Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!
Se você é um empreendedor do e-commerce e conseguiu construir uma loja de sucesso, uma comunidade sólida de clientes fidelizados e um número considerável de seguidores nas redes sociais, provavelmente deve ter sido mordido pelo audacioso bichinho do “E agora? Qual é o próximo passo?”
O fato é que, se você já conquistou o mundo virtual da forma como havia sonhado, talvez tenha chegado a hora de testar as águas do comércio físico. Muitos especialistas do e-commerce, aliás, já dizem que o futuro do varejo não está concentrado no mundo virtual, mas sim em uma forma de comércio multicanal. Mais uma razão para ampliar o alcance da sua marca e encontrar outros canais de venda, não é mesmo?
Atenção: isso não quer dizer que você precisa começar a investir todos os seus rendimentos no comércio físico e abrir uma loja gigantesca no ponto comercial mais exclusivo da cidade! Em vez de fazer isso, que tal trilhar um caminho um pouquinho diferente?
As lojas pop-up, por exemplo, podem ser uma excelente opção para lojistas e empreendedores que querem desbravar o mundo do varejo físico, mas não querem gastar grandes quantias de dinheiro logo de cara.
Não sabe o que é uma loja pop-up? Nós explicamos:
Uma loja pop-up nada mais é do que uma ativação temporária (que pode durar apenas um dia ou até mesmo três meses) de uma marca em um espaço físico. É nesse espaço que você poderá vender os seus produtos e conquistar novos clientes, sem precisar se preocupar com o valor do aluguel, a necessidade de contratar empregados ou os custos de qualquer outro processo interno e demorado.
A relevância do espaço físico escolhido, portanto, é a regra de ouro para qualquer empreendedor que deseja levar sua marca de e-commerce para uma loja pop-up. Foi por isso mesmo que criamos esta pequena lista com sete ideias de locais para lojas pop-up. Esperamos que ela possa ser útil nessa nova etapa da sua história!
Vamos começar?
Encontrar um espaço para uma loja pop-up não precisa ser um empreendimento solitário: se você não sabe muito bem por onde começar, por que não tenta firmar uma parceria com outro varejo (de preferência, um varejo com espaços físicos já bem estabelecidos) para criar a sua loja pop-up dentrodo espaço dessa loja?
A ideia é simples e pode trazer benefícios para todos os envolvidos: por um lado, você usa o espaço (e fideliza os clientes) de uma marca já conhecida para vender os seus próprios produtos. Por outro, a marca em questão pode contar com você para fornecer produtos exclusivos ou que complementam aqueles que ela está vendendo. A Malha, por exemplo, é um empreendimento de moda sustentável que trabalha com lojas pop-up e já fez parcerias com grandes marcas como a C&A:
Este cenário também é especialmente benéfico para e-commerces que ainda não possuem uma estratégia bem-estabelecida para espaços físicos, pois as grandes marcas costumam ter espaços já pré-determinados para as lojas pop-up. Isso diminui o tempo gasto na preparação da loja e otimiza o tempo de ativação da pop-up, gerando níveis mais elevados de lucro e de tráfego para as duas marcas envolvidas no processo.
Se você optar por este caminho, a primeira coisa a fazer é analisar com bastante atenção os seus produtos e o público-alvo do seu e-commerce. Em seguida, faça uma pequena busca por lojas, marcas e varejos que vendem produtos semelhantes aos seus ou então que possuem valores e políticas relevantes para sua marca, pois eles serão os parceiros ideais para uma estratégia de pop-up. Por último, rascunhe uma proposta comercial para entrar em contato com o responsável pelo espaço.
É verdade que as galerias e eventos de arte não costumam ser espaços cobiçados pela grande maioria dos empreendedores. Contudo, esses espaços podem ser bons aliados para lojas pop-up, já que muitas vezes oferecem uma liberdade de criação bem maior para lojistas que desejam construir um espaço realmente único.
Além disso, vale lembrar que as galerias de arte e outros eventos relacionados ao mundo artístico não só costumam ser esteticamente agradáveis, como também são gerenciados e organizados por profissionais que possuem certa experiência na disposição de espaços físicos. Isso significa que você terá a ajuda de pessoas que sabem como dar um bom destaque à sua pop-up e poderá, portanto, criar uma experiência de compra realmente inesquecível.
Hoje em dia, é difícil encontrar uma cidade que não tenha feiras semanais ou festivais gastronômicos aos finais de semana – e é mais difícil ainda encontrar alguém que não seja fã desse tipo de evento. Afinal, como não gostar de algo que consegue unir comida, bebida e diversão?
Se você estiver interessado em fazer uma pop-up num espaço desta natureza, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com os organizadores do evento e verificar quais são os requisitos e valores para participar. Também pode ser uma boa ideia consultar lojistas e feirantes que você já conhece e que trabalham no evento escolhido, pois eles podem ter algumas dicas valiosas para novatos.
LEITURA RECOMENDADA: Não sabe como escolher o evento ideal para a sua loja pop-up? Nós podemos ajudar!
Bazares, festivais, feiras de artesanato: os nomes são muitos e os tamanhos, os mais variados. Qualquer seja o nome e o tamanho, a verdade é que eventos desta natureza podem ser extremamente relevantes para lojistas que estão querendo romper a barreira do mundo virtual. Vale lembrar que o público desses eventos está sempre atrás de produtos realmente únicos: itens personalizados, acessórios feitos à mão, cosméticos naturais e muito mais. A ideia predominante nesses espaços, como você já deve ter adivinhado, é bem legal: prestigiar os empreendedores e as marcas locais.
De novo, ressaltamos a importância de entrar em contato com os organizadores desses eventos para ficar a par dos requisitos a serem cumpridos e das taxas que devem ser pagas. Se possível, tente também conversar com lojistas ou marcas que já participaram de outras edições do evento. Quando chegar a hora de escolher o espaço físico da sua pop-up, procure um local de destaque, capaz de atrair um bom público.
Mas, o que fazer se o seu público-alvo não frequentar bazares e feiras gastronômicas? Ou se o seu produto simplesmente não se adequar a um festival específico?
Bom, a primeira coisa a fazer é pesquisar outros espaços e eventos, como festivais de música, shows, congressos, competições esportivas ou outros que possam reunir o público para o qual você está tentando vender.
Lembre-se: o segredo para fazer uma loja pop-up funcionar é estar no mesmo lugar que os seus clientes. Pesquise, converse, mantenha-se informado e não deixe de levar a sua pop-up para os lugares certos.
O shopping center é, ainda hoje, a meca do consumismo. Por isso mesmo, ainda se constitui como uma opção altamente rentável para empreendedores que querem aproveitar o altíssimo tráfego diário que esses espaços apresentam.
Mas... Como construir uma pop-up em um shopping?
Bom, há dois caminhos possíveis: alugar um quiosque ou outro espaço dessa natureza e colocar sua pop-up bem no meio do shopping, ou então procurar espaços vazios dedicados exclusivamente às pop-ups (como espaços para lojas que estão desocupados há bastante tempo).
É verdade que alugar um espaço em um shopping pode ser algo extremamente caro, ainda mais quando levamos em conta as outras opções que listamos neste texto. Contudo, o shopping é o espaço ideal para lojistas e marcas que já possuem certa experiência no varejo físico. Além disso, vale lembrar que os shoppings brasileiros estão cada vez mais interessados nesta ideia.
Por último, o sonho de muitos lojistas: ter uma loja própria, bem-estabelecida e muito bem situada em um comércio de rua. É verdade que, para muitos empreendedores que possuem lojas de pequeno porte, esta é uma realidade bem distante; contudo, também pode ser encarada como opção válida e recheada de potencial.
Assim como com todas as outras opções de pop-up, tudo vai depender da localização do espaço: a rua escolhida, o bairro, a cidade... Se você está atrás de algo realmente único ou de um contrato negociável, pode ser uma boa ideia pedir a ajuda de um agente imobiliário.
Uma loja física, afinal, pode ser não só a concretização de um sonho, mas também uma oportunidade de ouro para competir com aqueles ditos “gigantes” do mercado.
Agora que você já tem as melhores dicas para encontrar o espaço ideal da sua loja pop-up, está na hora de tirar os planos do papel. Analise as oportunidades com cautela e lembre-se de estar perto dos seus clientes (e do público-alvo que você deseja conquistar). Sucesso!
Sobre a autora
Gabriela Jungblut é editora-chefe do blog da Shopify em português, gestora de marketing de conteúdo para o mercado brasileiro, tradutora e intérprete de conferências.
Post original em inglês: Humayun Khan
Tradução e localização: Marcela Lanius
Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!