Guia passo a passo de preparação para o Black Friday/Cyber Monday

Outubro 30, 2017

Black Friday - ShopifyEm 2016, as vendas do Black Friday no Brasil foram de cerca de R$ 1,9 bilhão, um crescimento significativo quando comparado com o faturamento de 1,5 bilhão em 2015. A receita com as vendas online do Black Friday e do Cyber Monday continuam crescendo a cada ano.

A previsão deste ano, segundo o Google Brasil, é de 20% de crescimento em vendas em relação a 2016, com uma receita de mais de R$ 2,2 bilhões. 

Diante desse cenário promissor, como você pode preparar seu negócio para o dia de compras de maior volume do ano? Neste artigo, vamos apresentar maneiras de fazer isso, seja na sua loja física ou virtual. Para esse propósito, criamos um cronograma e explicamos os passos a serem seguidos.

Crédito da imagem: G1 e Ebit

Pelo menos um mês antes do Black Friday/Cyber Monday…

O Black Friday está chegando dia 24 de novembro, por isso, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.

Contrate mão de obra temporária 

Quem tem empresa sabe que é difícil encontrar bons funcionários para contratação. E não é diferente quando se trata de recrutar mão de obra temporária para o período de vendas do BFCM. Por isso, fica a dica de começar essa procura no começo do mês, se é que você já não fez isso ainda.

Escreva e publique um anúncio em sites de recrutamento, e comece a selecionar os candidatos. Assim, você evita ficar ser pego de surpresa, ficando sem funcionários suficientes quando o final de novembro chegar.

Faça seu planejamento

Como você pretende divulgar o BFCM para seus clientes? Que produtos estarão em destaque? Que promoções e descontos você irá oferecer e de que maneira irá anunciá-los? Essas são questões muito importantes que precisam ser pensadas com antecedência, o que é complicado quando se está ocupado, justamente, vendendo.

Para evitar aquela sensação de estar atropelando as coisas, comece a planejar o marketing e a publicidade hoje mesmo. Caso você não tenha arregaçado as mangas ainda, não se desespere: sempre há tempo para começar.

Pense nos produtos do estoque que deseja vender mais, nos eventos comerciais que gostaria de organizar, e na forma com que pretende promover sua marca durante o BFCM. Leve em consideração os seguintes pontos:

  • E-mail marketing: Crie mensagens para enviar diretamente aos clientes por e-mail para estimular suas vendas, e inclua essa tática em seu plano de marketing.
  • Marketing de influência: A quais blogueiros e influenciadores você pode recorrer para dar notoriedade aos seus produtos durante o BFCM?
  • Marketing nas redes sociais: Desenvolva sua estratégia de marketing para as redes sociais e lance boas campanhas para o BFCM.
  • Escuta social: O que seus clientes falam a respeito do BFCM? Descubra e garanta que sua comunicação esteja alinhada com o que vem sendo dito sobre o BFCM no momento.
  • Prêmios e concursos: Você pode recorrer a prêmios e concursos relacionados ao BFCM para fomentar nos clientes o espírito das compras. Pense em como você pode lançar um concurso para divulgar seus produtos e engajar seus clientes com sua marca.
  • Liquidações e promoções: Com certeza, muita gente deixa para comprar no BFCM por conta das grandes promoções. Sendo assim, como você pode atender esse perfil de consumidores? Crie promoções que despertem o senso de urgência e aumente as vendas. Uma boa dica é a criação de um calendário com as datas de lançamento e período de vigência de cada promoção específica.

Algumas lojas inclusive foram além do Black Friday, e criaram sua própria Black Week.

O Boticário, por exemplo, criou sua própria Black Week da Beleza. Repare que mesmo estando ainda em outubro, a marca já se preparou sua campanha no site com bastante antecedência. Eles pedem que você insira seu e-mail para receber ofertas antes das outras pessoas. Essa é uma excelente forma de fidelizar seus clientes, já que eles se sentem especiais por terem acesso a promoções exclusivas, e também ajuda a aumentar sua lista de e-mails para futuras promoções.

    No mês do Black Friday/Cyber Monday…

    Comece a se preparar

    Black Friday Cyber Monday sales | Shopify Retail blogConforme já dissemos, no setor varejista nunca é cedo demais para começar os preparativos para o BFCM. A maioria dos lojistas começa pelo menos um mês antes. Definir preços, providenciar cartazes e faixas, atualizar o site, treinar funcionários... Essas tarefas demandam tempo, e é importante estar com tudo em dia, pois há muitos consumidores que começam a pesquisar as ofertas com antecedência.

    As grandes redes varejistas como o Magazine Luiza, a Lojas Americanas e a Walmart, entre outras, já começam a anunciar as promoções do Black Friday com várias semanas antes do início oficial, então você pode adotar a mesma prática. Quanto antes você começar a pensar no BFCM, mais cedo conseguirá chamar a atenção dos clientes em potencial.Magazine Luiza - Shopify

    Duas semanas antes do Black Friday/Cyber Monday…

    Faça um balanço do estoque

    Não deixe que a falta de informações precisas leve seu desempenho de vendas no BFCM por água abaixo. Caso você tenha uma loja física, é o momento certo para contabilizar os produtos em estoque e fazer encomendas conforme a necessidade. É fundamental saber o número exato de produtos disponíveis, porque muitos clientes pesquisam promoções na internet antes de irem até as lojas físicas. 

    Além do estoque, os equipamentos e outros itens de infraestrutura também são muito importantes. Talvez você não pense em sacolas de compras, embalagens e rolos de papel para imprimir as notas fiscais, por exemplo, como uma prioridade no planejamento para o BFCM. No entanto, esses itens não podem ser negligenciados se você deseja que tudo dê certo.

    Se você possui uma loja virtual, procure ter a quantidade certa de materiais para acondicionar os produtos, de modo que você possa enviá-los aos clientes no menor tempo possível.

    Comece a divulgar

    Assim que você tiver elaborado seu planejamento para o BFCM, faça uso de recursos como e-mail marketing, blogueiros e influenciadores, além de canais e plataformas nas redes sociais para divulgar suas campanhas e ofertas. A seguir, vamos falar sobre cada um deles com mais detalhes.

    E-mail marketing

    O e-mail marketing é uma das melhores maneiras de manter contato com os consumidores fiéis, até porque é mais fácil vender para clientes existentes, que compram de sua loja durante o ano inteiro, do que conquistar clientes totalmente novos.

    Incentive os visitantes do site de sua loja a se inscreverem na lista de e-mails para que recebam as promoções que você lançar para o BFCM bem antes do público em geral, como nos exemplos acima.

    Blogueiros e influenciadores

    Não é segredo para ninguém que os blogueiros e influenciadores digitais conseguem convencer leitores e seguidores a comprar produtos e serviços. As pessoas gostam das recomendações dadas pelas celebridades que admiram para produtos e serviços pelos quais se interessam. 

    Por isso, faça contato com blogueiros e influenciadores com antecedência. O Black Friday/Cyber Monday é uma das melhores épocas para se conectar com eles. Além disso, pense na possibilidade de utilizar essa estratégia para campanhas de vários dias. Afinal de contas, o Black Friday sinaliza o início das compras de fim de ano, e oferece vários dias que os consumidores podem aproveitar para esse propósito, o que, naturalmente, é bom para seu negócio também.

    Redes sociais

    As redes sociais podem não ser, necessariamente, grandes geradoras de receita. No entanto, ainda são alternativas que valem a pena explorar, até porque são gratuitas. O Facebook, o Twitter e o Instagram são ótimas plataformas para gerar a curiosidade dos consumidores e criar demanda para produtos e serviços específicos. No Facebook, por exemplo, você pode captar clientes não apenas com anúncios, mas também por meio do Messenger. Na hipótese de você ter um número significativo de seguidores no Snapchat, por exemplo, você pode utilizar o aplicativo para exibir uma prévia do que você tem a oferecer.

    Uma semana antes do Black Friday/Cyber Monday…

    Atualize seu site

    Os consumidores precisam ter uma ideia muito clara de quais são as ofertas disponibilizadas em seu site no momento do acesso. Em vez de diversas promoções diferentes umas das outras, uma estratégia mais eficaz costuma ser uma frase de efeito, por exemplo, “30% de desconto em qualquer produto” ou “ganhe mais 25% de desconto comprando acima de três produtos”.

    No caso de lojas físicas, tenha o cuidado de deixar bem à mostra o horário de funcionamento de sua loja durante o período do Black Friday, ainda que ele seja o mesmo de sempre; assim, os clientes saberão exatamente até que horas poderão vir até sua loja.

    Se você for um dono de uma loja virtual em preparação para o BFCM, faça testes para garantir que seu site esteja funcionando perfeitamente. Confirme, junto à empresa responsável por seu servidor, o número máximo de clientes que seu site comporta ao mesmo tempo. 

    Aproveite e verifique outras questões técnicas relevantes, por exemplo, rede e conectividade, para que nada de errado aconteça durante o BFCM. A expectativa dos clientes é de um site de fácil navegação, sem travamentos nem demoras excessivas.

    Treine os funcionários

    Uma equipe de vendas bem treinada é o segredo para que que tudo ocorra bem durante um período de pico de vendas. Os funcionários devem estar muito bem informados sobre os produtos disponíveis para compra a fim de informar os clientes corretamente.

    Especialmente no caso das lojas físicas, é crucial ter a noção exata do que existe de fato no estoque. Outro ponto que não deve ser esquecido: a segurança. Tendo em vista o volume de pessoas em circulação na loja, reforce o treinamento dos funcionários em relação aos procedimentos de segurança a serem seguidos antes, durante e depois da abertura da loja a cada dia.

    Outras questões importantes

    Frete grátis

    Oferecer frete grátis durante o Black Friday Cyber Monday pode ser um diferencial bastante atraente para os consumidores, contribuindo para o aumento do lucro de uma empresa, se for operacionalizado da forma correta. Isso acontece porque, em geral, os clientes estão mais dispostos a pagar mais ao levar um produto adicional do que gastar em frete. Se você não tem muita certeza do impacto que a oferta de frete grátis pode gerar em sua receita, uma opção é estabelecer como condição um valor mínimo de compra.

    Retirada de produto na loja física

    Para lojas físicas que temem a concorrência das virtuais, uma opção é disponibilizar a retirada presencial, sem custo, de produtos comprados online. Muitos clientes preferem essa alternativa porque costuma demorar menos do que esperar a entrega das compras pelo correio.

    Outra vantagem, nesse caso para o lojista, é o aumento do fluxo de pessoas na loja física, o que aumenta a probabilidade desses consumidores de comprarem outros produtos.

    Vendas em múltiplos canais

    Os consumidores modernos acessam diversas plataformas para pesquisar promoções e liquidações e, assim, ficar mais bem informados para tomar decisões de compras. E nesse processo, os dispositivos móveis ocupam papel de destaque como principal fonte de busca de informações.

    Muitos consumidores utilizam os celulares para pesquisar produtos e comparar preços e, por fim, comprar produtos. Uma pesquisa da eBit revela que cerca de 20% das compras online na Black Friday no Brasil de 2016 foram realizadas por meio de dispositivos móveis. Por isso, coloque seu negócio na internet e utilize diversos canais para ter uma maior abrangência junto a esses consumidores.

    Esteja super preparado para o Black Friday/Cyber Monday e faça bons negócios

    O BFCM e as compras de fim de ano são as épocas mais movimentadas do ano e, por isso mesmo, as que apresentam mais desafios. No entanto, com preparação prévia e a aplicação das dicas que discutimos neste artigo e outras dicas, você conseguirá enfrentar melhor esses desafios e garantir que tudo ocorra da melhor forma possível. 

    A empolgação de lojistas e consumidores com o Black Friday/Cyber Monday cresce a cada ano. Está na hora de seu negócio fazer parte desta grande festa também. Bom Black Friday/Cyber Monday!


    Which method is right for you?Sobre a autora

    Gabriela Jungblut é editora-chefe do blog da Shopify em português, gestora de marketing de conteúdo para o mercado brasileiro, tradutora e intérprete de conferências.

    Post original em inglês: Michelle da Silva

    Tradução e localização: Armando Silveiro

    Você tem dúvidas sobre a Shopify?

    Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!

    atendimento@shopify.com


    Receba o Newsletter Empreendify