Compras de Natal: em busca do presente de última hora

Dezembro 12, 2018

Last Minute Gift Ideas for Holiday Shoppers | Shopify Retail blogEmbora marcadas no calendário com toda a antecedência do mundo, as festas de final de ano têm esse misterioso poder de pegar a todos de surpresa. Entra ano, sai ano, as coisas não mudam: basta dezembro chegar para os shoppings e galerias comerciais serem tomados por compradores desesperados para encontrar aquele presente de última hora antes do recesso começar.

Atire a primeira pedra quem nunca foi resolver os presentes de Natal da família em pleno 24 de dezembro e não fazia a menor ideia do que comprar e onde comprar!

Uma parte dessa multidão de clientes ávidos quer resolver todas as compras antes de viajar para visitar a família e amigos que moram longe. A outra parte sai às compras nas vésperas de propósito, pois as lojas costumam ficar abertas até mais tarde, com ofertas até melhores do que as anunciadas no Black Friday. E ainda há um terceiro grupo nessa brincadeira: os bons e velhos procrastinadores de plantão!

Na verdade, pouco importa o motivo que leva as pessoas esperarem os 45 do segundo tempo natalino para irem às compras. O importante aqui é saber que esse fluxo apressado de clientes em busca de presentes de última hora vaibater à porta da sua loja.

Ano passado, a previsão era que 11,5 milhões de brasileiros comprariam presentes apenas uma semana antes do Natal. Ao que tudo indica, este ano não será diferente e você tem a oportunidade de atender às necessidades urgentes dessa multidão.

Existem várias formas de ajudar clientes enrolados com as compras natalinas. Trouxemos aqui algumas sugestões simples e fáceis de implementar para você construir uma boa reputação perante os clientes, tornando-se uma referência para os compradores de última hora.

Horário de funcionamento especial

Se a sua loja fica abarrotada de clientes nessa época do ano mesmo faltando cinco minutos para ela fechar, considere a possibilidade de estender o horário de funcionamento.

Esse é o jeito mais fácil de ajudar aqueles clientes mais atarefados e que deixam as compras de Natal para última hora. Basta oferecer mais tempo para eles pesquisarem opções de presentes e decidirem comprar com menos tensão.

Confira também outras ideias para facilitar a vida dos clientes que visitam a sua loja física:

  • Tenha funcionários com sistemas de ponto de venda (PDV) móveis. Com eles, você poderá registrar as compras de mais clientes sem precisar ocupar muito espaço com bancadas de checkout extras, que são totalmente desnecessárias em outras épocas do ano.
  • Aumente o expediente dos funcionários ou contrate funcionários temporários. É importante manter a experiência de compra o mais eficiente e agradável possível para os clientes, e não ter mão de obra suficiente só aumentará o estresse e a irritação deles. Assim, se a sua loja experimenta um pico nas vendas e no fluxo de clientes em dezembro, não hesite em expandir o seu quadro com funcionários temporários.
  • Monte uma estação para embrulho gratuito de presentes. Quando os clientes sabem que podem encontrar um presente de última hora na sua loja e ainda por cimalevá-lo embrulhado e prontinho para entregar, isso os incentiva a comprar com você graças a essa conveniência agregada.

DICA DE MESTRE:
Experimente o Shopify POS, nosso sistema PDV que é dinâmico como o seu negócio!

Por fim, fique de olho e planeje o seu inventário. As prateleiras da sua loja devem estar bem recheadas de produtos para os clientes de última hora, para que eles não fiquem com as “sobras” deixadas pelos compradores que resolveram os presentes de Natal com antecedência.

Facilite a compra online

Você pode fazer a diferença para os clientes da véspera natalina ao simplesmente facilitar a compra pela internet. Assim, eles poupam tempo e não precisam se desgastar nas lojas lotadas de outros compradores.

Na loja virtual, dê ideias de presentes de última hora, selecionando os produtos que fazem sentido serem comprados para dar de presente para alguém. Faça essa curadoria tendo em mente seu mercado-alvo: quem é que está na lista de presentes do seu cliente? Eles buscam lembrancinhas ou produtos mais caros?

Uma boa ideia é pensar em tipos de pessoas presenteadas, como mães, irmãos ou namoradas. Monte kits por preço de produto ou por estilo e interesses específicos, ou faça como a L’Occitane e crie uma seção dedicada às compras natalinas:

Monte coleções online em que os clientes possam clicar sobre os itens sugeridos. Isso também pode ser feito na loja física, com visores e mostruários de realidade aumentada.

Outra opção é montar kits abrangentes e compatíveis com vários estilos e preços, como faz a loja Quem disse, Berenice?:

Já a Chico Rei criou uma promoção especial para quem vai participar de amigo oculto neste fim de ano, associando a oferta com um gesto generoso: o lucro obtido com as vendas dessa promoção será todo revertido para a Sociedade Juizforense de Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente (SJPA):

Ao montar sua vitrine online para o Natal, pense nos compradores de última hora e exiba produtos dignos de virar presente logo na região frontal e central da página, como faz a Touts:

Lembre-se: os presentes devem ser fáceis de pesquisar e de encontrar no site. Também é importante deixar as informações sobre envio explícitas, objetivas e fáceis de entender.

Você também pode atender melhor os clientes de última hora avaliando os seus processos e sistemas internos. Por exemplo, como você pode melhorar o atendimento dos pedidos para deixar os prazos de entrega mais interessantes para o comprador? É possível processar os pedidos natalinos com mais agilidade? Pense nessas questões!

Smartphones: atalho para lucrar

Hoje, oferecer uma experiência móvel de qualidade aos clientes é imprescindível, e essa regra também vale para as compras pela internet.

Segundo a E-commerce Brasil, 78% dos brasileiros que têm smartphone preferem comprar por aplicativo. Esse número tende a crescer com mais lojas físicas aceitando opções em pagamento via celular . A Google também reforça esse argumento, relatando que os aparelhos móveis são uma vitrine essencial para quem oferece oportunidades de compra no Natal.

Mesmo que você observe um fluxo presencial de clientes maior que as vendas pela internet, manter um site ou app funcionando bem é muito importante para o seu negócio.

O mínimo que você deve fazer é otimizar o seu site para acessos móveis, para que ele seja responsivo na tela do celular, e usar um software de e-commerce com funcionalidade móvel.

DICA DE LEITURA: quer entender as diferenças entre o Black Friday e a temporada natalina? Então não deixe de ler este artigo!

Para fazer isso, basta pensar em cada etapa do processo de compra e como elas funcionarão em dispositivos móveis. Os clientes devem poder pesquisar itens, adicionar produtos ao carrinho e fazer o checkout com a mesma facilidade com a qual fazem isso tudo usando um computador.

Em outras palavras, você precisa de um site bem organizado para facilitar a navegação em telas pequenas. Outro elemento imprescindível é um processador de pagamento que funcione corretamente quando um cliente efetua uma compra usando um dispositivo móvel.

O seu site também deve aceitar cartões de crédito e outras formas de pagamento, como o PayPal, para que os clientes que compram usando o celular o façam com um simples toque na tela.

Template Icon

Você precisa de ajuda com a sua loja?

Veja uma lista com 5 parceiros brasileiros da Shopify que prestam serviços a lojistas da Shopify no Brasil. Encontre alguém para lhe ajudar a criar a sua loja virtual, personalizar o seu tema, SEO, marketing, pagamentos, checkout, design e muito mais!

Baixar a lista grátis

Quer caprichar um pouco mais? Pense como um app da sua loja pode ajudar os clientes de última hora a comprar com rapidez, encontrar boas ideias de presente e aproveitar descontos e outros cupons. Marcas como a Sephora e o Starbucks disponibilizam seus próprios aplicativos para os clientes usarem em aparelhos com sistema Android e iOS.

O app da Sephora (ainda não disponível no Brasil) permite que os clientes acompanhem suas recompensas, pesquisem produtos e recebam notificações avisando quando podem aproveitar ofertas especiais ou participar de eventos nas lojas físicas da marca. O Starbucks, por sua vez, facilita a vida dos clientes ao permitir que eles resgatem prêmios quando realizam uma nova compra.

Embora todos esses recursos sejam úteis em qualquer época do ano, aproveite a demanda natalina para disparar alertas personalizados e códigos de descontos para os clientes usarem ao comprar no seu site ou loja física.

Experimente também combinar a experiência online ou móvel dos seus clientes com a vida fora da virtualidade, deixando que eles comprem pela internet e busquem os produtos na sua loja. Dessa forma, quem deixa para comprar os presentes de Natal de última hora não precisa se preocupar com os seus prazos de envio.

Vale-presente ao alcance do cliente

É possível que o cliente de última hora não queira gastar horas a fio buscando o presente perfeito para todos os parentes e amigos. Dessa forma, os vales-presente são uma solução ideal para quem quer presentear, mas não faz questão de um mimo personalizado e escolhido a dedo.

Assim, deixe os vales-presente próximos ao caixa da sua loja, onde ficam bem visíveis para quem está com pressa. Próximo a eles, coloque também alguns itens sortidos de papelaria, como caixas e envelopes coloridos, que servem de incentivo para o cliente que prefere que o vale seja algo um pouco mais tangível para se dar de presente. Parece bobeira, mas esse é um ótimo exemplo de detalhe que faz toda a diferença na hora de presentear alguém querido.

Além disso, ofereça mais flexibilidade aos seus clientes, colocando vales-presente à venda no seu site e com várias opções de entrega. A livraria Saraiva já tem tradição nesse formato de presente criativo:

Quem não tem tanta pressa assim talvez prefira receber o vale-presente pelo correio para ter alguma coisa para dar a uma pessoa querida na noite de Natal. Já outros podem acabar comprando o vale a caminho da ceia natalina graças às opções de entrega diversificadas (e-mail e notificação por celular, por exemplo).

Marketing útil para clientes de última hora

Sabia que é possível promover o seu negócio e ainda ajudar os clientes mais desesperados? Basta alinhar seu material de marketing com as necessidades do período de festas de fim de ano. Envie e-mails para seus clientes com sugestões de presentes criativos e kits de produtos para pais, parceiros e até patrões!

Dispare lembretes por e-mail, apps ou mala direta com a contagem regressiva para os principais feriados festivos da época. Inclua promoções especiais para a época natalina, ofertas ou cupons, incentivando seus clientes a comprar presentes de última hora.

Em suma, procure oferecer aos seus clientes informações úteis e que facilitem a vida deles na hora de comprar presentes em meio ao agito das vésperas de Natal. Ser prestativo em momentos assim é a melhor forma de promover o seu negócio.

Mãos à obra! 

Saiba que qualquer estratégia que você tomar para diminuir o estresse e a frustração típicos das compras natalinas terá um impacto positivo para o seu negócio. Assim, faça tudo o que você puder fazer para poupar o tempo, o dinheiro e a paciência dos seus clientes, tornando-se o lojista confiável para quem busca presentes de última hora.


Which method is right for you?Sobre a autora

Gabriela Jungblut é editora-chefe do blog da Shopify em português, gestora de marketing de conteúdo para o mercado brasileiro, tradutora e intérprete de conferências.

Post original em inglês: Kali Hawlk

Tradução e localização: Carolina Walliter

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!

atendimento@shopify.com