Como ter tempo de construir seu império de e-commerce sem largar seu emprego fixo

Novembro 27, 2017

Eu sei muito bem como é difícil trabalhar o dia inteiro e ainda conseguir tempo para empreender nas horas vagas. Falta tempo para gerenciar um negócio de e-commerce enquanto se trabalha em tempo integral, e você ainda precisa primeiro se comprometer com seu funcionário.

Eis a boa notícia: é perfeitamente possível criar e gerenciar um e-commerce sem largar seu emprego fixo. Muitas pessoas já conseguiram, e eu vou mostrar como você também vai conseguir fazer isso.

A dificuldade

Se você trabalha das 8h às 18h e deseja abrir uma loja virtual em paralelo, a primeira dificuldade que a maioria das pessoas encontra é saber qual produto vender. Em geral, pessoas com trabalhos integrais que desejam começar um e-commerce querem algo “fácil”. Baixo comprometimento, com fornecedor ou fabricação fácil, e algo que possa ser vendido com pouca manutenção e trabalho.

Enquanto que esse seja o ideal, não deixe seus ideais impedirem que você venda algo no qual acredita, seja apaixonado ou crê que poderia ser um enorme sucesso. Veja nosso guia sobre como encontrar um produto para vender online e comece a partir disso.

Template Icon

Encontre um produto e comece a vender hoje mesmo!

Quer abrir uma loja virtual mas não sabe o que vender? Com a ajuda do nosso guia gratuito e completo, você encontrará produtos com grande potencial de vendas.

Baixar o guia grátis

Porém, a verdadeira dificuldade de todo empreendedor nas horas vagas é simplesmente encontrar tempo para a nova empreitada. Não é  fácil. Se você deseja ter sucesso com o seu e-commerce, pode dar adeus à maioria das suas noites e finais de semana.

Portanto, ainda que tudo pareça cruel e difícil, a recompensa futura de se criar um negócio paralelo de e-commerce bem-sucedido é tremenda. Essas dificuldades são apenas barreiras e desafios que você deve, e irá, superar.

A melhor parte é que isso podeser feito.

Por que é possível

A primeira coisa que você deve saber é que vai levar tempo. Começar seu e-commerce em paralelo significa que ele irá crescer mais lentamente do que se você se dedicasse integralmente. Ou seja, todo o crescimento acontecerá em partes, quando você tiver tempo para cada uma das tarefas.

A sua disponibilidade depende inteiramente dos finais de semana e das noites depois do expediente. Aproveite esse tempo! São esses momentos que permitirão que você trabalhe em períodos pequenos, expandindo seu negócio passo a passo.

Sua renda das 8h às 18h também permite que você invista na sua loja virtual. Isso lhe oferece uma vantagem significativa sobre os empreendedores que estão gastando tudo para gerenciar seus negócios na área, bem como sobre aqueles que estão desempregados e tentando começar um negócio.

Sua vantagem como empreendedor nas horas vagas em relação aos empreendedores em tempo integral é que o que você está fazendo tem muito menos riscos. Se o seu negócio fracassar, você ainda tem seu emprego para se garantir. E você pode até mesmo usar seu fracasso passado como experiência de aprendizado, para rapidamente se reerguer em outra empreitada. Isso é especialmente importante se você tiver que sustentar sua família, contas pra pagar uma hipoteca ou qualquer outra grade responsabilidade.

Exemplos de quem chegou lá

O Jeff Sheldon fundou a Ugmonk como um negócio nas horas vagas, no qual trabalhou durante madrugadas e finais de semana. A Ugmonk é hoje um negócio bem-sucedido de produtos personalizados, ao qual Jeff se dedica em tempo integral, depois de dois anos trabalhando na Ugmonk em paralelo.

O Peter Keller fundou a FringeSport em paralelo no ano de 2010, enquanto trabalhava das 8h às 18h. Peter eventualmente levou seu negócio paralelo de U$100.000 para U$3.000.000 em três anos.

A Valerie e o Geoffrey Franklin são um casal que trabalhava como gerente de projetos e arquiteto, respectivamente. Depois de fundar a Walnut Studiolo e vender produtos de couro feitos à mão em 2009, ambos entraram de forma integral no negócio em 2011, após verem seu e-commerce decolar.

Stefan Loble fundou a Bluff Works, vendendo calças que não amassam. Ele expandiu por três anos em paralelo enquanto trabalhava das 9h às 17h, mesmo depois de uma bem-sucedida campanha para angariar recursos no Kickstarter. Stefan deixou seu emprego fixo para trabalhar integralmente em seu e-commerce.

Como encontrar um bom negócio

Tenha foco

O primeiro componente na construção de um e-commerce em paralelo é o seu foco. Assim como o seu tempo, os recursos e a energia são limitados. Por isso, tente ao máximo manter o foco, principalmente no segmento em que você deseja atuar no produto que você quer vender.

Muitas pessoas, ao começar, têm muitas ideias de produtos que gostariam de vender. Em vez de lançar aquela linha de roupas logo no início, por que não lançar inicialmente apenas um produto da linha? Em vez de atender todos os tipos de pais, por que não focar em mães que são donas de casa? Pense no seu e-commerce e avalie onde você quer focar ou em qual nicho quer atuar.

Para manter o foco, o melhor é entender rapidamente o que funciona bem, e se aferrar a isso. Por exemplo, existem muitas estratégias, ferramentas e plataformas de redes sociais por aí. Você não tem tempo suficiente para experimentar e conhecer tudo. Consequentemente, é preciso ser excepcionalmente bom em encontrar o que funciona para você e para seu negócio, aperfeiçoar a ferramenta, processo ou recurso, e dominar essa arte em todas as áreas da sua empresa.

Você tem mandado bem no Twitter? Concentre seus recursos no Twitter.

Seu negócio tem tido muito sucesso com o Google Adwords? Foque nisso.

Trabalho pequeno, pensamento grande

Comece dando pequenos passos no início do seu e-commerce. Você precisa ter paciência e entender que, na maioria dos casos, o sucesso não acontece, nem acontecerá, do dia para a noite.

Como mencionado antes, você irá trabalhar em partes, e normalmente não terá a oportunidade de trabalhar nisso o dia inteiro, como um empreendedor em tempo integral. Mas tudo bem. Um crescimento pequeno e regular, que seja constante, é tudo o que você precisa para ser bem-sucedido.

É por isso que você precisa olhar para as tarefas muito cansativas que você precisa concluir para fazer seu negócio acontecer, e começar a dividi-las em partes menores e mais práticas.

Você provavelmente terá apenas algumas horas por dia para resolver uma tarefa. Então, em vez de tentar construir seu website de e-commerce em uma noite, fragmente seu design e sua construção em alguns dias, para que você não fique pressionado ou atrasado devido ao seu tempo limitado.

Planeje tudo

Como seu tempo é limitado, você precisa começar a planejar as atividades do seu negócio, para que não apenas saiba o que irá fazer todas as noites e finais de semana, mas também para se manter organizado. Existem diversas ferramentas gratuitas para ajudá-lo a fazer isso, como simplesmente utilizar o Google Calendar. Se você já possui uma agenda ou calendário para seu emprego fixo, eu recomendo que você crie um calendário novo para o seu novo negócio.

Comece a usar seu calendário para encontrar as brechas e os períodos nos quais seja possível reservar tempo para seu negócio. Se isso significar levar o laptop para o trabalho, para trabalhar durante o almoço, ou reservar um final de semana inteiro para finalizar seu website, vá em frente.

É normal ser um pouco egoísta com seu tempo no inicio, principalmente quando você está tentando fazer as coisas acontecerem com seu negócio de e-commerce. Quem apoia você (amigos, familiares, cônjuge) vai compreender.

No meu caso, minhas prioridades são as seguintes:

Eu/saúde > Família/amigos > Emprego fixo > Empresa própria

Às vezes, minha empresa própria terá prioridade sobre tudo, quando necessário. No entanto, é importante não deixar de lado sua saúde ou sua família. Por isso é tão importante se planejar e arrumar tempo para seu e-commerce.

Além disso, seja criativo. Acorde algumas horas mais cedo todas as manhãs para trabalhar na sua empresa, ou simplesmente durma menos (sim, é sério). Se você for deitar às 21h para acordar às 6h, pode sacrificar duas horinhas de sono e acordar às 4h de vez em quando. Ainda assim, você terá 7 horas saudáveis de sono.

Tome atitudes agora para criar mais tempo amanhã

Digamos que você gaste 30 minutos fazendo alguma coisa toda  semana, como verificar e responder os e-mails dos clientes.

E se você pudesse diminuir de 30 minutos para 15 minutos por semana, investindo 4 horas hoje mesmo?

Por exemplo, se hoje você gastasse 4 horas criando uma página de “perguntas frequentes” no seu website, para reduzir o número de perguntas recebidos, e isso lhe economizasse 15 minutos toda semana, você faria isso, certo?

Depois de 16 semanas, esse investimento adiantado do seu tempo começaria a produzir novos ganhos de tempo para você.

Esse é apenas um exemplo de como fazer coisas para economizar mais tempo no futuro e investir seu tempo hoje mesmo podem facilitar muito o gerenciamento da sua loja virtual.

Outro exemplo disso é a criação de uma série de respostas prontas (você pode aprender aqui como configurá-las no Gmail) para perguntas que você recebe frequentemente na sua caixa de entrada, no intuito de facilitar e agilizar a resposta às questões mais comuns sobre envio, produtos, preços, etc.

Você pode levar algumas horas para criar todas as respostas prontas e descobrir quais são as perguntas mais comuns. No entanto, a ideia é investir esse tempo com antecedência para economizar tempo no futuro. Existem outras ferramentas, como expansores de texto, nas quais você pode investir agora para economizar tempo lá na frente.

Se houver algo que você possa fazer hoje para economizar tempo no futuro, mesmo que apenas um pouco, aproveite!

Pare de fazer coisas que não importam

Você não tem desculpas se disser que “eu não tenho tempo”, sendo que na verdade você está ocupado assistindo aos seriados do Netflix nos fins de semana. É totalmente válido relaxar e curtir, mas, se você estiver realmente disposto a fazer seu e-commerce vingar, terá de parar de fazer coisas que não importam.

Isso também é importante quando o assunto é lidar com a procrastinação ao criar e gerenciar um negócio de e-commerce. Sim, é divertido inventar um nome e criar um logotipopara seu negócio. No final, essas coisas não importam tanto quanto o tempo que a maioria das pessoas investe nesses aspectos dos seus negócios. É realmente desproporcional. Já vi pessoas gastarem dias inventando um nome para sua empresa, mas somente algumas horas com o conteúdo e o texto do seu website.

Foque no que realmente importa. Seu tempo é limitado, não o desperdice em coisas que produzam pouco ou nenhum retorno.

Terceirização

Quanto vale seu tempo para você? Se ele valer mais do que o custo de terceirizar um processo, então você deveria realmente considerar isso. Como mencionado anteriormente, usar o dinheiro que você ganha no seu trabalho fixo para investir no seu negócio é uma das vantagens que você tem em ser um empreendedor nas horas vagas.

Por exemplo: em vez de processar, preencher e enviar cada pedido por conta própria, veja como contratar uma empresa ou um freelancer para fazer isso por você. Confira as opções de embalagens e envio, em vez de gastar tempo processando e enviando os pedidos pessoalmente.

Outro grande desafio do pequeno empreendedor é a contabilidade. Muitas pessoas tentam tomar a iniciativa e resolver por conta própria. Terceirizar e automatizar sua contabilidade é uma das melhores coisas para seu negócio. Você não somente terá muito mais tempo, como também menos dores de cabeça. Deixe isso para um profissional. Há ainda diversos aplicativos e integrações bacanas da Shopify capazes de facilitar esse processo.

Veja tudo o que você tem feito ou terá de fazer para deixar seu negócio funcionando. É possível contratar alguém para fazê-lo mais rápido ou até mesmo melhor?

Automatize o máximo de processos

Graças à tecnologia e às variadas ferramentas disponíveis na internet, nunca foi tão fácil automatizar aspectos da sua vida ou do seu negócio. Existe um grande potencial para você automatizar alguns aspectos do seu negócio de e-commerce para lhe permitir investir tempo nas coisas que mais precisam da sua atenção.

A primeira coisa que a maioria das pessoas automatiza são suas redes sociais. Ferramentas como Buffer e Hootsuite permitem que você agende seus tuítes e posts do Facebook com antecedência. Ainda que aquele toque humano seja muito importante na suas mídias sociais, é também uma boa ideia sentar um domingo à noite para programar alguns tuítes e posts do Facebook para a semana.

O próximo item que você pode automatizar é o seu e-mail marketing. Configure uma sequência de e-mails, via autoresponder, que serão enviados automaticamente depois que um visitante se cadastrar à sua lista. Por exemplo, ao invés de enviar e-mails manualmente à sua lista de e-mails toda semana, monte com antecedência um boletim informativo de 12 semanas repleto de ótimo conteúdo.

Também pode ser vantajoso para você explorar outras coisas que possam ser automatizadas em sua vida e no seu negócio. Websites como o IFTTT fornecem diversas oportunidades para que você economize tempo em atividades diárias ao automatizá-las.

Conclusão

Ser empreendedor nas horas vagas tem seus desafios. É uma guerra diária pelo seu tempo. Ainda assim, perseverar, apesar das dificuldades, é uma das coisas mais prazerosas do mundo.

Sempre me disseram que ser empreendedor é o trabalho mais difícil do mundo. Se um empreendedor nas horas vagas tem ainda menos liberdade e tempo do que um empreendedor em tempo integral, então empreender sem largar o emprego fixo ganha o prêmio de trabalho de super-herói.

Trabalhe arduamente, corra atrás, fique motivado, concretize sua paixão e lembre-se diariamente do porquê de fazer o que você está fazendo. Se isso for realmente importante, você encontrará tempo para trabalhar no seu negócio em paralelo e, com esperança, se tornará empresário em tempo integral - se é isso o que você deseja, no fim das contas.

Espero que você deixe um comentário abaixo e se decida de uma vez por todas. Diga para mim e para você mesmo que “SIM, eu POSSO e eu VOU empreender!”.

Se você ainda não estiver pronto para se comprometer como um empreendedor nas horas vagas, conte-me seus motivos. Quero saber o que está prendendo você, para que eu possa orientá-lo.


Which method is right for you?Sobre a autora

Gabriela Jungblut é editora-chefe do blog da Shopify em português, gestora de marketing de conteúdo para o mercado brasileiro, tradutora e intérprete de conferências.

Post original em inglês: Corey Ferreira

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!

atendimento@shopify.com


Receba o Newsletter Empreendify