Como incentivar clientes a gerar conteúdo com você?

08 Fevereiro, 2019

user generated content

As pessoas geralmente desconfiam das mensagens diretas de marketing enviadas por uma empresa. Cientes disso, muitas marcas investem tempo, energia e dinheiro para produzir conteúdo capaz de desbancar o ceticismo dos consumidores e ganhar sua confiança.

E se você pudesse garantir uma oferta constante desse tipo de conteúdo sem ter que criar tudo sozinho?

E se você pudesse recrutar clientes para a sua equipe como profissionais de marketing, produtores de conteúdo, fotógrafos e influenciadores, dispostos a apoiar o seu negócio?

Para fazer isso tudo, basta incluir conteúdo gerado pelo usuário às suas ações de marketing.

O que é conteúdo gerado pelo usuário?

O conteúdo gerado pelo usuário (ou CGU, mas também conhecido pela sigla em inglês UGC, de user-generated content) é o conteúdo criado pelas pessoas que interagem com uma marca e não por ela mesma.

Esses “usuários” podem ser clientes, funcionários, voluntários ou membros engajados do seu público, e o “conteúdo” que elas geram podem ser fotos, vídeos, avaliações, publicações nas redes sociais, entre outros.

As avaliações dos usuários são um tipo de UGC, assim como as fotos do Instagram compartilhadas por clientes e os vídeos de unboxing no YouTube, mostrando os seus produtos.

As empresas de vários setores aproveitam o conteúdo gerado pelos usuários para superar um dos principais obstáculos à compra: a confiança.

De acordo com uma análise de mercado da Yourviews, cerca de 75% dos consumidores procuram e confiam na opinião de outros usuários sobre determinado produto ou loja.

As pessoas confiam mais em outras pessoas do que nas marcas, e o UGC é conteúdo criado por pessoas.

Como o UGC não é produzido por você, ele também traz outros benefícios para além de cultivar a confiança. Com o conteúdo gerado pelo usuário, você pode:

  • Poupar tempo de criação, mesclando seu próprio conteúdo original com conteúdo de diversas fontes.
  • Aumentar o seu alcance, quando os clientes divulgam sua marca em suas próprias redes sociais por meio do conteúdo que compartilham.
  • Engajar a sua comunidade e criar uma relação sólida com os clientes, integrando-os em seu marketing e conhecendo-os melhor.

O CGU pode ser usado em campanhas de curto prazo e estratégias de marketing de longo prazo, porém, em ambos os casos, não deixe de cumprir com três requisitos principais:

  1. Estipular uma “chamada à criação”, que faça com que as pessoas produzam conteúdo que elas realmente queiram criar.
  2. Dispor de canais para obter e coletar conteúdo.
  3. Contar com um plano para moderar, compartilhar e usar esse conteúdo no seu marketing.

Como obter conteúdo gerado pelo usuário

Se os seus usuários-alvo naturalmente compartilham conteúdo relacionado à sua marca, parabéns! Você já tem material para a sua estratégia de UGC.

Mas, se eles ainda não fazem isso, você terá que descobrir a “interseção criativa” entre o tipo de conteúdo que pode ajudar a desenvolver a sua marca e o tipo de conteúdo que as pessoas realmente querem criar e compartilhar nas redes.

O tipo de conteúdo que incentiva os usuários a criar não precisa estar diretamente relacionado com os seus produtos. Dê asas à sua imaginação, mas não perca de vista os motivos pelos quais as pessoas compartilham conteúdo umas com as outras.

A propósito, nós temos motivos bem humanos e pessoais para compartilhar conteúdo. Segundo uma pesquisa (disponível em inglês) realizada pela CoSchedule:

  1. 49% das pessoas compartilham conteúdo para informar, influenciar ou inspirar ações em relação aos produtos que elas gostam;
  2. 68% das pessoas compartilham conteúdo para oferecer à própria rede uma noção melhor de quem são e de sua identidade;
  3. 78% das pessoas compartilham informações na internet porque isso as mantêm conectadas a pessoas com quem elas não manteriam contato de outra forma;
  4. 69% das pessoas compartilham informações porque isso permite que elas participem do que está acontecendo no mundo;
  5. 84% das pessoas compartilham conteúdo para apoiar iniciativas ou marcas que elas gostam.

Portanto, uma das estratégias de UGC mais usadas é fazer com que os clientes tirem fotos de seus produtos e compartilhem o registro nas redes sociais usando uma hashtag predefinida da marca.

Crie uma hashtag da marca

Fonte: Farm

As hashtags de marcas são o jeito mais fácil de incentivar, reunir e automatizar conteúdo gerado pelo usuário, principalmente no Instagram e no Twitter.

Isso se deve porque as hashtags podem ser compartilhadas com uma chamada à criação em qualquer abordagem, como:

  • E-mails de agradecimento;
  • Bios nas redes sociais;
  • Folhetos informativos;
  • No seu site;
  • Em um cartaz publicitário ou digital;
  • Pelo boca a boca;
  • Etc.

E o melhor de tudo: você pode usar hashtags diferentes para organizar o conteúdo gerado pelo usuário de acordo com as suas metas. No exemplo acima, a hashtag #tonoadorofarm serve para reunir e exibir fotos e Stories feitas pelas clientes da Farm.

Outra opção interessante é criar uma hashtag para os seus funcionários compartilharem momentos da rotina da sua empresa. Aqui na Shopify canadense nós usamos a hashtag #lifeatshopify para nossos colaboradores mostrarem para o mundo como é que é o dia a dia trabalhando com a gente.

Ao pesquisar por uma hashtag, você consegue ver todo o material compartilhado com ela em um único feed, facilitando escolher o conteúdo que você quer usar nas suas redes. Certifique-se de incluir instruções objetivas sobre como usar a hashtag e como marcar o perfil da sua loja; por fim, explique onde esse conteúdo vai aparecer.

Incentive a geração de conteúdo com desafios e brindes

Fonte: TAG - Experiências Literárias

Os sorteios e os desafios são ótimas táticas para fazer o seu negócio crescer. Além disso, são um incentivo praticamente irresistível para participar das ações de UGC da sua marca.

Basta uma foto enviada pelos usuários ávidos para participar de um determinado desafio ou sorteio para você ter em mãos inúmeras opções de publicação para preencher seu calendário nas redes sociais – e, é claro, recompensar os membros mais engajados do seu público.

No exemplo acima, a TAG - Experiências Literárias propõe a hashtag #Desafio1LivroPorMês para promover um Brasil com mais leitores e, de quebra, garimpar fotos de quem já é assinante do clube de livros! Além de obter o e-mail de quem quer participar do desafio, o clube também oferece aos participantes a opção de receber conteúdos exclusivos sobre o desafio e ainda interagir com outros participantes.

Como é possível ver na imagem acima, a TAG também incorporou uma galeria de fotos logo abaixo das regras do desafio, dando aos usuários uma ideia de que tipo de conteúdo eles devem criar e enviar para participar ativamente da proposta. O desafio também conta com o atrativo dos influenciadores digitais, que também vão entrar na dança de ler um livro por mês ao longo de 2019.

Dica de mestre: lance seus desafios e sorteios manualmente com as hashtags ou, caso prefira otimizar esse processo, aposte em ferramentas como o Gleam ou o Typeform, que permitem que os usuários façam o upload de suas próprias informações e conteúdos.

Garimpe UGC em mensagens de pós-venda

Também vale a pena garimpar conteúdo gerado pelo usuário no pós-venda dos seus clientes: além de correr atrás de avaliações, que tal pedir para eles compartilharem fotos ou vídeos deles mesmos usando os seus produtos?

Com apps da Shopify como o Loox, você coleta avaliações com fotos tiradas por usuários por meio das suas mensagens de follow-up, obtendo avaliações visuais que podem ser reaproveitadas de inúmeras formas. Por fim, não se esqueça que um incentivo, mesmo que pequeno, sempre ajuda: ofereça um desconto na próxima compra de quem atender ao seu pedido de compartilhamento!

Como usar o UGC

Incentivar um fluxo contínuo de conteúdo gerado pelo usuário é desafiador, mas existem diversas formas de aproveitar esse material e incorporá-lo ao seu site e estratégias para marketing nas redes sociais.

Repostar nos seus perfis sociais

Fonte: TAG - Experiências Literárias

Talvez o jeito mais fácil de aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário é no seu mix de redes sociais, compartilhando-o com seu público e marcando o usuário que enviou o conteúdo para você em retribuição.

Além de poupar tempo e energia parar criar e postar conteúdos do zero, essa tática promove o engajamento com seus clientes e oferece a oportunidade de você também explorar o público deles.

No entanto, se você quiser rodar um anúncio com UGC, é melhor pedir permissão explícita ao usuário para usar o conteúdo e evitar conflitos sobre direitos autorais.

Incorporar UGC no seu site

Além de expandir o seu alcance, o conteúdo gerado pelo usuário também pode servir de prova social para aumentar a confiança no seu site.

As galerias de mídia costumam exibir o conteúdo interno de uma marca para os visitantes do site. Porém, ao selecionar cuidadosamente o conteúdo que for ser exibido e transformar a galeria em uma coletânea de conteúdo de terceiros, você poderá usar o UGC para exibir seus clientes e produtos ao mesmo tempo.

Não faltam apps da Shopify para criar galerias do Instagram, como o Covet Pics ou o Tagtray — ambos podem ajudá-lo a coletar e incorporar conteúdo gerado por usuário no seu site. Certifique-se apenas de que você consegue moderar o conteúdo enviado, para que apenas as fotos que você quer exibir apareçam no seu site.

Puxar todo o conteúdo visual que existe sob uma determinada hashtag sem moderar é um risco a ser evitado, principalmente porque as hashtags públicas estão disponíveis para todos usarem como bem entender.

Template Icon

Veja todos os aplicativos para lojistas brasileiros!

Uma coleção de aplicativos de parceiros para facilitar a vida dos lojistas brasileiros da Shopify. Simplifique a emissão da nota fiscal eletrônica, faça a partilha do ICMS, calcule o frete dos Correios, ofereça parcelamento, etc.

Ver apps

Criar “mural digital” para evento ou loja física

É comum as pessoas tirarem fotos e gravarem vídeos em eventos para compartilhar nas redes. Elaborar um processo de organização e exibição desses momentos em um mural digital é outra maneira de incentivar que mais usuários registrem o evento e oferecer ao seu público mais um espaço para colaborar com a sua marca.

Coloque fotos e comentários de diferentes canais no mural das redes sociais, exibindo a troca de mensagens e impressões no formato de feed para que outras pessoas possam ver e participar também. Incorpore o mural no seu site ou em uma tela no seu próximo evento, e observe ele ficar repleto de fotos dos usuários que foram prestigiá-lo.

Curtiu a ideia? Então confira o Walls.io. (plano gratuito) ou o Everwall, soluções de exibição offline do conteúdo online gerado pelos seus usuários.

Explore o que os seus clientes têm a dizer

Antes de vender para um cliente, você precisa conquistar sua confiança.

O conteúdo gerado pelo usuário permite reunir as vozes e o poder criativo coletivo da sua comunidade para produzir e compartilhar conteúdo que é naturalmente persuasivo e autêntico. Aqui nós só pincelamos algumas das inúmeras formas de usar o UGC a favor da sua marca.

Mergulhe na sua criatividade para garimpar e aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário, e deixe-se surpreender com as maravilhas que esse tipo de material pode fazer com as suas ações de marketing.

Foto de capa: Nicole De Khors Fonte: Burst


Which method is right for you?Sobre a autora

Gabriela Jungblut é editora-chefe do blog da Shopify em português, gestora de marketing de conteúdo para o mercado brasileiro, tradutora e intérprete de conferências.

Post original em inglês: Braveen Kumar

Tradução e localização: Carolina Walliter

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!

atendimento@shopify.com