Design de varejo imersivo para lojas pop-up

Dezembro 07, 2018

Window display, retail design | Shopify Retail blog

As lojas pop-up proporcionam uma experiência que conecta o seu negócio com os clientes em um espaço físico que transmite a mensagem da sua marca por meio de um design de varejo cuidadosamente pensado.

Como um dos segmentos que cresce mais rápido no varejo, o comércio experimental de fato gira em torno da ideia de contar uma história (storytelling). Como já listamos os motivos para apostar na tendência das lojas pop-up, agora queremos mostrar como o design de varejo pode ajudar você a narrar uma história capaz de deixar aquela boa impressão duradoura nos clientes e nas mídias.

Devido à natureza temporária dos eventos pop-up, diferentemente da maioria das lojas, você não conta com o recurso da repetição para estabelecer a sua marca. Com uma exposição limitada ao cliente, os visitantes da sua loja pop-up precisam estar imersos na mensagem da sua marca, rodeados com o estilo de vida que ela representa, para captarem o seu propósito.

Porém, assim como para qualquer outro espaço físico de varejo, a narrativa começa bem antes de o primeiro cliente aparecer na porta da sua loja. Confira a seguir como o design de varejo pode ajudar você a criar uma experiência imersiva para os seus clientes e a contar a história da sua marca.

Experiências imersivas com o design de varejo

Crie uma primeira impressão duradoura

First impression, retail design | Shopify Retail blog

A “primeira impressão” do seu evento pop-up determinará se as pessoas vão querer conhecer a sua marca mais de perto ou não — e ela começa já na vitrine, a sua primeira oportunidade de se conectar naturalmente com e atrair o fluxo de clientes passando nas redondezas.

Até agora não falamos nenhuma novidade, afinal, todo mundo sabe que os lojistas convencionais trabalham suas vitrines o ano inteiro, trocando o tema e a aparência com o passar das estações e datas festivas. Porém, pare para pensar em quantas pessoas viajam para Nova Iorque para andar pela Quinta Avenida, ou para Paris, para perambular pela Champs-Élysées e ficar admirando as fachadas e vitrines das lojas. As vitrines são uma atração em si, logo, não deixe de investir tempo e dinheiro na sua, independentemente do espaço que você tenha para montá-la!

Template Icon

Você precisa de ajuda com a sua loja?

Veja uma lista com 5 parceiros brasileiros da Shopify que prestam serviços a lojistas da Shopify no Brasil. Encontre alguém para lhe ajudar a criar a sua loja virtual, personalizar o seu tema, SEO, marketing, pagamentos, checkout, design e muito mais!

Baixar a lista grátis

Em uma loja pop-up, é importante comunicar o caráter temporário e exclusivo do seu evento, que tem data marcada para terminar. As pessoas que passarem na frente da sua loja devem entender que estão tendo uma oportunidade exclusiva de compras com você. Portanto, deixe explícito por quanto tempo a sua iniciativa pop-up estará aberta. Uma data de início e de fim explícitas ajudam os clientes a entender a diferença entre a sua loja pop-up e as demais fachadas de estabelecimentos comerciais ao seu redor.

DICA DE MESTRE: deixe o endereço do seu site sempre visível no evento pop-up para manter a conexão entre a sua loja física temporária e a sua loja virtual.

Para tanto, capriche nas sinalizações, pôsteres, materiais de marketing impressos (panfletos) e não deixe de publicar essas mesmas informações no seu site.

Elabore uma experiência imersiva com o design de varejo

Immersive retail, retail design | Shopify Retail blog

A vitrine cria expectativa em quem se aproxima da loja pop-up. Assim que um visitante entra nesse espaço, o ambiente que o acolhe deve corresponder ou superar as suas expectativas, mergulhando-o em uma experiência que evoque uma conexão emocional com a sua marca.

Para criar uma experiência pop-up impactante, faça uma avaliação sincera sobre a sua empresa e marca. Comece respondendo às perguntas abaixo:

  • O que a sua marca (ou empresa) representa? Qual é a mensagem da sua marca?
  • Descreva o seu cliente. Quem são os seus clientes? Quem eles querem ser? Quais são os obstáculos entre esses dois estados de ser do cliente que a sua marca ou empresa ajuda a superar? Desenvolva as buyer personas para conhecer os seus clientes e para ter material de referência para consultar em ações futuras.
  • Existem elementos obrigatórios que precisam ser trabalhados para a sua marca? A sua marca tem logotipos ou marcas de serviço estabelecidas que precisam ser representadas?
  • Qual é o ambiente que melhor combina com a mensagem da sua marca? Ultramoderno? Tradicional? Rústico?
  • Qual ação que você quer que todo visitante adote? Você quer que eles compartilhem algo nas mídias sociais? Comprem algum produto? Decidam entrar para a sua mala direta? Tudo isso está relacionado com o propósito definido ao planejar a loja pop-up.

As respostas a essas perguntas ajudam a identificar exatamente como você quer que as pessoas se sintam ao entrar no seu espaço e o que você quer que elas façam uma vez dentro da sua loja. 

Chame a atenção 

Visual merchandising display, retail design | Shopify Retail blog

Imagem: Pinterest

Siga apostando em uma pegada holística para o design de varejo: acrescente elementos chamativos no seu merchandising visual e mostruários. Após definir a estética geral da loja, cuide para que todos os elementos expositores combinem entre si.

Por exemplo, quais estruturas melhor apresentam a sua coleção: prateleiras metálicas ou caixotes de pallet? Acertar no mobiliário também pode servir para exibir com maestria as suas mercadorias. O segredo aqui é apresentar uma composição fluida e limpa, que seja capaz de mostrar o que você tem a oferecer sem passar a impressão de desordem (deixe produtos repetidos ou itens de decoração sobressalentes escondidos em alguma área para armazenamento ou almoxarifado, e reabasteça conforme necessário).

Da mesma forma, os mostruários de produtos devem ser definidos segundo as metas e objetivos da loja pop-up. Por exemplo, você quer vender um produto (objetivo: vendas) ou exibir um produto (objetivo: expansão da marca)? Se você quer exibir seus produtos, como você quer que as pessoas compartilhem informações sobre eles? Você quer que elas tuítem ou postem uma foto no Instagram usando o seu produto?

Talvez você prefira que o seu evento pop-up gere seguidores no Facebook, para quem você pretende vender no futuro. Assim, incentivar as pessoas a publicar uma foto delas mesmas na linha do tempo do Facebook usando o seu produto é mais importante do que exibi-lo em todas as cores e tamanhos disponíveis.

Dê asas à sua criatividade com as vitrines e mostruários, pois são eles que vão dar aquele toque especial e exclusivo à experiência da sua loja pop-up. Não deixe de conferir algumas ideias no Pinterest e no Windowswear.com, um site com várias vitrines criadas em lojas do mundo inteiro.

O toque final: surpresa e engajamento

Immersing customers in your brand | Shopify Retail

O segredo é “mergulhar” as pessoas na sua marca sem perder o foco no objetivo da loja pop-up. Depois que você chamou a atenção dos transeuntes (fora da loja) e os envolveu com a sua marca (dentro da loja), não perca de vista o seu objetivo e tenha um plano em mãos para transformar visitantes em novos clientes e entusiastas da sua marca.

Se possível, visite o espaço que você alugou em momentos diferentes do dia e da semana para estudar o fluxo de pessoas e a energia da vizinhança. Mesmo com a parte de merchandising visual resolvida, não deixe de planejar o fluxo geral do espaço, afinal, ele é o primeiro ponto de contato do seu cliente ao entrar na loja, além de ser um elemento central que conjuga ambiente e elementos contrastantes, acrescentando uma dimensão necessária para manter a loja interessante aos olhos de quem a visita.

Os melhores comentários que um empreendedor se aventurando na tendência pop-up pode ouvir são “essa loja está mais bonita do que algumas lojas permanentes que vemos por aí!” ou “Não acredito que esta é a loja temporária!”. O pulo do gato está em deixar as pessoas surpresas ao verem que todo esse afinco é apenas temporário. Queremos que elas entrem na sua loja pop-up jurando que aquela é a sua loja oficial!

É bom ter em mente que os espaços que têm uma experiência de marca clara não só recebem mais elogios da mídia, como também apresentam um retorno sobre investimento (ROI) mais robusto. Por quê? Ora, porque os clientes estão mais propensos a gastar dinheiro e a seguir uma marca que os convidou para conhecer seu estilo de vida, e que transmite uma mensagem de que continuará proporcionando experiências especiais (tanto em forma de produtos quanto em forma de momentos) nos próximos meses.

Mãos à obra!

Quais são as suas dicas de design de varejo? Como você usou o design de varejo para transformar visitantes em compradores? Compartilhe suas ideias com a gente!


Which method is right for you?Sobre a autora

Gabriela Jungblut é editora-chefe do blog da Shopify em português, gestora de marketing de conteúdo para o mercado brasileiro, tradutora e intérprete de conferências.

Post original em inglês: Melissa Gonzalez (autora convidada)

Tradução e localização: Carolina Walliter

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!

atendimento@shopify.com


Receba o Newsletter Empreendify