Como elaborar a bio perfeita para o Instagram

20 novembro, 2018

how to craft an instagram bio

A bio do Instagram nem sempre recebe a merecida atenção, sendo preenchida na pressa assim que uma conta é criada.

Porém, essa é uma parte muito importante do seu Instagram, pois é ela que dá as boas-vindas aos usuários que encontram o seu perfil, sintetiza as principais informações sobre o seu negócio e converte visitantes em seguidores e, posteriormente, seguidores em clientes.

Além de elaborar uma descrição interessante para o perfil do seu negócio, o que mais você pode fazer para otimizar esse canal e aproveitar ao máximo as suas iniciativas de marketing no Instagram?

O que não pode faltar na bio?

Você deve elaborar a sua bio do Instagram em 150 caracteres e com um único link externo. O nome de usuário, que pode ser diferente do seu identificador (@usuário), oferece mais 30 caracteres.

Isso parece pouco quando observamos todos os requisitos que um perfil no Instagram deve atender:

  • Destacar as informações mais importantes sobre o seu negócio (o nome da sua marca, categoria, etc.), que podem ser modificadas nas configurações de perfil;
  • Oferecer aos usuários um canal de comunicação com você;
  • Exibir a sua marca e a sua personalidade, combinando a sua voz e estilo com o seu site e outras plataformas sociais;
  • Apresentar a sua proposta de valor única (USP, da sigla em inglês Unique Selling Proposition), ajudando seu público-alvo a entender o que torna a sua marca valiosa para ele;
  • Promover ações significativas, como o compartilhamento ou a visualização de conteúdo, inscrição em eventos ou o redirecionamento para o seu site, para efetuar uma compra.

Felizmente, há uma série de recursos no Instagram que você pode usar com a sua bio escrita para atender a todos esses requisitos, criando um perfil que ajuda os usuários a entender rapidamente do que se trata o seu negócio, o que você vende e como eles podem agir nesse seu canal.

Utilize nossas imagens em alta resolução nas suas campanhas de marketing

O Burst é um banco de imagens grátis criado pela Shopify. Encontre milhares de imagens de produtos e estilo de vida para usar na sua loja e nas suas campanhas de marketing.

Baixe fotos grátis

Como criar a bio perfeita

Com a limitação de caracteres, é importante priorizar alguns objetivos para a sua bio antes de começar a otimizar o resto do seu perfil.

1. Diga quem é você e por que isso importa

A primeira coisa que a sua bio deve fazer é explicar o que o seu negócio oferece e para quem você oferece o seu negócio.

Quando novos visitantes encontram o seu Instagram pela primeira vez, dê logo a eles as informações de que precisam para continuarem interessados no seu perfil. Você não terá a atenção deles por muito tempo, portanto, capriche em um texto conciso que mostre o que você tem a dizer rapidamente.

Muitos perfis, como o jornal Nexo, são diretos, simples e objetivos na comunicação com os visitantes.

Mas uma bio de qualidade não precisa usar somente palavras. Procure se destacar com:

  • fontes personalizadas (digite o texto no LingoJam; copie e cole o texto estilizado na sua bio)
  • ☕️ emojis divertidos, acrescentando um toque de personalidade ao perfil
  • ↴ caracteres direcionais ou emojis para chamar a atenção para determinadas partes da sua bio, como um link para o seu site

A loja de cosméticos naturais Fefa Pimenta Natural usa e abusa de alguns desses recursos:

2. Use tags clicáveis para promover hashtags da sua marca e contas parceiras

O link na sua bio não é o único elemento em que seus visitantes podem clicar para saber mais sobre você.

Se você tem uma hashtag própria da sua marca, não deixe ela de fora da sua bio para atrair cliques e direcionar visitantes interessados para um feed de conteúdo da sua marca ou gerado por outros usuários. Para fazer isso, basta digitar a hashtag na sua bio.

A grife FARM, no exemplo acima, usou essa estratégia na bio para promover sua hashtag: #tonoadorofarm.

Isso incentiva as usuárias da marca a tirar e postar fotos usando essa hashtag. As hashtags de marca também podem ser pesquisadas, oferecendo diversas vantagens:

  • No caso acima, a FARM consegue reunir com mais facilidade todo o conteúdo compartilhado com essa hashtag para republicar em suas próprias redes;
  • Garantem ao criador da hashtag que os clientes estão usando a hashtag certa com instruções claras disponíveis na bio;
  • Quando os usuários clicam na hashtag, eles são direcionados a um feed de conteúdo da sua marca ou gerado por outros usuários, o que é uma grande vantagem para a marca.

Você também pode mencionar contas na sua bio para direcionar seus visitantes para outros perfis que são relevantes para o seu negócio, seja um parceiro, uma marca secundária ou até mesmo o perfil dos fundadores da marca. Basta digitar o identificador (@nomedeusuário) na própria bio, como a FARM também fez:

Ao marcar outras contas no perfil principal do seu negócio, você estará direcionando usuários para contas com conteúdo e produtos que melhor combinam com eles.

3. Inclua uma chamada para ação

Acrescentar uma chamada para ação (CTA) no texto da bio pode ser uma grande vantagem para o seu negócio. As CTAs aumentam de forma significativa as chances de os usuários seguirem o seu comando, porque elas explicam exatamente o que deve ser feito e como.

Existem diversas ações para priorizar em uma bio (você pode até colocar várias delas juntas!), portanto, avalie qual é a mais interessante para o seu negócio.

Seguem abaixo alguns exemplos de CTA:

  • Vá direto ao ponto: “Clique na bio para comprar nossos últimos lançamentos.”
  • Incentive o compartilhamento por parte dos usuários: “Use a #hashtagdamarca para aparecer no nosso Insta”
  • Faça uma oferta por tempo limitado: “Aproveite a nossa oferta do Black Friday hoje”
  • Destaque uma competição: “Compartilhe seu sabor favorito para participar do sorteio! ”

Independentemente do tipo de chamada para ação que você usar, não se esqueça das considerações abaixo:

  • Deixe a CTA mais importante para o final da bio. As pessoas estarão mais propensas a acatar a ação depois de você se apresentar a elas. Além disso, a chamada fica mais próxima do link.
  • Dê instruções claras quando necessário. Se você quer que os usuários usem a sua hashtag, aposte em uma frase direta, como “compartilhe o seu unboxing com a #hashtagdamarca”, com uma hashtag clicável ao final do enunciado da ação.
  • Comece o enunciado com a ação. Comece a sua CTA com um verbo (compre, marque, compartilhe, etc.) para ir direto ao ponto e evitar se estender em muitas palavras.

Lembre-se de que a sua bio pode ser adaptada para promover eventos especiais, como promoções sazonais, sorteios ou feiras. Sempre que for preciso, inclua novas CTAs e links para priorizar ofertas e eventos temporários.

4. Aproveite ao máximo o link da bio

Um leque de opções de geração de tráfego para o seu site a partir do Instagram se abriu com os links para Stories em contas comerciais e a possibilidade de comprar produtos sem sair do próprio Instagram. Mesmo assim, o link na bio ainda é uma oportunidade vantajosa para encaminhar visitantes para qualquer página que você queira que eles acessem, seja uma campanha de financiamento coletivo ou um vídeo no YouTube.

Muitas marcas deixam o link da página inicial de seu site até surgir a chance de promoverem algo mais específico.

Você também pode linkar:

  • Seu último produto lançado, pegando carona em qualquer outra ação de marketing para Instagram que direcione atenção para ele;
  • Uma página de curadoria de links, hospedada em uma ferramenta como o Link Tree, para divulgar uma série de links;
  • Uma página de inscrição para um curso, lista de e-mail, sorteio, etc.;
  • Seu último artigo ou vídeo, se o conteúdo faz sentido para o seu negócio;
  • Uma página de inscrição para um evento, como uma sessão no Meetup ou uma feira.

      Sempre que adicionar um novo link, não se esqueça de adaptar o texto da sua bio para incorporar uma chamada para ação com esse seu novo link.

      Se você quiser avaliar a eficácia do link na geração de tráfego em comparação com outras fontes do Instagram, experimente encurtar a URL com o Bit.ly e monitorar o UTM para mensurar a taxa de cliques.


      Independentemente da estratégia que você escolher, não perca as suas metas de vista, atendendo-as em todo o seu perfil e conteúdo. Modifique o link da sua bio sempre que quiser e aumente sua eficácia avisando aos usuários, em publicações e stories avulsos, para que eles “confiram o link na bio para mais informações”.

      5. Aposte nos “Botões de ação”

      É muito comum que os usuários entrem em contato com você depois que descobrem a sua marca no Instagram.

      Muitos enviam mensagem por Direct, e se essa for a única opção de contato disponível, não vai demorar para você ter dificuldades em gerenciar tantas mensagens. É por isso que é importante encaminhar os clientes para os canais de contato de sua preferência, seja um número de telefone, e-mail ou até as direções para a sua loja física.

      Preencher suas informações de contato no Instagram transfere boa parte da responsabilidade da sua bio escrita para os “Botões de ação”, que são fáceis de identificar quando um cliente visita o seu perfil.

      Para fazer isso, basta editar o seu perfil clicando em “Opções de contato”.

      Insira nesta página as informações ou canais que facilitam o contato de clientes com você:

      • Telefone, para receber ligações ou mensagens de texto;
      • E-mail, opção que abre o aplicativo de e-mail padrão do usuário diretamente em uma janela para ele escrever uma mensagem para o endereço de e-mail que você forneceu nesse botão;
      • Endereço comercial, que aparece para o usuário na opção “Como chegar”, abrindo um mapa que mostra a sua loja física em relação à localização do cliente;
      • Serviços de terceiros, disponível na opção “Adicionar um botão de ação” para agendar consultas, comprar ingressos e muito mais, viabilizados em plataformas como a Eventbrite.



      As pessoas vão usar as informações de contato que você disponibilizar, logo, só forneça os dados de canais de atendimento ao cliente que você realmente gerencia. Se você não tem um telefone comercial exclusivo para atender clientes, não preencha a opção “Telefone” só para não deixar esse espaço em branco.

      As informações de contato vão aparecer no seu perfil como botões clicáveis para quem usa o Instagram no celular. Se você tem mais de três botões de ação disponíveis, os demais poderão ser acessados ao clicar no ícone dos três pontinhos destacado no exemplo abaixo.

      6. Ative os Posts Compráveis no Instagram

      O botão “Loja” destacado abaixo na conta da TAG - Experiências Literárias é exibido no perfil que ativou os posts compráveis no Instagram e marca suas publicações de imagens com etiquetas (“tags”) de produto. Descubra como configurar os posts compráveis na sua loja Shopify.

      Esse botão também reúne todo o conteúdo que você marcou com as tags dos seus produtos, oferecendo aos usuários a oportunidade de visualizar a sua coleção através das publicações que você fez. Eles podem clicar nessas fotos para conhecer melhor os produtos; ao clicar mais uma vez sobre a tag, os usuários são direcionados para a página do produto no seu site, para que possam efetuar a compra.

      Use essas tags somente nas fotos que exibem claramente os seus produtos, criando, assim, uma galeria de fotos de produtos bem selecionadas no seu botão “Loja”.

      7. Organize os Destaques do seu perfil

      Os Stories são fundamentais para o seu marketing no Instagram, e os Destaques aumentam a duração dos Stories no seu perfil. Você pode salvar Stories avulsos em diferentes coleções (os “Destaques”), que podem ser nomeadas e organizadas do jeito que você preferir.

      Os Destaques ficarão disponíveis no seu perfil por tempo indeterminado, logo embaixo da sua bio e acima do feed de publicações. Ao clicar sobre eles, o usuário vai assistir a uma sequência de Stories.

      Com isso, além de aumentar a vida útil dos seus Stories, você também poderá destacar conteúdo que representa fielmente a sua marca logo na parte superior do seu feed, espaço que nunca passa despercebido pelos usuários.

      Dessa forma, você pode controlar a narrativa do seu negócio e até criar Stories com o claro objetivo de transformá-los em Destaques.

      É muito fácil criar os Destaques. Vá na página do seu perfil e clique no círculo “Destaque+” localizado embaixo da sua bio. Agora selecione todos os Stories que você quer incluir nesse Destaque.

      Nomeie o seu Destaque respeitando o limite de 15 caracteres (com espaços!). Essa é a hora de usar e abusar da criatividade e do poder de síntese para chamar a atenção dos usuários!

      Por fim, edite a imagem de capa do Destaque e publique-o no seu perfil. Se quiser acrescentar novos Stories aos seus Destaques, basta clicar em um deles e selecionar a opção “Mais” (sinalizada com três pontinhos no canto inferior direito da tela), “Editar destaque”, “Adicionar”.

      Existem inúmeras formas de organizar os Destaques. Confira abaixo as soluções mais comuns:

      • Cobertura ou detalhes sobre um evento;
      • Conteúdo gerado por usuários;
      • Tutoriais de produtos;
      • Conteúdo de passo a passo;
      • Conteúdo sobre os bastidores;
      • Recursos de produtos ou destaques para os produtos mais vendidos;
      • Novidades e anúncios importantes.

      Capriche na sua bio do Instagram

      À medida que você constrói relacionamentos com outras pessoas no Instagram e publica conteúdo inédito para seus seguidores, os usuários da plataforma vão acabar visitando o seu perfil só por curiosidade ou para ficar por dentro das últimas novidades do seu negócio.

      A bio é a oportunidade de causar uma boa primeira impressão da sua marca e convencer esses visitantes a conferirem o seu perfil por mais alguns minutos e, quem sabe, seguir você.

      Quer aprender mais sobre alavancar resultados vantajosos com o marketing no Instagram? Então não deixe de conferir estes artigos:


      Which method is right for you?Sobre a autora

      Gabriela Jungblut é editora-chefe do blog da Shopify em português, gestora de marketing de conteúdo para o mercado brasileiro, tradutora e intérprete de conferências.

      Post original em inglês: Ana Gotter

      Tradução e localização: Carolina Walliter

      Você tem dúvidas sobre a Shopify?

      Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!

      atendimento@shopify.com