Preparados para o BFCM 2018?

Outubro 15, 2018 7 translation missing: pt-BR.blogs.article.read_time

Are you ready for BFCM 2018?

O mês de outubro já começou – sinal de que o ano está chegando ao fim, não é? Mas, antes de sairmos por aí cantando musiquinhas de Natal e enfeitando nossas casas, é importante lembrar que ainda temos um evento importantíssimo no final de novembro: o Black Friday Cyber Monday (BFCM)!

É verdade que o Black Friday já existe há algum tempo, mas isso não quer dizer que não há espaço para novidades; na verdade, estamos vivendo um momento crucial de reestruturação dessa que é, possivelmente, uma das datas mais movimentadas do ano. Para o mundo do e-commerce, isso significa uma ótima oportunidade comercial – e não importa o tamanho da loja e muito menos o país de origem.

Breve história do BFCM

The history of Black Friday and how it relates to current-day BFCM

O Black Friday começou a ganhar a dimensão que tem hoje lá pelo início dos anos 1960 nos Estados Unidos, quando já era comum sair para comprar eletrodomésticos e outros itens no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. Dizem que foi durante esse período que alguns policiais da Filadélfia cunharam o termo “Black Friday” – nome que tinha como objetivo desencorajar as multidões cada vez maiores a irem para as ruas naquela data específica.

Por mais que o termo tenha, de fato, se popularizado, não foi capaz de cumprir o objetivo inicial – e o número de pessoas que aderiram ao evento de compras vem crescendo exponencialmente desde então. Com o passar dos anos, vários lojistas norte-americanos adotaram o nome “Black Friday” para as grandes promoções do mês de novembro. Além disso, vale lembrar que, hoje em dia, muitos empreendedores entendem o evento como uma oportunidade para lucrar (já que o “entrar no preto”, para o norte-americano, é a mesma coisa do que o nosso “sair do vermelho”).

A história do Black Friday é antiga e, durante muito tempo, foi apenas um evento restrito às lojas físicas dos Estados Unidos; por isso mesmo, demorou algumas décadas até que ganhasse a dimensão quase mundial que tem hoje...

Só que muita coisa mudou nos últimos dez anos. 

O Cyber Monday, por exemplo, que ocorre na primeira segunda-feira posterior ao Black Friday, tornou-se um dos eventos de compras virtuais mais movimentados do ano – e muitos empreendedores perceberam que ainda havia espaço para eventos semelhantes dentro dessa mesma semana já tão agitada. O Small Business Saturday e o Giving Tuesday, por exemplo, são dois eventos que já estão ganhando popularidade.

O resultado, você já pode imaginar: quatro dias recheados de oportunidades para empresas e lojas dos mais diversos portes. Há espaço para todos os tipos de estratégias, promoções e produtos – até porque o fator que determina o sucesso de uma loja no BFCM não está nos grandes descontos (embora uma boa estratégia de descontos possa ajudar, e muito).

Se você ainda não sabe se vai ou não participar do BFCM deste ano, por que não damos uma olhadinha nos dados do ano passado? Quem sabe, ao ver como se saíram outros lojistas da Shopify, você não muda de ideia...


Você tem uma ideia de negócios?

Comece o seu teste grátis de 14 dias da Shopify hoje mesmo, sem precisar de cartão de crédito!


 

O BFCM é para todos

A grande lição do ano passado foi que o BFCM não é mais uma exclusividade dos lojistas norte-americanos. Na verdade, empreendedores de todos os cantos do mundo experimentaram um aumento considerável de vendas durante os dias que se seguiram ao feriado de Ação de Graças – e olha que nenhum deles vive nos Estados Unidos.

Durante o pico de vendas do BFCM de 2017, os lojistas da Shopify estavam processando mais de um milhão de dólares por minuto. E quando falamos de lojistas da Shopify, estamos nos referindo a todos eles – até aqueles que possuem lojas de nicho ou pequenas lojinhas locais.

Em outras palavras: há espaço para todos no BFCM, qualquer que seja o tamanho da sua loja e o tipo de produto que você vende.

Agora que já mostramos os dados do último BFCM aqui na Shopify, por que não começamos a traçar uma estratégia de planejamento?

Como você pode se preparar para o BFCM

Muita gente estará comprando durante o BFCM – então por que não fazer com que esse pessoal compre na sua loja? Para começar a se preparar, dê uma olhadinha nas perguntas norteadoras que bolamos:

  • Quais são os produtos que você vai anunciar neste BFCM? Como será a estratégia de descontos?
  • Como os clientes encontrarão a sua loja e essas promoções?
  • Como será o processamento interno dos pedidos?

Quais são os produtos que você vai anunciar neste BFCM? Como será a estratégia de descontos?

What will you promote during BFCM?

É verdade que o BFCM é mundialmente conhecido pelos descontos imperdíveis, mas isso não quer dizer que essa seja a única maneira de atrair a atenção dos seus clientes. Você pode, por exemplo, criar algumas campanhas especiais de e-mail; promoções exclusivas para apenas alguns produtos; promoções de tempo limitado... A lista de possibilidades é extensa. O que estamos querendo dizer, então, é que não importa a sua estratégia promocional ou o valor dos descontos que você pode oferecer: sempre há uma maneira de conquistar os seus clientes durante o BFCM.

Como os clientes encontrarão a sua loja e essas promoções?

Durante o BFCM de 2017, as campanhas de e-mail atuaram como o principal canal de marketing para a conversão de clientes – no entanto, quando estamos lidando com eventos dessa dimensão, todos os canais de marketing precisam ser considerados. A questão é: você, enquanto lojista, precisará dar conta dos e-mails, dos perfis da marca nas redes sociais, das estratégias de SEO da loja e dos anúncios pagos.

Mas... Como? Bom, para início de conversa, pode ser uma boa ideia ler um pouquinho mais sobre as nossas 26 dicas para lojistas e também descobrir outros locais para promover algumas ofertas durante o BFCM.

Como será o processamento interno dos pedidos?

É claro que, com a proximidade de um evento dessa magnitude, começamos a sonhar com aquela enxurrada de novos pedidos e com um caixa cada vez mais recheado de lucros – no entanto, você precisa estar preparado para processar e enviar todos os pedidos que forem realizados dentro de um tempo hábil se não quiser arriscar perder a confiança desses clientes.

Antes de começar a se preocupar com questões pontuais, dê uma olhada nessas duas questões norteadoras:

  • Você venderá para outros países? O envio internacional ficou menos complicado com o Shopify Shipping – e, se você está pensando em vender para outros países neste BFCM, talvez esteja na hora de começar a organizar essa mudança interna;
  • Você precisa comprar os materiais utilizados no processo de envio? Se você está sem caixas de papelão, etiquetas ou outros itens que são utilizados na experiência de unboxing da sua marca, agora é a hora de reabastecer os estoques.

Como a Shopify poderá ajudar?

Todas as edições do BFCM apresentam novas oportunidades, sejam elas comerciais ou apenas novas oportunidades de aprendizado. E nós estamos aqui para ajudar você a atingir novos patamares de excelência.

Algumas leituras recomendadas

Se você quer ler um pouco mais sobre o BFCM antes de começar a preparar a sua loja para o evento, por que não dá uma olhada no nosso blog? Lá, você encontrará artigos detalhados sobre a edição de 2016 do BFCM, algumas dicas para lucrar ainda mais e também um guia completo para estratégias de marketing.

Produtos, apps e recursos: novidades e atualizações

Se você já conhece a Shopify, sabe que nós estamos aqui para ajudar você a construir – e a manter – um e-commerce de sucesso. É por isso mesmo que estamos fazendo de tudo para que o BFCM de 2018 seja um dos melhores dos últimos anos; e um desses esforços é o lançamento de novos apps e recursos na nossa plataforma, bem como atualizações de apps já consolidados.

Enquanto essas novidades não chegam (mas falta pouco!), por que não relembramos os recursos e canais que lançamos desde o encerramento do BFCM de 2017? Eles certamente serão aliados inestimáveis para a sua loja.

Compras no Instagram

O novo recurso de compras no Instagram permite que lojistas como você possam vender e comercializar produtos em uma das plataformas mais populares do momento. Para fazer isso funcionar, basta marcar os seus produtos nos posts ou então adicionar os stickers de venda nos seus Stories – recursos que redirecionarão os clientes para a sua loja (tudo isso dentro da própria plataforma do Instagram). Se você quiser saber mais sobre o recurso, clique aqui.

Descontos

Os descontos são um dos pilares do BFCM, e agora é possível criar links de descontos compartilháveis para a sua loja. Que tal fazer um desconto do tipo “Compre um, leve dois”? Ou quem sabe um desconto de oferta por tempo limitado? Depois de criar a oferta desejada, basta compartilhar o link com os seus clientes – seja por e-mail, nas redes sociais ou qualquer outro canal.

A melhor parte? Com esses descontos compartilháveis, você pode monitorar o link e avaliar quais ofertas estão sendo fazendo sucesso com os clientes. Se você quiser criar um desconto agora mesmo, é só clicar aqui.

Ping

O Shopify Ping nada mais é do que um app que reúne em um só lugar as conversas do seu serviço de atendimento ao cliente, os dados das suas estratégias de marketing e muito mais. Com ele, você pode realizar todas as tarefas em um único local, sem precisar ficar mudando de um canal para outro.

Ferramentas de análise da Shopify

Se você está criando campanhas de e-mail marketing com o Mailchimp ou até mesmo anúncios de Facebook com o Kit, então pode ser uma boa ideia utilizar as Análises da Shopify para verificar se os seus esforços estão, de fato, rendendo frutos.

BFCM 2018: chegou a hora

O maior evento de compras do ano está chegando! Isso significa que está na hora de começar a fazer os preparativos para a sua loja. Lembre-se: o seu objetivo é ter um BFCM de sucesso. E nós estaremos aqui para ajudar. Conte sempre com os nossos recursos, aplicativos, dados e conselhos!


Which method is right for you?Sobre a autora

Gabriela Jungblut é editora-chefe do blog da Shopify em português, gestora de marketing de conteúdo para o mercado brasileiro, tradutora e intérprete de conferências.

Post original em inglês: Desirae Odjick

Tradução e localização: Marcela Lanius

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!

atendimento@shopify.com



Ver artigo completo

Muito mais do que um desconto: 6 promoções para o BFCM

Novembro 14, 2018 10 translation missing: pt-BR.blogs.article.read_time 0 Comentários

Últimos ajustes para um atendimento excelente no BFCM

Novembro 13, 2018 8 translation missing: pt-BR.blogs.article.read_time 0 Comentários

Canais de atendimento para novos lojistas

Novembro 12, 2018 11 translation missing: pt-BR.blogs.article.read_time 0 Comentários

Receba o Newsletter Empreendify