Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!
Em um mundo cheio de blogs para ler, contas de redes sociais para seguir e YouTubers para assistir, pode parecer impossível que um lojista consiga se destacar da multidão e ser notado pelo cliente-alvo.
Apesar do excesso de conteúdo na internet, ainda há uma linha de acesso que coloca você (e o seu negócio) diretamente no centro das atenções nas telas de computadores, tablets e celulares no mundo inteiro, diante dos olhos dos consumidores.
Porém, nem sempre é fácil obter essa linha direta de acesso, o que a torna ainda mais valiosa. Estamos falando, é claro, sobre os endereços de e-mail dos seus potenciais clientes.
Através do e-mail, você pode aparecer para seu mercado-alvo em vez de esperar que os consumidores procurem por você. É uma maneira direta de relembrar seus clientes potenciais que você existe, persuadir os clientes existentes a fazerem uma nova compra ou agregar valor com conteúdo exclusivo, cupons e promoções.
O e-mail também é um recurso fantástico para construir conexões e relacionamentos. Ele trava conversas particulares que fazem com que os consumidores se sintam vistos e ouvidos. Isso pode atrair clientes fiéis que não apenas compram de você, mas também atuam como verdadeiros apoiadores da sua marca.
Assim, trouxemos neste artigo seis dicas infalíveis para você criar uma lista de e-mails do zero e também manter a base de contatos que você já conquistou.
Conseguir o e-mail das pessoas não é uma tarefa tão fácil. Como podemos criar uma lista de compradores potenciais e leads qualificados?
Comece a usar este processo de seis passos para aumentar o número de assinantes que recebem as suas mensagens diretamente na caixa de entrada.
Antes de criar uma lista de e-mails, você precisa de um local para armazená-la. Confira abaixo os elementos de qualquer mecanismo robusto de e-mail marketing:
EXPERIMENTE O SHOPIFY PDV: Precisa de um sistema de ponto de venda para coletar os e-mails de clientes? Confira o Shopify PDV.
Certifique-se de que todas as partes do seu sistema estejam integradas e funcionando corretamente antes de começar a buscar assinantes para a sua lista de e-mails. Envie um e-mail de teste e faça a configuração da inscrição na lista da mesma maneira que um futuro assinante deverá fazer, para ter certeza de que tudo está funcionando sem problemas.
Os endereços de e-mail são um bem precioso porque fornecem acesso direto à caixa de entrada de alguém. É uma peça vital de informações de contato, e as pessoas não estão dispostas a divulgar essas informações a menos que você dê a elas um motivo convincente para fazer isso.
A criação de sua lista de e-mails começa com a definição de um motivo pelo qual alguém daria seu próprio endereço de e-mail espontaneamente.
Por que alguém deve compartilhar essa informação? O que vai ganhar com isso? Por que os e-mails que você pretende enviar importam tanto que precisam aparecer na caixa de entrada dessa pessoa?
As respostas a essas perguntas requerem que você leve em consideração as necessidades, desejos, problemas e desafios de seu público-alvo. Se você conseguir atender a uma necessidade, satisfazer um desejo ou resolver um problema, você provavelmente terá um motivo convincente para que alguém compartilhe o endereço de e-mail com você.
Para encontrar essas respostas, você precisará entrar na mente do seu cliente ideal e desenvolver as “buyer personas” da sua loja.
Mesmo que você encontre uma ótima resposta para a pergunta, "por que eu deveria dar a você meu endereço de e-mail?", o mercado-alvo ainda pode precisar de um pequeno incentivo para agir e compartilhar essa informação.
É aí que você deve agregar valor em troca de valor. Faça uma oferta ao seu público-alvo para que as pessoas não sintam que são as únicas que estão oferecendo alguma coisa.
As ofertas para incentivar as pessoas a se inscreverem em sua lista de e-mails geralmente são chamadas de ímãs de leads (como o exemplo da Cacau Dress Pet acima).
Um bom ímã de leads deve ser algo que as pessoas realmente desejam, ou seja, ele precisa resolver um problema, ensinar algo que as pessoas têm vontade de aprender ou dar aos destinatários algo que eles não tinham antes de receber o ímã de leads.
Aqui estão algumas ideias para um ímã de leads:
Seu ímã de leads deve ser oferecido como parte do formulário de inscrição, o que significa que você também precisa de um ótimo atendimento ou instruções sobre o que seus clientes devem fazer, para que as pessoas preencham o formulário corretamente e recebam a oferta.
Para criar uma ótima chamada à ação (ou CTA, do inglês call to action), siga estas boas práticas:
É hora de começar a adicionar pessoas à lista de e-mails que você criou. Antes de tentar convencer pessoas completamente estranhas a se unir a você, comece com quem você conhece e que já apoia o seu negócio.
Isso significa que você pode utilizar e-mails de:
Agora, mesmo com quem você já conhece, há uma maneira correta e uma maneira errada de adicionar contatos à lista.
Nunca adicione pessoas à sua lista de e-mails sem antes pedir permissão. Sempre ofereça às pessoas a possibilidade de poder decidir se entram ou não na lista. Isso vale para todo mundo – sim, incluindo seus amigos, sua mãe e seu cachorro!
Enfiar em uma lista pessoas que nunca pediram para receber os e-mails de marketing e vendas de sua loja pode fazer com que os destinatários não apenas cancelem a inscrição, mas também marquem seus e-mails como spam.
Isso prejudica a eficácia de sua lista e pode impedir a chegada das mensagens nas caixas de entrada de futuros assinantes que realmentequerem ouvir falar de você.
Dito isso, confira abaixo a maneira correta de convidar essas pessoas para a sua lista:
Além disso, peça para essas pessoas compartilharem a sua lista com conhecidos que possam estar interessados no seu negócio. Esta é uma ótima maneira de expandir seu alcance, mesmo antes de enviar seu primeiro e-mail da lista oficial.
Vamos recapitular o que você fez até aqui:
Isso significa que você está pronto para começar a divulgar a sua lista para todo mundo e começar a atrair mais clientes em potencial. Aqui estão algumas sugestões para como fazer isso:
Por fim, compartilhe a sua lista de e-mails em toda a parte e em todos os lugares nos quais você se sinta à vontade para fazer isso.
Além disso, dê asas à sua criatividade com a divulgação offline! Pense em disponibilizar um tablet na sua loja física que sirva para as pessoas acessarem a sua lista. Outra opção é usar uma folha de inscrição à moda antiga em eventos presenciais. Disponibilize material impresso em seu estande, loja ou outro ponto físico para que as pessoas possam se inscrever para receber atualizações, cupons ou outras ofertas interessantes.
Há inúmeras maneiras de promover e compartilhar a sua lista de e-mails. Apenas procure ter certeza de que seus assinantes deram permissão para serem adicionados ou optaram por assinar a sua lista por conta própria.
Os passos 1 a 5 deste processo vão ajudar você a ganhar assinantes, um objetivo (obviamente) claro se você quiser criar sua lista de e-mails a partir do zero.
O passo final, a etapa 6, vai ajudar você a manter esses assinantes ao longo do tempo e até converter muitos deles em clientes pagantes.
Para fazer isso, basta agregar valor.
Todo e-mail que você enviar deve ter um propósito claro e deve focar nos desejos e necessidades do destinatário, e não nos seus próprios desejos (ou nas necessidades do seu negócio).
O e-mail funciona porque é pessoal e pode ser personalizado. Porém, se você desrespeitar o assinante, enviando, por exemplo, lixo eletrônico para a sua caixa de entrada, ele cancelará a inscrição na sua lista de imediato.
Lembre-se de que sempre existe alguém na outra ponta do tráfego de mensagens – provavelmente uma pessoa ocupada e estressada, tentando desesperadamente limpar uma caixa de entrada abarrotada. Tenha isso em mente e sempre pense sobre como você pode agregar valor à vida dessa pessoa.
Siga essa filosofia para montar e administrar a sua lista e-mail marketing. Assim, além de criá-la a partir do zero, você também vai transformá-la em um banco de dados valioso de consumidores felizes, engajados e leais, que realmente gostam de ver as suas mensagens na caixa de entrada.
Sobre a autora
Gabriela Jungblut é editora-chefe do blog da Shopify em português, gestora de marketing de conteúdo para o mercado brasileiro, tradutora e intérprete de conferências.
Post original em inglês: Kali Hawlk
Tradução e localização: Armando Silveiro
Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!