Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!
O marketing nas redes sociais pode ser um aliado para a expansão do seu negócio. Porém, sem uma estratégia, tal ferramenta pode virar um fardo, drenando os recursos mais preciosos para um empreendedor: tempo, dinheiro e energia.
Vamos seguir em frente na nossa série de artigos sobre estratégia de marketing nas redes sociais. Hoje vamos falar do processo necessário para colocar em ação o seu plano para as redes sociais.
Depois de entender quais são as suas metas, quem é o seu público-alvo e como você usará cada canal de um jeito diferente, é hora de elaborar uma estrutura para gerenciar e programar o seu calendário nas redes sociais.
Há uma ampla variedade de ferramentas para ajudá-lo nessa tarefa. Recomendamos o Trello para planejar conteúdo e Later, Hootsuite ou Buffer para programar esse conteúdo, porque todos oferecem planos gratuitos robustos para quem está começando.
Como as ideias têm essa mania de surgir do nada, você precisa guardá-las e elaborá-las em algum lugar à medida que a inspiração vem te visitar. Para isso, o Trello é uma excelente opção: além de salvar ideias em quadros, nele você também pode anexar links, arquivos e notas para cada ideia que pipocar na sua mente. É uma ferramenta que oferece flexibilidade tanto para você ser detalhista com o seu planejamento quanto para deixá-lo correr mais solto.
Ao planejar suas publicações, sinta-se livre para resgatar aqueles arquétipos de conteúdo que você elaborou ou para buscar novas ideias e oportunidades de expressão para a sua marca. Lembre-se: o marketing nas redes sociais sempre conta com conteúdo reativo, orgânico e experimental.
Independentemente disso, crie um processo que permita manter um registro de ideias e desenvolvê-las até que estejam prontas para serem programadas no calendário das suas redes.
Elaboramos um modelo de quadro no Trello para vocês copiarem e adaptarem para atender aos seus próprios objetivos.
Copie este quadro do Trello e mexa nele como bem quiser!
Se você pretende publicar o mesmo conteúdo em vários canais, certifique-se de que esse conteúdo e o texto que o acompanha estejam otimizados para o canal em questão. Crie variações específicas para cada rede social em cada cartão; assim fica mais fácil de encontrar cada conteúdo na hora de começar a programar os posts.
Conteúdo das redes sociais definido? Maravilha! Chegou a hora de agendaras suas publicações. Depois de elaborar o texto, selecionar a imagem e ajustar qualquer outro detalhe para o conteúdo sair perfeito para o mundo, programe isso tudo usando uma das ferramentas a seguir:
Com qual frequência é preciso publicar em cada um dos canais?
Embora algumas respostas possam ser realmente prescritivas, a dica é: comece devagar! Depois, aumente a frequência à medida que você desenvolve a sua rotina nas redes sociais e descobre o que funciona para o seu negócio.
O segredo? Nem oito, nem oitenta: não queremos postagens espaçadas demais, mas também não queremos inundar nosso público com conteúdo! Não tem problema se, no início, você só conseguir publicar uma vez ou outra na semana. Procure, aos poucos, publicar pelo menos uma vez por dia e teste se uma frequência maior é de fato capaz de gerar resultados melhores em plataformas específicas.
Os “horários ideais” para publicar, tendo em vista seu público-alvo, são algo que você descobrirá na base da tentativa e erro. É válido ressaltar que esses horários também dependem da época do ano, além de outras variáveis.
DICA DE LEITURA: Confira aqui o quarto artigo da série sobre estratégia de marketing nas redes sociais!
Para começar, pense em qual momento do dia as pessoas verificam o próprio feed: pela manhã, na hora do almoço, ao sair do trabalho, antes de dormir.
O importante é agendar as publicações em lotes, com pelo menos uma semana de antecedência. Faça isso de uma tacada só, dedicando algumas horas por dia ao agendamento, para que você possa trabalhar em outras áreas do seu negócio enquanto as publicações vão ao ar nas suas redes sociais “sozinhas”.
Automatize tudo o que for possível ser automatizado, para que você tenha tempo para dar conta das tarefas que não podem ser automatizadas.
Tenha em mente que algumas atividades de marketing nas redes sociais simplesmente não podem ser agendadas com antecedência para que funcionem corretamente.
Existem outras responsabilidades, como responder ao seu público, gerenciar sua comunidade, lançar anúncios, e é claro, criar conteúdo, que precisam de tempo para serem realizadas (embora seja possível terceirizar qualquer uma dessas funções sempre que você precisar).
O marketing nas redes sociais, principalmente no início, exige que você seja cauteloso em como você gasta o seu tempo.
Busque sempre pensar em formas de ser mais eficiente com o tempo que você tem disponível, adaptando ou reutilizando conteúdo, ou alocando verbas para publicidade paga, para gerar um retorno melhor sobre o tempo que você gasta criando conteúdo.
Utilize nossas imagens em alta resolução nas suas campanhas de marketing
O Burst é um banco de imagens grátis criado pela Shopify. Encontre milhares de imagens de produtos e estilo de vida para usar na sua loja e nas suas campanhas de marketing.
Baixe fotos grátisPode parecer óbvio, mas não vamos dar margem para dúvidas: as redes sociais funcionam de um jeito totalmente diferente para quem é dono de empresa ou profissional de marketing.
Seu objetivo agora é obter um retorno positivo sobre o tempo, o dinheiro e a energia que você dedicou a elas. E isso requer intenções claras por trás de toda e qualquer ação.
Sua estratégia nas redes sociais é um plano de ataque. Porém, em um ambiente como a internet, que muda de um dia para o outro (atualizações surpresa de algoritmos de feed de notícias, surgimento de novos canais, públicos sempre prontos para consumir conteúdo novo), você precisa se manter flexível e acompanhar o ritmo da internet para melhorar constantemente sem se deixar distrair por cada novidade que pintar nas redes.
Por mais que as coisas mudem, recomendamos três práticas que nunca saem de moda: seja autêntico; encante seu público; e, na dúvida, aposte, teste, avalie e aprenda com o seu palpite.
Chegamos ao final da nossa série de artigos sobre estratégia de marketing para redes sociais! Esperamos que o conhecimento aqui compartilhado tenha sido útil e informativo para você.
Deixamos aqui um agradecimento especial para Brent Stirling, especialista em redes sociais na Shopify, por compartilhar sua experiência e conhecimento no desenvolvimento de estratégias para redes sociais, tanto para marcas novas quanto para marcas estabelecidas no mercado.
Sobre a autora
Gabriela Jungblut é editora-chefe do blog da Shopify em português, gestora de marketing de conteúdo para o mercado brasileiro, tradutora e intérprete de conferências.
Post original em inglês: Braveen Kumar
Tradução e localização: Carolina Walliter
Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!