacar que as amostras também podem servir a um outro propósito, ilustrando a fotografia de produto do seu site.

2. Atenção especial aos prazos de entrega

É verdade que, com o modelo de impressão sob demanda, o processo de envio e entrega de produtos fica por conta do seu fornecedor. No entanto, ainda cabe a você, o lojista, determinar os prazos de envio, os valores de frete e, é claro, informar os clientes sobre tudo isso.

A primeira coisa a fazer, portanto, é aumentar o prazo de entrega da loja para que ele também leve em conta o tempo de impressão e finalização do produto, que pode demorar entre dois e quatro dias. Se o seu produto possui muitos detalhes ou alguma particularidade de design, é melhor calcular cinco dias ou mais.

Os prazos de entrega e os valores de frete são determinantes para a realização da compra. Por isso mesmo, é importante que você compartilhe todas as informações relevantes no site da loja, caso contrário, acabará com uma caixa de entrada inundada por solicitações e perguntas sobre o tema. Um bom local para detalhar essas informações é a página de FAQ da loja mas, se preferir, crie uma página exclusiva para discutir o processo de envio.

Um dos maiores desafios do e-commerce é o abandono de carrinhos, prática que muitas vezes é um reflexo direto dos valores elevados de frete. Se for viável para as finanças da loja, você pode tentar absorver uma parte do valor do frete no preço de venda do produto: dessa forma, o produto pode até ficar um pouco mais caro, mas o prazo de entrega será bem mais atraente.

O frete gratuito, uma das melhores opções do mercado, também pode ser uma excelente estratégia de marketing:

  • O frete gratuito, ainda que disponível apenas para algumas regiões ou cidades, funciona como um incentivo à compra;
  • O frete gratuito condicional (presente em promoções do tipo “Frete gratuito em compras acima de R$ 50”) é um grande estímulo para que os clientes comprem mais itens;
  • O frete gratuito também serve como justificativa para prazos de entrega mais demorados. Muitos clientes estão dispostos a esperar uma semana a mais se puderem economizar no valor da compra.

O blog daSobrebarba, que lista algumas informações relevantes sobre o processo de compra.

3. Crie mockups para exibir o produto no site da loja

Por mais que os modelos concretos do produto possam gerar fotos e outros conteúdos visualmente relevantes, eles nem sempre são uma alternativa viável para os lojistas. Por sorte, os mockups de produto despontam como uma opção bastante eficaz.

Muitos serviços de impressão sob demanda já possuem recursos próprios para criar mockups de produtos, e é possível criar tanto imagens do item em questão como imagens com pessoas utilizando ou vestindo o produto. Se você preferir, também pode procurar outros sites que oferecem mockups gratuitos.

Não se esqueça de que o mockup mostrará aos clientes o que é (e como é) o seu produto. Por isso mesmo, pode ser vantajoso para a loja pagar por um modelo de mockup mais profissional e de alta qualidade. O PlaceIt, por exemplo, é um gerador de mockups com uma interface bem simples e cobra US$ 8 por cada imagem criada. Se você sabe o básico do Photoshop, pode recorrer ao Behance ou ao Mockup World.

4. Concentre-se em um nicho e simplifique a estratégia de segmentação

Não importa o quão inovador ou divertido é o seu produto; se você não possuir uma boa estratégia de marketing, ele simplesmente não sairá do papel! O problema é que não adianta criar uma campanha de publicidade genérica e anunciá-la aos quatro ventos. Se você não segmentar o seu público-alvo em grupos de clientes, não conseguirá realizar nenhuma venda.

Um público-alvo bem definido pode ajudar a loja a criar novos produtos de acordo com a demanda, reduzir os custos envolvidos na captação e na fidelização de clientes e até mesmo maximizar os lucros da loja, uma vez que as campanhas de marketing serão extremamente certeiras e, portanto, bem-sucedidas.

E, se você conseguir construir um público fidelizado e mantê-lo interessado na sua loja por meio das campanhas de marketing, terá um ativo valiosíssimo para a loja.

Quando falamos de marketing, falamos de inúmeras possibilidades, canais e estratégias. As ideias abaixo, portanto, servem apenas como ponto de partida:

  • Crie um perfil da loja no Instagram e comece a compartilhar conteúdos exclusivos com o seu público-alvo. Cultive novos seguidores e use o espaço da plataforma para se conectar aos clientes;
  • Crie anúncios no Facebook voltados para o público-alvo da loja. Se preferir, use a plataforma para testar os seus novos designs e projetos;
  • Construa uma lista de e-mails para poder anunciar gratuitamente e cultivar um importante canal de comunicação;
  • Firme parcerias com influenciadores que possam promover o seu produto e aumentar o número de vendas.

Qualquer que seja o modelo de negócios que você escolher, o tamanho da sua loja e mesmo os produtos que você está vendendo, lembre-se: os clientes são parte essencial da sua loja. Por isso mesmo, é importante que você construa uma boa relação com eles.

Um design, alguns testes, a sonhada venda… E o sucesso!

Os serviços de impressão sob demanda ajudam a simplificar o processo de criação de produtos e podem ser especialmente valiosos para lojistas que estão dando seus primeiros passos no mundo do e-commerce. Os empreendedores que querem testar uma nova ideia de produto antes de colocá-la no mercado também saem ganhando com esse tipo de serviço.

Se os seus planos de crescimento se concretizarem e você conseguir um bom número de vendas, pode até considerar a possibilidade de abandonar o modelo de impressão sob demanda para começar a administrar um estoque próprio e, quem sabe, abrir uma loja física. Mas, se você se adaptar bem ao modelo que discutimos neste texto e preferir continuar trabalhando com um fornecedor, melhor ainda: a escolha, afinal, é totalmente sua.

Um “obrigado” mais do que especial para Kyle Howard, designer sênior da Shopify, e Liz Bertorelli, proprietária da Passion Fruit, que compartilharam suas experiências profissionais durante a redação deste artigo.


Which method is right for you?Sobre a autora

Gabriela Jungblut é editora-chefe do blog da Shopify em português, gestora de marketing de conteúdo para o mercado brasileiro, tradutora e intérprete de conferências.

Post original em inglês: Braveen Kumar

Tradução e localização: Marcela Lanius

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!

atendimento@shopify.com