Unboxing: como a embalagem de produtos pode criar uma experiência única

Fevereiro 22, 2018

As embalagens são mais do que apenas uma maneira de enviar o seu produto do ponto A para o B; também são um meio de contato extremamente valioso com o cliente. Na era de posts no Instagram e vídeos de unboxing (ou seja, a experiência do cliente ao desempacotar ou desembrulhar o produto), a embalagem dos produtos que você vende também é uma ótima maneira de alavancar o marketing de sua marca através da experiência de unboxing.

Muitas vezes, boas ideias de produtos acabam não deslanchando porque os empreendedores cometem erros que poderiam, no entanto, ser evitados com planejamento. Por isso, neste artigo, vamos nos aventurar no processo de criação de embalagens incríveis para o seu produto, desde a escolha de materiais que façam sentido para sua marca até o processo de envio.

Passo 1. Conheça sua marca

Se você já possui uma marca bem desenvolvida, então este primeiro passo já está resolvido. No entanto, caso você ainda não tenha estabelecido uma identidade sólida que inclua um logotipo com as respectivas cores, é importante definir uma direção a seguir antes de começar a investir na embalagem do produto em si.

A última coisa que você quer fazer é gastar dinheiro em uma nova embalagem de produto um mês antes de se dar conta que esse investimento já não é compatível com a marca.

DICA DE LEITURA: Precisa de ajuda para criar sua marcar? Confira o guia da Shopify para construir uma marca do zero.

Passo 2. Conheça seu cliente

Agora que você possui a marca, vejamos como sua identidade de marca se aplica às embalagens do produto. Lembre-se de que seu mercado-alvo irá influenciar de forma considerável o tipo de experiência que o produto deverá oferecer aos clientes, de acordo com o que eles esperam receber na hora do unboxing.

Por exemplo, os clientes da Amazon esperam um método sem complicações para a embalagem; desejam um produto com preços razoáveis ​​que chegue rapidamente, sem ser danificado durante o envio. Qual é o método da Amazon? Envolver o produto com uma embalagem protetora, como plástico-bolha, por exemplo, e colocá-lo em uma caixa de papelão simples, impressa com o nome e o logotipo da Amazon. Esta é a forma mais básica de embalagem.

Talvez você não esteja seguindo a mesma estratégia que a Amazon, mas caso queira adicionar um toque personalizado à embalagem do produto, garanta que ela esteja de acordo com as expectativas do cliente em relação à sua marca.

Seu produto é artesanal? Uma sugestão é incluir um bilhete escrito a mão, ou então fechar o pacote com barbante para realçar a sensação de que se trata de um produto personalizado (veja o exemplo da Brooklyn Candle Studio, mais adiante no artigo). Outra sugestão: carimbe o logotipo da marca no pacote em vez de usar um rótulo pré-fabricado, porque assim ele estaria mais alinhado com a marca.

Seu produto é um item de luxo exclusivo? Os clientes provavelmente esperam recebê-lo em embalagens impressas sob encomenda que tenham um toque de sofisticação e design minimalista. Em resumo, quando você conhece bem seu cliente, sabe qual estilo de embalagem é o mais indicado para criar uma experiência de unboxing única.

Passo 3. Pense nas questões ​​práticas

Rawco product packaging | Shopify Retail blogImagem: Archie Brindleton

Você tem uma marca sólida, e já fez algum mapeamento da experiência do cliente; agora, é hora de concretizar sua ideia. Sendo assim, quais são os aspectos tangíveis da embalagem que você precisa levar em consideração antes de finalizar o projeto/design e enviá-lo para a gráfica? Esses são os mais importantes:

  • Durabilidade: Mesmo a embalagem mais bonita não vai causar uma boa impressão ao cliente se chegar danificada. Isso vai arruinar o unboxing. Avalie o produto e o tipo de proteção que será necessário. É frágil? Nesse caso, com certeza, você precisa incluir elementos que protejam o produto, seja na própria embalagem, ou em um envelope ou caixa à parte, fora da embalagem, que contenha o logotipo da marca.
  • Funcionalidade: O produto é perecível? Talvez a embalagem do produto precise incluir um componente hermético, ou pode ser necessário utilizar embalagens isoladas, como faz a RawCo para comercializar refeições cruas congeladas para cães.
  • Custos de envio: Tamanho, peso e formato afetam o custo de envio do produto. Entre essas características, o tamanho exerce o maior impacto. Especialmente se os custos de envio estiverem incluídos no preço do produto, pode valer a pena investir em uma solução de embalagem mais eficaz. Experimente diferentes configurações de embalagem para o produto a fim de garantir que os custos estejam dentro de seu orçamento.
  • Dimensionamento: Você está enviando mercadorias grandes ou pequenas? Carimbar os rótulos a mão, conforme sugerimos anteriormente, pode ser uma ótima ideia em teoria; no entanto, se você tiver um volume de 500 pedidos por semana, o tempo que passar carimbando as embalagens irá anular rapidamente a economia feita com os custos de impressão de etiquetas. Considere o dimensionamento de seus processos de envio; o que vai funcionar de forma prática no longo prazo e o que pode precisar de automação?

Passo 4. Pense no que você vai precisar

Book product packaging | Shopify Retail blog

De um modo geral, os elementos que você precisa como parte de uma embalagem são os seguintes:

  • Uma caixa externa ou envelope para manter o produto intacto durante o processo de envio.
  • Uma etiqueta ou fita adesiva para manter a embalagem fechada durante o transporte.
  • Elementos de proteção (por exemplo, plástico-bolha, almofadas de ar, papel fragmentado, placas de isopor) dentro da caixa para manter o produto imóvel durante o transporte.
  • Tecido, papel de seda ou outra opção de embrulho mais delicada, para envolver o produto dentro da caixa principal.
  • Etiqueta adesiva, ou barbante, para manter o papel de seda no lugar.
  • Elementos adicionais, como o cartão de sua marca, um bilhete de agradecimento, brindes ou um panfleto com informações sobre a próxima promoção a ser lançada dão um toque especial ao unboxing.

Passo 5. Inspire-se

Faça uma breve pesquisa sobre o que está em voga no setor em que você atua, ou o que outras marcas estão fazendo em termos de embalagens. Isso pode ajudar você com ideias para se destacar dos concorrentes, além de garantir que você esteja seguindo os padrões que tenham boa aceitação em seu mercado-alvo. Se você quiser se aprofundar no assunto, vai aqui uma sugestão.

Veja essas duas lojas, clientes da Shopify, que estão realmente “lacrando” no design de embalagens e na experiência de unboxing.

 

Black Cocaine: A empresa, cujo conceito une a paixão dos proprietários por alimentação saudável e esportes, é especializada em cafés orgânicos e outros alimentos saudáveis. Para criar seus rótulos, optou por usar o preto que carrega no nome, em combinação com o branco e o marrom, fazendo uso de um design simples, porém bastante assertivo: o nome da marca aparece em grande destaque, no centro do rótulo, em contraste com as demais informações do produto em fonte menor, mas em sintonia com sua marca de caráter prático, funcional.

Zeena: A Zeena Cosméticos é uma marca de produtos de beleza e bem-estar 100% orgânicos, originários do Marrocos. Portanto, os arabescos, com belas formas geométricas e cores suaves, foram uma escolha mais do que natural para estampar os rótulos dos produtos e se harmonizam perfeitamente com a proposta da empresa de respeitar a natureza ao não testar seus produtos em animais, e fabricar os componentes dos produtos com materiais recicláveis - da matéria prima à embalagem.

Também destacamos outras empresas, três estrangeiras e uma brasileira, que capricharam na hora de escolher o design para seus produtos: 

Dollar Shave Club product packaging | Shopify Retail blogDollar Shave Club: Refletindo a marca de caráter prático, funcional e econômico, o Dollar Shave Club utiliza embalagens simples, e a estética da marca está alinhada com o estilo que, muitas vezes, está presente em farmácias de bairro ou lojas de descontos.

Glossier product packaging | Shopify Retail blogImagem: A Cup of Joanee

Glossier: Outro exemplo de marca de cosméticos é a Glossier, que tem uma identidade alicerçada na ideia de tornar a maquiagem algo divertido e fácil de fazer, além de embalagens que refletem esse conceito, com cores brilhantes e mensagens como "A pele em primeiro lugar. A maquiagem em segundo. Um sorriso sempre tem prioridade máxima". Além disso, um pacote de adesivos da marca foi produzido para mostrar a alegria que irradia da Glossier.

Brooklyn Candle Studio product packaging | Shopify Retail blogBrooklyn Candle Studio: Esta empresa de velas, sediada no Brooklyn, em Nova York, enfatiza, através das embalagens, a natureza artesanal dos produtos que fabrica. As velas são colocadas em frascos de vidro com etiquetas personalizadas. Para o envio dos produtos, são utilizadas caixas simples atadas com barbantes. O rótulo é impresso em uma etiqueta de presente e, em vez plástico-bolha, embalagens de palha amortecem o impacto das velas durante o transporte. Tudo pensado nos mínimos detalhes para ter um unboxing único.

TAG Livros: A TAG Livros é um Clube de Assinatura de Livros que vem ganhando um número cada vez maior de adeptos desde sua criação, em 2014. Em apenas três anos, a empresa gaúcha conquistou a marca de 18.000 associados, que recebem em casa, mensalmente, um kit contendo um livro escolhido por um curador (um escritor famoso brasileiro ou estrangeiro), um box colecionável, uma revista com conteúdo sobre a obra selecionada, um marcador de páginas e um presente exclusivo. Para a embalagem do kit, a TAG optou pelo equilíbrio entre a simplicidade da embalagem e a inclusão de inserções personalizadas, como marcadores de livros, para agradar aos associados do clube.

DICA DE LEITURA: Para obter mais dicas sobre como proporcionar uma experiência inesquecível de unboxing para seus clientes, leia nosso guia.

Passo 6. Analise seu orçamento

Só porque você deseja usar embalagens com bom acabamento, não significa que tenha de recorrer a pacotes personalizados logo de cara. A fabricação de embalagens personalizadas costuma ter um custo alto e geralmente só compensa com pedidos maiores. E pedidos maiores implica um maior comprometimento de espaço de armazenamento.

De toda forma, apenas você pode decidir se esse investimento vale a pena para sua marca; no entanto, se você acabou de começar, talvez seja mais sensato encomendar online algumas embalagens padrão e, a partir daí, adicionar etiquetas personalizadas ou outros elementos que agreguem um toque pessoal à marca.

Cada vez mais, embalagem, transporte e marketing devem ser pensados em conjunto. Veja neste artigo dicas sobre opções de embalagem, frete e processamento de pedidos para que você possa oferecer uma excelente experiência de compra para o cliente.

DICA DE LEITURA: O guia para iniciantes sobre transporte e processamento em e-commerce.

Para você ter uma ideia, numa comparação, uma encomenda de 100 caixas brancas simples custa aproximadamente um terço do valor de 100 caixas de tamanho semelhante, com impressão personalizada. Dependendo do orçamento disponível e da base de clientes, você pode decidir se compensa optar pela embalagem impressa personalizada; no início, talvez você prefira optar por caixas simples com um rótulo.

Para ajudar você a ter uma ideia da variedade de embalagens disponíveis no mercado, aqui estão alguns exemplos de fornecedores de diferentes regiões do Brasil:

  • Caixas On LineO site da Caixas On Line exibe inúmeras opções de embalagens, dentre caixas e sacolas com estilos bastante variados, desde as tradicionais de papelão para envio pelo correio, além de brancas, coloridas e inclusive personalizadas, feitas sob medida e/ou impressas, nas quais você pode colocar seu logotipo e os dados de sua empresa. Ao navegar pelo catálogo, é possível filtrar os itens por cor ou faixa de preço, o que facilita a pesquisa.
  • TRES Embalagens: Outra loja com ampla oferta de modelos, tamanhos e propósitos de caixas, cestas e sacolas, além de acessórios de grande utilidade, dependendo do tipo de produto que você vende; por exemplo, filme stretch, bobinas de papel Kraft, plástico-bolha, entre outros. O site tem um menu de fácil navegação.
  • Caixasnet: A Caixasnet vende caixas de papelão de diferentes tamanhos e funcionalidades (envio por correio, transporte), bem como bobinas de papel. Realiza entregas em todo o território nacional e oferece frete grátis nas compras acima de R$ 300,00. Além disso, a empresa mantém um blog especializado no tópico de embalagens.
  • Doce EmbalagemA empresa se especializou no nicho de acessórios para a fabricação de doces, especialmente embalagens para bolos, tortas e docinhos de festa, com diversos formatos e tamanhos. Este fornecedor oferece condições especiais de pagamento, dependendo do volume da encomenda, além de 15% de desconto para pagamentos no boleto.

Se você optar por uma embalagem padrão, ou se precisar de alguns elementos extras impressos para adicionar à sua embalagem, há uma grande variedade de sites que podem ajudar na criação de tudo o que você precisa. Veja estas sugestões de ferramentas para personalização de embalagens:

  • Canva: O Canva é um serviço online bastante conhecido e de baixo custo para a criação de imagens e rótulos de marca com uma cara profissional. Você pode inserir seu logotipo em um design de etiqueta predefinido e escolher as cores que melhor representem sua marca. Ou, se você ainda não possui um logotipo personalizado, pode simplesmente inserir o nome de sua empresa na fonte que preferir. O Canva é, provavelmente, um dos serviços mais fáceis de usar, caso você não disponha de elementos de marca criados previamente.
  • WeDoLogos: A WeDoLogos é uma espécie de agência de design online, na qual você especifica o tipo de embalagem que deseja e recebe propostas que podem ser ajustadas ou modificadas, até que você se decida pela que mais gostou.
  • Printi: A Printi é um serviço popular online para criação de etiquetas e adesivos de alta qualidade. O site é fácil de usar: você pode optar por enviar sua arte final pronta, personalizar modelos já existentes, divididos no site por categorias, criar um modelo do zero, ou então contratar os serviços de um designer. A Printi também mantém um blogpróprio.

Depois de ter criado sua etiqueta ou rótulo, o próximo passo é a impressão. Faça orçamento com gráficas diferentes para obter uma boa relação custo-benefício. Uma opção interessante é testar o serviço de impressão no site da BIC Pimaco, uma das maiores fabricantes de etiquetas e notas adesivas. Basta fazer um rápido cadastro, e seguir as orientações passo a passo do site.

Outra opção que você pode experimentar é o Labeljoy, um software de impressão de etiquetas (e outros produtos) com o uso de uma interface de utilizador (WYSIWYG, do inglês “What You See Is What You Get”, que significa que a tela de seu notebook irá exibir o papel e elementos da etiqueta exatamente como serão impressos). O software permite, ainda, a impressão de Códigos de Barras e códigos QR, Textos, Imagens, Cliparts e outros elementos gráficos.

Passo 7. Prepare seus projetos

Agora que você avaliou algumas opções diferentes e decidiu o que personalizar e o que solicitar como produto padrão, é hora de deixar os elementos de design prontos para efetuar a encomenda.

Existem dois caminhos diferentes que você pode seguir: trabalhar com um profissional para projetar os componentes da embalagem ou, caso você se sinta confiante o suficiente, pode assumir sozinho a tarefa de design. Qualquer opção que você escolha irá depender inteiramente do quanto você entende de design e do quanto você acredita que possa pagar. Se esta for a primeira vez que você se envolve com uma tarefa de design, talvez valha a pena consultar um profissional.

Há diversas agências de design e publicidade que você pode encontrar com uma busca na internet, com sites que exibem uma amostra do portfólio de trabalhos anteriores de design de embalagens. Também sempre vale a boa e velha indicação de algum cliente já satisfeito, por exemplo, outros lojistas da Shopify. Se você tem dicas para outros empreendedores sobre a experiência de unboxing, deixe um comentário abaixo.

Se você decidir contratar um designer, não esqueça de pedir para ver o que ele já criou em termos de embalagens, não apenas design gráfico em geral. Existem diferenças sutis, e se for para investir dinheiro extra para contratar um profissional, ele deve ser alguém que tenha o conjunto de habilidades certas para tornar sua embalagem um sucesso.

Na dúvida sobre como se conectar com a pessoa certa, você pode recorrer à internet para encontrar o designer ideal para atender às suas necessidades:

  • 99designs: O 99designs é um site onde pessoas físicas ou jurídicas podem explicar o que precisam em termos de design em um briefing de criação; em seguida, diferentes designers inscritos no site irão apresentar ideias, como em uma espécie de concurso. Você também pode pesquisar os trabalhos já feitos por cada designer. Os serviços básicos têm preços razoáveis, e existe uma seção do site dedicada ao design de embalagens. Tenha em mente que, uma vez que os designers proponham suas ideias, não há muito espaço para edição; no entanto, se você tiver uma ideia simples em mente, esta pode ser uma boa abordagem.
  • Workana: O Workana permite que você procure designers freelancers com áreas específicas de especialização e veja a biografia de cada profissional, com informações interessantes, como o tipo de trabalho que fazem, as habilidades específicas que possuem, as ferramentas com que trabalham, os valores que cobram e o número de projetos que já completaram. Outro recurso bacana é a possibilidade de utilizar filtros para busca: além dos já citados número de projetos entregues e preço por hora, você pode selecionar designers por localização geográfica e pela avaliação dos usuários do site.
  • WeLancer: O WeLancer é outro site muito bacana que permite a visualização dos portfólios dos artistas. Há dezenas de exemplos que você pode explorar até encontrar o designer dos seus sonhos. Também publica um blog com dicas excelentes para empreendedores, inclusive sobre design.
  • “Perguntar não ofende”: Pode até parecer uma ideia meio boba, mas pode realmente funcionar. Caso você veja um produto com uma embalagem bacana, procure os dados de contato da empresa na própria embalagem e envie um e-mail perguntando quem fez a arte; há uma boa chance de que respondam com a indicação do designer.

Dependendo do orçamento que você tiver disponível, uma outra opção é procurar agências de design ou publicidade; através de uma busca simples no Google, você pode ter acesso a sites com boas indicações.

Se você estiver cuidando do design por conta própria, mas não tem muita experiência no assunto, a melhor opção é simplificar. Qualquer um dos sites listados acima vai permitir que você insira o logotipo de sua empresa e selecione um conjunto personalizado de cores.

Ao utilizar um site para encomendar as embalagens, lembre-se de verificar os requisitos de formato e tamanho do arquivo de imagem antes de inserir seu logotipo ou qualquer outra imagem. Desse modo, você garante um melhor resultado de impressão. Se você tiver outras dúvidas no processo de criação das embalagens, peça ajuda pelas vias de contato disponibilizadas nos respectivos sites.

Para tirar suas dúvidas e pedir mais dicas, procure uma gráfica perto de você; normalmente, as gráficas terão interesse em dar orientações porque enxergam você como um cliente em potencial. Além disso, você poderá solicitar simulações no computador e mesmo amostras reais de como vão ficar os elementos de design da embalagem antes de finalizar o pedido. 

Passo 8. Faça o seu pedido e fique pronto para enviar seus produtos

Seguindo nossas dicas, e fazendo um bom planejamento, você poderá tomar as decisões mais apropriadas para criar e produzir suas embalagens e etiquetas, de acordo com sua marca, produto, mercado consumidor e orçamento disponível.

Agora sim, você estará preparado para arrasar com uma experiência de unboxing incrível! Com a embalagem e a marca alinhadas, você tem tudo o que precisa para oferecer aos clientes uma excelente experiência com seu produto.

Você já criou o design de sua própria embalagem antes? Tem ideias sobre como deve ser a experiência de unboxing no seu nixo? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo.


Which method is right for you?Sobre a autora

Gabriela Jungblut é editora-chefe do blog da Shopify em português, gestora de marketing de conteúdo para o mercado brasileiro, tradutora e intérprete de conferências.

Post original em inglês: Altaira Northe

Tradução e localização: Armando Silveiro

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!

atendimento@shopify.com


Receba o Newsletter Empreendify