Dicas importantes para lançar uma nova loja virtual

01 Março, 2019

What should I focus on first when launching a new store?

Uma loja virtual de sucesso não constrói uma boa reputação da noite para o dia, da mesma maneira que o lançamento de um novo e-commerce ou empreendimento comercial também não é um processo imune a fracassos ou complicações. O sucesso está longe de ser uma "receita de bolo": na verdade, é uma combinação de estratégias, táticas, processos e recursos.

Mas isso não quer dizer que atividades de alto impacto devam ser evitadas. Se você está se preparando para lançar uma nova loja virtual, é essencial saber como alocar de maneira eficiente o seu tempo e os seus recursos, dois elementos que costumam ser escassos nas rotinas de empreendedores ocupados.

É por isso que, neste Pergunte à Shopify, vamos discutir com mais detalhes esse processo pelo qual todos os lojistas e empreendedores já passaram (ou ainda vão passar): o lançamento de uma nova loja virtual.

Pergunta:

Se você precisasse escolher apenas uma estratégia ou tática de e-commerce para priorizar durante o processo de lançamento de uma loja na Shopify, qual seria? Eu adoraria saber como foi esse processo para outros lojistas e empreendedores, pois acho que seria uma ótima oportunidade de aprendizado.

Resposta:

Aqui na Shopify, contamos com o privilégio de trabalhar com lojistas e empreendedores de sucesso, especializados nos mais diversos nichos e produtos. Foi por isso que, quando recebemos essa pergunta tão importante, respiramos com tranquilidade: já sabíamos que eles seriam as pessoas mais indicadas para nos ajudar.

Quando começamos a anotar as respostas, percebemos uma coisa: ainda que a maioria dos conselhos tratasse de temas relacionados ao processo de localizar e se conectar com os clientes, as táticasrelatadas eram completamente variadas. Isso significa que, por mais que você acabe descobrindo dicas que casem perfeitamente com a sua situação, muitas vezes, o que funciona para uma loja virtual ou para um lojista pode não funcionar para a sua loja ou para você. Ainda assim, é sempre bom poder contar com um grande leque de opções e possibilidades.

Agora que já definimos o ponto inicial, que é a conquista e a fidelização de clientes, podemos passar para a melhor parte: os conselhos dos nossos colegas. Na hora de selecionar a melhor tática para a loja, não se esqueça de que ninguém conhece tão bem a sua realidade como você mesmo. Por isso, escolha o caminho que parecer mais vantajoso para a sua loja, o seu nicho e os seus objetivos.

Crie um fluxo constante de tráfego (sem precisar pagar nada)

O marketing pago é uma ótima opção para direcionar os clientes até a sua loja; mas, apesar de gerar resultados concretos em pouco tempo e possuir uma boa base para a segmentação de clientes, também é uma estratégia que requer um bom investimento financeiro. Se você tem um orçamento e um prazo limitados para captar clientes em potencial, por que não tenta construir um tráfego orgânico a partir das redes sociais? Além de ser uma estratégia menos custosa, ela também permite uma conexão mais próxima com os clientes.

Eu criava conteúdos voltados para o meu público-alvo o tempo todo, mas não utilizava estratégias pagas para impulsionar as publicações. Hoje em dia, acredito que esta seja uma das melhores maneiras de gerar um tráfego de qualidade. E vale lembrar que quando falamos da geração de tráfego nas redes sociais, estamos falando do gerenciamento de várias plataformas ao mesmo tempo: eu criei perfis para a minha loja no Facebook e no Instagrame fui gradualmente conquistando mais seguidores. Também criei um blog para a minha marca, que atuava como uma ponte entre o público-alvo e a loja, e investi pesado em estratégias gratuitas de SEO.”

Kevin, guru da Shopify e empreendedor da Identitee Politics

Se você quiser ler mais sobre as possibilidades do marketing nas redes sociais, vale a pena conferir como é possível criar uma boa estratégia de publicidade nos Stories do Instagram.


Você tem uma ideia de negócios?

Comece o seu teste grátis de 14 dias da Shopify hoje mesmo, sem precisar de cartão de crédito!


 

Seja notado pela imprensa

Para um empreendedor, ser notado pela imprensa pode significar desde uma conversa informal com um blog popular até uma entrevista de destaque em um jornal renomado. Esse tipo de publicidade, especialmente quando feito em canais populares entre o seu nicho e público-alvo, é uma excelente forma de impulsionar o tráfego da loja e mesmo o número de vendas.

Sempre que lançávamos um novo produto, eu tentava conseguir uma entrevista ou um pequeno anúncio na imprensa especializada. Foi o que fizemos quando a marca comemorou seis meses, e o melhor de tudo é que esta é uma estratégia que não custa absolutamente nada."

David Gaylord, cofundador da Bushbalm

Um dos pontos mais altos da história da nossa marca foi quando a seção de moda de um dos maiores jornais do país fez uma pequena reportagem sobre nós.”

Paul Mc Connell, especialista de serviços financeiros da Shopify e empreendedor da Grey + Ginger

Nós também temos algumas táticas e ferramentas para ajudar lojistas que estão desbravando o mundo da imprensa.

Construa uma marca

A marca da loja é mais do que um logotipo, um template e algumas cores; é um elemento essencial para a construção de uma identidade visual, que por sua vez complementa o storytelling da loja. A marca representa e simboliza os seus valores, o respeito pelos clientes e muito mais, de modo que, quanto mais cedo você começar a construir a sua marca, melhor.

“Uma marca consistente pode ser descrita em uma ou duas frases. O modo como você e os outros enxergam a identidade da loja funcionará como uma base para estratégias futuras de marketing, comunicados oficiais, conteúdos e até mesmo produtos.”

Cian Wright, guru da Shopify e empreendedor da Verses

Aproxime-se da sua comunidade

É importante ter em mente que aqueles números e estatísticas de seguidores e visitantes representam pessoas. Ao estabelecer relações duradouras com elas, você não só fortalece a conexão dessas pessoas com a sua marca como também potencializa o número de vendas. A melhor maneira de estabelecer essas relações é investir no conteúdo do seu blog e também nas redes sociais – mas vale lembrar que esta é apenas uma das maneiras de aumentar o alcance e a popularidade da loja.

“Os seres humanos apresentam uma forte necessidade de pertencer, de participar de uma comunidade. Além disso, quando nos sentimos validados e cuidados, as chances de que retribuamos é ainda maior. O mesmo pode acontecer na sua loja: ao incluir clientes e visitantes dentro de uma comunidade feita para (e com) eles, você está oferecendo algo extremamente valioso, que simplesmente não existe no processo tradicional de compra. Se o objetivo é demonstrar a missão e os valores da marca, crie e-mails personalizados, dicas e conteúdos exclusivos no blog, vídeos que mostram o 'por trás das câmeras' e muito mais. Priorizar as pessoas envolvidas com o seu e-commerce significa alimentar uma nova comunidade, que com toda a certeza enxerga e compreende o valor dos seus produtos e serviços.”

Sarah Vezina, guru da Shopify e cofundadora da Octopied Mind

Colabore com marcas e influenciadores populares

Uma das melhores maneiras de alcançar o público-alvo desejado é trabalhar com marcas e influenciadores que já são aceitos por essas pessoas.

“Procure pessoas e marcas que possuem um bom número de seguidores nas redes sociais e entre em contato, propondo uma parceria. Trabalhar com pessoas que se identificam com a sua marca pode ser um excelente canal para ampliar o alcance dos seus produtos e a popularidade da loja.”

Paul Mc Connell, especialista de serviços financeiros e empreendedor da Grey + Ginger

As colaborações e parcerias com influenciadores podem ser perfeitas para o e-commerce, mas elas só surtirão efeito se você souber escolher o influenciador ideal. Para simplificar o processo, você pode consultar algumas das plataformas que conectam marcas e influenciadores.

Teste as suas ideias

Uma coisa é lançar um produto e ver como o mercado vai reagir; outra coisa bem diferente é lançar um produto com base em dados sólidos e ver como o mercado vai reagir. Testar as ideias de produtos antes do lançamento da loja (e, possivelmente, antes mesmo da escolha dos produtos) significa, acima de tudo, construir uma base concreta para tomar decisões importantes.

“No meu caso, as coisas começaram a mudar quando eu passei a trabalhar na direção oposta à qual eu vinha trilhando. Eu havia passado um ano inteiro tentando lançar uma loja de produtos eróticos, mas as coisas sempre davam errado na hora de bolar e lançar as estratégias de marketing. Foi aí que eu decidi mudar a ordem das coisas e começar a anunciar diversos produtos. Quando identifiquei o produto mais popular, criei a loja toda em torno dele. Deu certo!”

Peter C, especialista da Shopify Plus

O dropshipping é uma das melhores maneiras de testar novas ideias de produto. Se quiser saber mais sobre esse modelo de negócios, é só clicar aqui.

Aceite o feedback da família e dos amigos

Se você está construindo uma loja, é bem provável que conheça todos os mínimos detalhes de todas as páginas, produtos e processos. Embora esse envolvimento seja extremamente positivo na hora de criar anúncios e organizar o funcionamento da loja, ele também pode acabar provocando uma certa cegueira: com tantas coisas para se preocupar, é possível que você simplesmente não perceba algo capaz de gerar problemas para os visitantes da loja. É por isso mesmo que é tão importante ter pessoas que possam avaliar externamente o funcionamento do site.

“A minha sugestão é esta: pedir que os seus amigos e parentes (especialmente aqueles que não têm papas na língua) visitem a loja e deem um bom feedback. Para simplificar o processo, você pode criar um formulário de respostas no Google e oferecer algo que compense todo esse trabalho, como por exemplo um desconto de 50% ou um frete gratuito na primeira compra. Esses feedbacks costumam pontuar pequenos ajustes e melhorias que certamente farão toda a diferença na experiência do visitante.”

Sahil Chawla, especialista da Shopify Plus e empreendedor da Flux Socks

O feedback, no entanto, é sempre mais valioso quando vem de pessoas que fazem parte do seu público-alvo. Se o público da sua loja é composto por pessoas de 50 anos, é necessário avaliar com mais atenção o formulário do seu amigo de 56 anos do que aquele preenchido pelo seu sobrinho de 24.

Isso não quer dizer que o feedback de pessoas que estão fora dos parâmetros do público-alvo deva ser totalmente descartado: o seu sobrinho, afinal, pode acabar encontrando elementos relevantes, como uma política de envio pouco detalhada ou algum outro erro. O feedback do amigo de 50 anos sobre a qualidade ou o apelo dos produtos, no entanto, certamente ficará no topo da lista de prioridades.

Pratique os fundamentos básicos de SEO

A otimização do site para os mecanismos de busca da internet é um elemento importante que costuma ser interpretado como apenas um “complemento” dentro do árduo processo de lançamento da loja, mas a verdade é que uma boa estratégia de SEO pode ajudar a construir uma base sólida para o sucesso de qualquer loja.

“É um processo meio entediante, mas eu particularmente acho que é muito importante investir tempo (e quem sabe até mesmo dinheiro) para aprender mais sobre o SEO e começar a construir uma estratégia para a loja mesmo antes do lançamento. É algo que vai demandar concentração e paciência: a inclusão de elementos alt text nas imagens, a revisão dos metadados, a análise de SEO dos concorrentes... Tudo isso pode parecer um pesadelo, mas, na verdade, é uma experiência que rende bons frutos.”

Jenneviere Villegas, gerente do programa Shopify Merchant e empreendedora do Pirate Happy Hour

Aqui no blog da Shopify, temos um guia para iniciantes sobre SEO que pode ser de grande ajuda.

Não existe "receita de bolo"

Quando fizemos a pergunta para a nossa equipe, honestamente não sabíamos se as respostas acabariam sendo muito repetitivas ou não. Lendo os conselhos acima, é possível identificar que eles são bem variados – mas todos, sem exceção, falam sobre o mesmo assunto: a necessidade de encontrar o público-alvo ideal.

A busca por esse público pode ser realizada de diversas maneiras, como a solidificação da marca, o marketing nas redes sociais, algumas menções na imprensa ou mesmo uma estratégia de SEO. Qualquer que seja o método escolhido, o importante é estabelecer o objetivo: criar uma conexão especial com as pessoas que compõem o público-alvo da loja.

Por mais que isso pareça simples e mesmo óbvio (afinal, é claroque conquistar e fidelizar clientes deve estar no topo da lista de qualquer empreendedor), também é importante lembrar aquilo que não foi mencionado pelos nossos entrevistados: as pedras ao longo do caminho, como a dúvida constante sobre as embalagens de produto ou o medo de não ter delimitado todos os processos internos da loja.

Se você está se preparando para o lançamento da sua loja e não sabe bem o que priorizar, priorize os clientes. Não deixe que os detalhes e minúcias atrapalhem esse momento tão importante.


Which method is right for you?Sobre a autora

Gabriela Jungblut é editora-chefe do blog da Shopify em português, gestora de marketing de conteúdo para o mercado brasileiro, tradutora e intérprete de conferências.

Post original em inglês: Desirae Odjick

Tradução e localização: Marcela Lanius

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!

atendimento@shopify.com