Motivos para usar o Instagram Stories na sua estratégia de marketing

Outubro 23, 2018 11 translation missing: pt-BR.blogs.article.read_time

Alguns recursos mudam completamente a forma como nós utilizamos um aplicativo – e foi exatamente isso que o Stories fez com o Instagram, que deixou de ser apenas um álbum virtual de fotos.

Contudo, o Instagram resolveu ir além e criar um novo recurso – este, exclusivo para lojistas: os adesivos de compra, que podem ser ativados por meio do canal de compras da Shopify. Com esses adesivos, os seus clientes podem descobrir e comprar produtos sem precisar sair do Instagram.

Isso significa que, agora, é possível usar o Instagram Stories para manter os seguidores envolvidos com a sua marca – e deixar o seu conteúdo disponível para novos seguidores ainda não fidelizados.

Gostou da ideia e quer implementá-la na sua loja? Então continue a ler este artigo!

Template Icon

Veja todos os aplicativos para lojistas brasileiros!

Uma coleção de aplicativos de parceiros para facilitar a vida dos lojistas brasileiros da Shopify. Simplifique a emissão da nota fiscal eletrônica, faça a partilha do ICMS, calcule o frete dos Correios, ofereça parcelamento, etc.

Ver apps

Por que usar o Instagram Stories?

Os Stories possuem um formato rápido e interativo, de modo que são ideais para experiências em dispositivos móveis. Muitas marcas já perceberam isso, e os dados da própria plataforma podem comprovar esse fato: cerca de um terço dos Stories mais visualizados do Instagram é publicado por empresas e lojas.

Em outras palavras: os Stories são divertidos e bem-recebidos por quem os visualiza. Além disso, sua natureza efêmera e temporária reduz a necessidade de publicar apenas conteúdos absolutamente relevantes – e transforma a experiência toda em algo bem menos formal.

Fonte:@enjoei

Mas existem outros motivos pelos quais você deveria utilizar os Instagram Stories:

  • Base de usuários ativos: segundo a própria plataforma, o Instagram conta hoje com mais de 400 milhões de usuários ativos por dia – e isso apenas nos Stories.
  • Criação descomplicada de conteúdos: publicar um Story não precisa ser difícil, até porque aquele conteúdo só estará disponível por 24 horas. Aquela história de uma foto com a iluminação perfeita, os ângulos ideais e as melhores hashtags só vale para as fotos que são postadas no perfil; para os Stories, a coisa é bem mais simples.
  • Local para testar novas ideias: como os Stories não ficam permanentemente expostos no seu perfil, eles podem ser excelentes ferramentas para testar novas ideias. Se você postar algo por lá e a resposta do seu público-alvo for positiva, pode publicar o mesmo conteúdo no seu perfil (na forma de post) ou até mesmo em outro canal, como o Facebook ou um blog.
  • Diversos recursos e ferramentas: os Stories estão recheados de ferramentas para desenho, gifs, adesivos, filtros e muito mais.
  • Oportunidades para impulsionar e gerar tráfego: você também pode usar os Stories para anunciar produtos e vendê-los ali mesmo, com o recurso que mostramos acima.
  • Links “arraste para cima”: se você tem mais de 10 mil seguidores no Instagram (e já possui uma conta para empresas na plataforma), pode usar o recurso presente no app que redireciona seus seguidores para um site externo.
  • Novas maneiras de encontrar novos públicos-alvo: você pode utilizar as hashtags e a localização geográfica para ampliar o alcance das suas publicações.

Isso tudo é incrível, mas a verdade é que ainda é só o começo. Vamos descobrir como integrar os Stories à uma estratégia de marketing?

Como usar o Instagram Stories

O Instagram conta com diversos recursos para ampliar o alcance das publicações, e até incentiva que o processo de criação de conteúdos ocorra na plataforma. Contudo, você também pode enviar para lá conteúdos que foram criados em outros canais.

Vejamos, então, um passo a passo para a utilização do Instagram Stories:

  1. Clique na pequena câmera localizada no canto superior esquerdo ou no “+” que aparece na sua imagem de perfil;
  2. Toque no círculo em branco que aparecerá na tela para tirar uma foto, pressione-o para gravar um vídeo ou, se preferir, abra a galeria de imagens do seu celular, que pode ser acessada no canto inferior esquerdo (você também pode apenas arrastar a tela para cima);
  3. Use os recursos de edição do Instagram para modificar o vídeo ou a foto que deseja postar;
  4. Pronto! Agora é só tocar no botão “Sua história” para publicar o conteúdo. Se você preferir enviar esse Story para alguma pessoa em particular, toque na opção “Enviar”. Outra opção é “Salvar” o conteúdo para publicá-lo posteriormente.

Os Stories, diferentemente do que acontece com as fotos e imagens que são publicadas nos perfis do Instagram, só podiam ser publicadas de maneira vertical (1080x1920); mas, em março deste ano, o Instagram adicionou um novo recurso que permite ao usuário redimensionar as fotos e vídeos antes de publicar. Para fazer isso, basta tocar na tela com o dedo polegar e o indicador, fazendo um movimento de pinça.

Create engaging Instagram Stories.

Além das fotos e vídeos, o Instagram Stories também permite a publicação de outros formatos de conteúdo:

  • Textos:posts com conteúdo escrito e fundo colorido;
  • Live:transmissões ao vivo, que podem ser visualizadas e comentadas por todos os seus seguidores. Também podem ser publicadas como Stories depois que a transmissão chegar ao fim;
  • Boomerang: vídeos em loop com um segundo de duração;
  • Modo Retrato: fotos e selfies com foco exclusivo nas pessoas que devem aparecer no conteúdo;
  • Superzoom: zoom dramático ou cômico com alguns dos melhores efeitos disponíveis no Instagram;
  • Rewind: vídeos exibidos de trás para a frente;
  • Mãos Livres: vídeos gravados sem a necessidade de ficar apertando o botão no app.

Há diversos recursos disponíveis, mas a verdade é que você pode se divertir – e muito! – com a criação de um conteúdo feito especialmente para o Instagram. Se você quiser aumentar as expectativas dos seguidores para uma série de Stories, por exemplo, por que não cria um pequeno título ou uma breve introdução para esse conteúdo?

Outra opção é editar alguns pequenos clipes de vídeos em um único vídeo com até 15 segundos de duração e publicá-los nos seus Stories. A duração restrita é obrigatória para que seja publicado como Story; os vídeos de uma Transmissão ao Vivo, por exemplo, podem ter até um minuto de duração.

Qualquer que seja o caminho ou o recurso escolhido, é importante ter sempre em mente que o Instagram Stories está recheado de recursos feitos para auxiliar no processo de criação de conteúdos. Não tenha medo de usar as ferramentas de texto, as imagens, os vídeos, os adesivos, os gifs, os filtros e as enquetes para produzir conteúdos interessantes e relevantes.

A questão não é “postar”, mas sim “planejar”

A curta duração dos Stories não significa que os conteúdos não precisem ser planejados. Para que os seus Stories sejam bem-recebidos, eles devem ser construídos e elaborados com antecedência – além de manter uma identidade visual consistente.

Imagine que os seus Stories são como os episódios da novela: todos já estão programados, esquematizados e até mesmo gravados – e os espectadores estão sempre aguardando ansiosamente as próximas cenas. Por isso mesmo, é importante planejar com antecedência os conteúdos que deseja publicar – e de que forma eles chegarão ao seu público, que espera uma experiência consistente e interessante.

Uma maneira interessante de atiçar a curiosidade é mostrar um pequeno teaser do que vem por aí, ou mesmo avisar a data e a hora da próxima publicação.

Escolha bem os seus adesivos, tags e hashtags

Os adesivos, as tags de localização geográfica e as hashtags são os recursos mais tradicionais do Instagram – e também os mais eficientes na hora de impulsionar uma publicação. Para incluí-los na sua postagem, é só acessar o menu de edição dos Stories.

Example of product stickers in Instagram Stories.

Adesivos do Instagram

Além de tornarem o seu conteúdo mais divertido, os adesivos do Instagram também incentivam uma reação interativa por parte daqueles que visualizam o conteúdo.

Vejamos, então, as opções mais relevantes para empreendedores:

  • Adesivos de compra: disponível apenas para lojistas cujas contas já foram aprovadas para o recurso de compras no Instagram, os adesivos podem ser incluídos em todos os conteúdos publicados nos Stories. Com esse adesivo, o cliente interessado pode saber mais sobre o produto imediatamente – e, se quiser, pode comprá-lo ali mesmo.
  • Adesivo de enquete: está querendo saber a opinião dos seus clientes sobre alguma coisa em particular? É só criar uma enquete nos seus Stories. Os resultados são publicados em tempo real e você poderá acompanhar tudo no seu perfil.
  • Adesivo de hashtag: este adesivo redireciona o usuário para uma página que mostra apenas as publicações que utilizam essa hashtag. É um bom recurso para hashtags especiais ou promocionais.
  • Adesivo “Faça uma pergunta”: um dos melhores adesivos para lojistas e empreendedores que querem uma interação direta, imediata e espontânea. Basta inserir uma pergunta e esperar pelas respostas.
  • Adesivo de música: atualmente disponível apenas em alguns países, esse adesivo permite incluir músicas como trilha sonora para os Stories.
  • Adesivo de selfierecurso que permite incluir uma selfie sua ao conteúdo que será publicado. Para fazer isso, basta tocar no ícone de câmera (ou, em alguns dispositivos, da sua própria foto de perfil) que está localizado no menu dos adesivos.

Você tem uma ideia de negócios?

Comece o seu teste grátis de 14 dias da Shopify hoje mesmo, sem precisar de cartão de crédito!


 

Geotags (tags de localização geográfica)

As geotags podem ser aliadas importantíssimas para lojistas que desejam impulsionar a publicação de Stories em um determinado local (como um restaurante, um bairro da cidade ou mesmo um festival literário), pois elas tornam visível esses conteúdos para usuários que estão atrás de dicas ou conteúdos relevantes.

Hashtags

Por mais que as hashtags sejam excelentes para ampliar o alcance de um conteúdo, é possível que, se publicadas nos Stories, elas acabem afastando alguns clientes.

Se a ideia é utilizar hashtags nos Stories da sua loja, é melhor fazer isso apenas com hashtags que são suas – como hashtags de concursos, promoções e descontos. O motivo é bem simples: você pode acabar redirecionando os seus clientes para conteúdos de outras lojas e marcas se incluir hashtags que não são suas.

A MAC Cosmetics do Brasil, por exemplo, faz questão de celebrar o Dia do Maquiador com hashtags especiais:

 

Fonte: @maccosmeticsbrasil

Use as Transmissões ao Vivo como um complemento para os Stories

É verdade que assistir a uma Transmissão ao Vivo de um influenciador ou de uma celebridade é bem divertido, mas pode ser um pouco assustador estar sob os holofotes. Para piorar a pressão, esses conteúdos são transmitidos ao vivo, o que significa que não há tempo para corrigir nada.

No entanto, se você souber como usá-las, as Transmissões ao Vivo também podem ser interativas e versáteis.

Uma das grandes vantagens das Transmissões ao Vivo do Instagram, por exemplo, é o fato de que os seus seguidores sempre receberão uma notificação avisando que você começou uma transmissão (a menos que tenham desativado todas as notificações do app). Outro ponto positivo é o fato de que, depois de encerrada, a transmissão pode ser convertida em um Story, mas com uma pequena modificação no ícone que será exibido.

Portanto, se você conta com um número considerável de seguidores, pode ser uma boa ideia começar a planejar conteúdos adequados para esse formato.

Lembre-se: as Transmissões ao Vivo são interativas por natureza, o que significa que você precisa estar atento aos comentários dos seus seguidores e ajustar o conteúdo de acordo com as demandas que possivelmente surgirão. O importante, assim, é não só reconhecer a participação e a voz dos seus seguidores, mas também construir uma identidade flexível e humana para a sua marca. Por último, esteja preparado para ficar alguns minutos falando sozinho, pois pode demorar um pouquinho até que os seguidores comecem a assistir a transmissão.

Está pensando mesmo em fazer uma Transmissão ao Vivo? Então confira os temas mais populares para lojistas e empreendedores:

  • Criar um concurso ou convidar os seguidores para apostarem em um possível resultado;
  • Fazer um evento de Perguntas e Respostas ou um bate-papo do tipo "pergunte-me qualquer coisa";
  • Transmitir a sua cobertura de um evento ou compartilhar um momento especial;
  • Entrevistar alguém;
  • Ceder o espaço para um influenciador digital.

As Transmissões ao Vivo costumam passar longe das estratégias de muitas marcas, mas a verdade é que são ferramentas poderosas para cativar clientes e seguidores. Tente utilizá-las a seu favor!

Impulsione tráfego para o seu site e para os seus produtos

Links na sua bio do Instagram

Durante muito tempo, a bio era o único espaço no qual os usuários do Instagram podiam incluir links clicáveis – tanto que, até hoje, muitas marcas conhecidas ainda utilizam essa estratégia para anunciar promoções e novidades. Hoje em dia, porém, já contamos com dois princípios básicos de conversão que podem ajudar nesse processo: affordance e chamada para ação (CTA).

A affordance, neste caso, pode ser entendida como um sinal ou indicador sensorial que chama a atenção do usuário – e indica a ação que ele deve realizar. É por isso que, em vez de apenas pedir para que os seus seguidores deem uma olhadinha no link que está na bio, você pode criar um Story com o nome do seu perfil (@nomedoperfil) e uma setinha indicando o perfil; dessa forma, todos os usuários que clicarem ali serão redirecionados para a sua bio.

Uma chamada para ação (CTA), por outro lado, é uma instrução direta para os usuários. Se você quer que eles se concentrem em um Story específico, por exemplo – e não continuem passando para os Stories seguintes – um CTA pode ser um bom aliado. Vejamos alguns exemplos de chamadas para ação:

  • Confira mais fotos em #nomedacampanha
  • Deslize para cima e compre agora mesmo
  • Desconto de XX% aqui mesmo!

A C&A Brasil adotou essa estratégia em uma promoção recente:

 

Fonte: @cea_brasil

Links nos Instagram Stories

Outra maneira de utilizar os Stories é incluir mensagens de texto com links que redirecionem os usuários para o site da loja, o blog, páginas específicas de produto e muito mais.

Outra opção é criar Stories com links clicáveis, que redirecionem o usuário para a página de produto – neste caso, um bom aliado pode ser o adesivo de produto.

Uma boa notícia para os lojistas de todo o mundo é que o Instagram recentemente anunciou que pretende incorporar o recurso de compras na guia Explorar do app, local onde os usuários podem descobrir novos conteúdos de acordo com os perfis que seguem, as fotos que curtem e as hashtags que acompanham. Isso significa que o perfil da sua loja poderá ser encontrado por pessoas que ainda não conhecem a marca!

Por último, é importante lembrar que você tem apenas poucos segundos para cativar os seus seguidores; por isso mesmo, se você quiser que eles realizem uma ação específica, é melhor ser bem direto.

Transforme Stories em Destaques

É verdade que os Stories possuem vida curta: o fato de ficarem disponíveis por apenas 24 horas, afinal, é quase uma faca de dois gumes. No entanto, é possível salvar alguns dos seus Stories mais interessantes ou aqueles que fizeram muito sucesso na forma de Destaques.

Esse recurso da plataforma nada mais é do que uma maneira de armazenar e disponibilizar, de acordo com temas e títulos, os seus Stories para que durem mais de 24 horas.

Os Destaques podem ser utilizados para:

  • Criar pequenos vídeos e trailers que apresentam a sua loja;
  • Exibir fotos dos seus clientes vestindo ou utilizando os seus produtos;
  • Anunciar novos produtos;
  • Exibir uma pequena mensagem para novos seguidores, falando um pouco mais sobre os valores da marca;
  • Anunciar uma promoção.

 

Fonte: @adorofarm

Analise resultados com o Instagram Analytics

Contas privadas e pessoais não são ideais para marcas e lojas: afinal, com exceção do número de visualizações de cada Story, elas não exibem nenhum tipo de dado importante relativo ao desempenho desses conteúdos.

A coisa muda de figura quando falamos dos perfis comerciais, incluídos nas atualizações mais recentes do Instagram.

Os perfis comerciais oferecem métricas e análises que refletem o número de curtidas, o alcance de cada publicação e até mesmo o número de usuários que reagiu a um Story.

Instagram Analytics is available for business profiles.

Dados como esses são fundamentais para descobrir em quais pontos a sua estratégia precisa melhorar – e quais são as publicações e conteúdos que estão, de fato, funcionando.

E você? Já usou o Instagram Stories?

Você já usou (ou pretende usar) o Instagram Stories na sua estratégia de marketing? Vem compartilhar a sua experiência com a gente!

Quer saber mais sobre o Instagram? Seguem algumas dicas de leitura:


Which method is right for you?Sobre a autora

Gabriela Jungblut é editora-chefe do blog da Shopify em português, gestora de marketing de conteúdo para o mercado brasileiro, tradutora e intérprete de conferências.

Post original em inglês: Braveen Kumar

Tradução e localização: Marcela Lanius

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!

atendimento@shopify.com



Ver artigo completo

Muito mais do que um desconto: 6 promoções para o BFCM

Novembro 14, 2018 10 translation missing: pt-BR.blogs.article.read_time 0 Comentários

Últimos ajustes para um atendimento excelente no BFCM

Novembro 13, 2018 8 translation missing: pt-BR.blogs.article.read_time 0 Comentários

Canais de atendimento para novos lojistas

Novembro 12, 2018 11 translation missing: pt-BR.blogs.article.read_time 0 Comentários

Receba o Newsletter Empreendify