Como criar descrições sucintas de produtos?

26 novembro, 2018

Ask Shopify: how can I share all my product details without being too wordy on my product page?

Apresentamos a Pergunte à Shopify, uma série na qual alguns especialistas do e-commerce ajudam lojistas a criar, projetar e desenvolver suas lojas. O nosso objetivo é ajudar você com todos os detalhes da sua loja, do marketing à contabilidade.

Mas quem somos nós? Especialistas de e-commerce que trabalham na Shopify e em outras empresas – e que, maravilhados com os Especialistas da Shopify, nossas próprias lojas e clientes, decidimos compartilhar tudo o que sabemos com lojistas como você. Vamos começar?

Pergunta:

É possível criar uma descrição completa de produtos de maneira sucinta? O meu objetivo é conseguir responder a todas as perguntas dos clientes, sem criar um texto muito longo que acabe espantando os leitores.

Resposta:

É verdade que há uma linha tênue entre conseguir responder todas as dúvidas dos clientes e criar uma descrição de produtos muito extensa. Por isso, entramos em contato com Maria Bonello, diretora de estratégia da SMAKK Studios. Bonello é a pessoal ideal para nos mostrar como atingir esse tão sonhado equilíbrio:

Maria Bonello, Director of Strategy at SMAKK Studios“Este é um problema bastante comum para qualquer e-commerce: os clientes não têm tempo para ler textos muito longos, mas ainda assim precisam estar cientes de informações importantes sobre o produto que estão prestes a comprar”.

Confira a seguir algumas das estratégias favoritas de Bonello para lidar com essa situação:

Elabore descrições curtas e objetivas

É verdade que muita gente prefere passar longe de textos muito grandes em sites de e-commerce. No entanto, isso não quer dizer que não há espaço para nenhum tipo de informação relevante nas suas páginas de produtos. O primeiro conselho de Maria, portanto, é este:

“A ideia é criar uma descrição de produtos bem objetiva e curta. Lembre-se de incluir apenas os detalhes e as informações realmente essenciais, e faça uso de outros métodos para ilustrar os demais dados que deseja comunicar; faça isso usando fotos, ícones ou até mesmo citações de outros clientes. Dessa forma, o texto ficará conciso e apresentará apenas as informações mais importantes. Os dados secundários serão comunicados por outros indicadores.”

O texto ficará conciso, apenas com as informações mais importantes. Os dados secundários serão comunicados por outros indicadores.

Como definir e escolher um indicador? Bom, se você está vendendo produtos, seus indicadores provavelmente serão as imagens.


Você tem uma ideia de negócios?

Comece o seu teste grátis de 14 dias da Shopify hoje mesmo, sem precisar de cartão de crédito!


 

Use as imagens de maneira estratégica

Você já parou para pensar em todas as informações que um cliente precisa ter em mãos antes de comprar um produto? Se você vende quadros ou pôsteres, é bem provável que a maior preocupação dos clientes seja o tamanho de tal produto; mas, se você comercializa vestidos ou calçados, a real preocupação é o caimento desses itens no corpo do cliente.

Por sorte, a fotografia de produtos está aqui para te ajudar: é por meio dela, afinal, que você poderá comunicar essas informações, eliminando, portanto, a necessidade de um texto ainda maior. Maria explica:

“A fotografia de produtos pode ser uma ótima maneira de comunicar alguns detalhes sobre os seus produtos, como o tamanho e as dimensões de um objeto.”

Se você preferir, também pode usar ícones para explicitar algumas informações importantes:

“Os ícones podem ser adicionados ao final da descrição de produtos, ilustrando alguns pontos e detalhes importantes.”

Não entendeu? É só ver o exemplo abaixo, da 99Capas:

Os quatro ícones acima estão presentes em todas as páginas de produtos da loja, aumentando a confiança do consumidor e a credibilidade da marca, tudo isso sem abusar de textos longos!

Maria também afirma que há outras maneiras de exibir informações importantes:

“Você também pode apostar nas ilustrações, ampliando, assim, o leque de opções disponíveis. Se o seu produto for compatível com um infográfico ou um diagrama, melhor ainda! Escolha a estratégia que melhor se adequar ao seu e-commerce e priorize a descrição dos produtos. As imagens, por mais importantes que sejam, existem apenas para complementar a descrição.”

As imagens, por mais importantes que sejam, existem apenas para complementar a descrição do produto.

Não se esqueça de formatar

Você já fez o possível e o impossível com as descrições de produtos, as imagens e os infográficos. Chegou a hora de reunir tudo isso em uma só página, disponibilizando essa descrição completa de produtos a todos os seus clientes. Maria explica um pouquinho melhor como proceder:

“Técnicas como o eye tracking já mostraram que, se não houver nenhuma formatação, os clientes lerão superficialmente a página, dando mais ênfase na parte superior. No entanto, se a página estiver devidamente formatada, a maioria das pessoas lê as informações que são apresentadas, principalmente as pequenas listas de dados e os cabeçalhos das páginas.”

“Tente criar cabeçalhos, títulos e frases com palavras-chave sobre o seu produto e a sua marca, e coloque listas de dados na seção de detalhes. O seu maior aliado para isso é, claro, um layout flexível e intuitivo. Uma boa dica é criar uma página de produtos que, no lado esquerdo, apresente uma cativante fotografia; no lado direito, o texto e as demais informações necessárias.”

Ainda que não exista uma receita certeira para criar boas páginas de produto, já que tudo depende do item a ser vendido, da identidade da marca e também dos clientes, Maria gosta de pensar que o ponto de partida é sempre o mesmo – e isso vale para qualquer empreendedor:

“Tudo depende da forma como você apresenta o seu conteúdo.”

Quer saber mais sobre como criar boas descrições de produto? Está com dúvidas sobre outro assunto de e-commerce? Entre em contato conosco!


Which method is right for you?Sobre a autora

Gabriela Jungblut é editora-chefe do blog da Shopify em português, gestora de marketing de conteúdo para o mercado brasileiro, tradutora e intérprete de conferências.

Post original em inglês: Desirae Odjick

Tradução e localização: Marcela Lanius

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!

atendimento@shopify.com