Realidade aumentada: um engajamento diferenciado de clientes

25 Março, 2019

Extra Butter's AR activation at ComplexCon 2018 powered by Shopify and Frenzy

A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia que transformou a câmera do smartphone em um ambiente onde os consumidores podem interagir com cenas digitais integradas a um cenário real do mundo físico. Diversas marcas têm explorado o caráter inovador da RA para proporcionar experiências marcantes aos consumidores.

Com o objetivo de ajudar você a criar experiências personalizadas e interativas para seus clientes, lançamos o Shopify AR, desenvolvido para o sistema operacional iOS. O aplicativo cria modelos 3D de seus produtos, que poderão ser visualizados, através do navegador Safari, de todos os ângulos e nas dimensões correspondentes ao tamanho real.

No entanto, os aplicativos de RA vão muito além de exibir o tamanho e os detalhes de um produto em 3D. A realidade aumentada pode ser aplicada em todas as etapas da experiência do cliente, mudando completamente a maneira como ele conhece os produtos que você vende e interage com sua loja após a compra.

Confira a seguir algumas possibilidades de uso da realidade aumentada para impulsionar as vendas de seu negócio.

Conhecendo produtos através de “cenas” da marca, criadas com a RA

example of ar at complexcon
Ativação de RA desenvolvida pela Shopify para a marca Billionaire Boys Club, do cantor Pharrell Williams, no festival ComplexCon.

Hoje, um número cada vez maior de marcas está investindo em experiências de compras mistas para se destacarem dos concorrentes e se conectarem com os clientes em cenários mais personalizados.

Aproveite o potencial da RA móvel para criar cenas 3D interativas e divulgar seus produtos para os clientes ou atraí-los até a sua loja.

Envolvendo os clientes no cenário da RA

Através da RA móvel, as marcas podem desenvolver ações de marketing originais, nas quais os clientes veem os produtos ganharem vida bem diante dos olhos.

Sem as limitações impostas pelo estoque físico local ou pelas instalações, é possível materializar a experiência de escolha e avaliação de produtos, ou a descoberta de um item novo em uma vitrine, independentemente de onde o cliente esteja.

 
Exposição tradicional de produtos recriada na realidade virtual.

Graças aos recursos da realidade aumentada, as apresentações de produtos e as campanhas de marketing ficam muito mais atraentes para os consumidores.

Por exemplo, uma possibilidade é enviar ao celular dos clientes uma notificação push com um teaser para despertar a curiosidade sobre o lançamento de um novo produto. Quando a contagem regressiva chegar ao zero, o cliente, através de um dispositivo móvel previamente habilitado para o uso de aplicativos de RA, pode participar do lançamento ainda que esteja a quilômetros de distância, no conforto do próprio lar.

Dê asas à criatividade, desvinculando-se das barreiras típicas do mundo real no varejo físico.

No vídeo abaixo, um buraco se abre no chão, de onde saem modelos de tênis que ficam flutuando como se estivessem no espaço sideral. Essa é apenas uma pequena amostra do que é possível fazer com a tecnologia atual.

 
Com a RA, é possível desenvolver ideias de marketing “de outro planeta”.

Você tem uma ideia de negócios?

Comece o seu teste grátis de 14 dias da Shopify hoje mesmo, sem precisar de cartão de crédito!


 

Crie experiências de RA locais e imersivas

O grande barato da realidade aumentada móvel é poder decidir quando e onde disponibilizar o acesso às cenas criadas, o que dá flexibilidade às suas campanhas.

Sendo assim, é possível utilizar essa tecnologia em ações de marketing offline; por exemplo, “esconder” virtualmente um produto em algum lugar da cidade ou em um grande evento público e convidar os clientes a encontrá-lo.

O lançamento do tênis Air Jordan III ‘Tinker’, da marca Jordan Brand, criada para o lendário jogador de basquete norte-americano Michael Jordan, é apenas um exemplo de como a realidade aumentada tem o poder de estimular o engajamento com uma campanha de marketing presencial.

A Jordan Brand se juntou às empresas Snapchat, Shopify e Darkstore para realizar o pré-lançamento do tênis durante o jogo All-Star da NBA no dia 18 de fevereiro de 2018, para comemorar os 30 anos do primeiro lançamento do Air Jordan III. Os fãs do Air Jordan foram convidados para um evento exclusivo, onde tinham de escanear um snapcode no celular para visualizar e comprar o novo tênis, que seria entregue até as 22h30 da mesma noite no endereço informado pelo cliente. 

O estoque do tênis esgotou em apenas 23 minutos.

A icônica enterrada de Michael Jordan, em 1988, pulando da linha de lance livre, ressurge em 2018 através da RA móvel.

Recomendação de produtos com um toque mais personalizado

Além de facilitar a divulgação de produtos, a realidade aumentada móvel ajuda a customizar a experiência de compra, de acordo com o gosto do cliente, usando ambientes que ele já conhece para fazer recomendações personalizadas.

A RA está ficando cada vez mais integrada ao aprendizado de máquina, ou seja, a capacidade dos sistemas de computadores de “aprender” e se adaptar a situações, com base no histórico de comportamento dos consumidores. Juntas, essas tecnologias reagem ao ambiente físico onde o cliente estiver para fazer recomendações de produtos que ele pode “ver” em tempo real.

A simulação abaixo mostra como alguém pode abrir um aplicativo de RA móvel, escanear a sala de estar e receber, imediatamente, sugestões de móveis e acessórios para complementar a decoração atual, com base nos elementos já existentes naquele ambiente.

 
Com a RA, as empresas podem fazer recomendações contextualizadas, com base em um ambiente que seja familiar ao cliente.

A personalização aprimorada da RA pode ser usada para recomendar qualquer coisa, com base no contexto do cliente: acessórios automotivos, produtos de beleza, roupas, artigos esportivos e muito mais.

O próximo grande salto para a RA e o aprendizado de máquina provavelmente envolverá a identificação das características físicas do cliente para a recomendação de produtos que complementem a roupa que ele esteja vestindo e a cor do cabelo ou dos olhos, levando em consideração, também, o histórico recente de compras.

Conexão com os clientes após a compra

A realidade aumentada móvel permite contextualizar um produto e disponibilizar informações valiosas e personalizadas para ajudar os clientes a aproveitarem melhor a compra.

Com os avanços nas animações em realidade aumentada, as empresas conseguirão oferecer experiências guiadas que tornem os produtos mais fáceis de usar.

Por exemplo, um tutorial interativo pode ensinar um cliente a instalar um produto que tenha comprado. No caso de um móvel, uma animação em RA pode mostrar um passo a passo da montagem de uma estante de livros. Um outro exemplo é assistir a uma animação para aprender a montar brinquedos (digamos, uma estrutura gigante da LEGO) ou a usar outros recursos e acessórios que são vendidos separadamente.

 
Com a RA, é possível oferecer aos clientes apresentações de produtos com visão em 360 graus.

Com animação em RA, o vídeo acima exibe o passo a passo da montagem de um toca-discos vertical da fabricante norte-americana Gramovox. Observe como cada parte do processo recebe um novo elemento 3D para complementar as explicações do manual de instruções que acompanha o produto.

O lance mais bacana do vídeo é que o tutorial acontece na mesma superfície em que o cliente vai montar o produto. No caso acima, a montagem é feita em cima de uma mesa, mas é possível visualizar, com facilidade, as animações em RA em ambientes tão diversos quanto um carro (por exemplo, para aprender a instalar uma câmera veicular) ou uma barraca (para observar como se montam os equipamentos de camping).

Poucas marcas oferecem orientações complementares sobre os produtos. No entanto, essas informações são valiosas para os clientes, que acabam atribuindo um valor mais imediato e de longo prazo ao bem adquirido. Dessa forma, eles percebem a experiência de compra como mais completa e, portanto, mais satisfatória.

Realidade aumentada: a próxima fronteira para o comércio

Nos próximos anos, um número cada vez maior de aplicativos para RA será desenvolvido para uso em dispositivos móveis. As marcas vão incorporar essa tecnologia para engajar os consumidores em todas as etapas do processo de compra, desde o lançamento do produto até o pós-venda.

Na Shopify, estamos comprometidos em ajudar a criar esse futuro, tornando a realidade aumentada mais acessível para empresas de todos os tamanhos.

Conheça o Shopify AR e crie experiências incríveis para a sua loja! Acesse: www.shopify.com/ar

Imagem de cabeçalho: ativação da RA da loja Extra Butter, desenvolvida pela Shopify, no ComplexCon 2018

 


Which method is right for you?Sobre a autora

Gabriela Jungblut é editora-chefe do blog da Shopify em português, gestora de marketing de conteúdo para o mercado brasileiro, tradutora e intérprete de conferências.

Post original em inglês: Jon Wade

Tradução e localização: Armando Silveiro

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!

atendimento@shopify.com