Como dar mais personalidade à marca sem mudar o tema da loja

02 Abril, 2019

How to add personality to your store without coding or design skillsApresentamos a Pergunte à Shopify, uma série na qual alguns especialistas do e-commerce ajudam lojistas a criar, projetar e desenvolver suas lojas. O nosso objetivo é ajudar você com todos os detalhes da sua loja, do marketing à contabilidade.

Mas quem somos nós? Especialistas de e-commerce que trabalham na Shopify e em outras empresas – e que, maravilhados com os Especialistas da Shopify, nossas próprias lojas e clientes, decidimos compartilhar tudo o que sabemos com lojistas como você. Vamos começar?

Durante o processo de configuração de sua loja na Shopify, existem pontos essenciais que requerem a sua atenção, como escolher o tema e criar a identidade visual da sua marca.

No entanto, após a conclusão de todas as etapas e a visualização de uma prévia do resultado, o que fazer se a loja não ficou exatamente como você esperava? Neste artigo, vamos falar sobre as duas principais maneiras de lidar com essa questão. 

Pergunta:

Eu escolhi um tema e preenchi todas as seções “obrigatórias”, mas acho que o tema ainda não ficou com a cara da minha marca. Eu não sou web designer nem desenvolvedor, por isso não sei bem o que mais eu posso fazer para tirar a marca do papel e fazer com que ela converse com o tema que eu escolhi. Como posso dar mais personalidade a minha loja? 

Resposta:

O processo de criação de uma loja é muito empolgante. Você imagina exatamente como vai ficar o resultado final a partir de uma ideia bem definida do projeto visual da marca ou de uma ideia geral do significado que a marca precisa transmitir aos consumidores. Concretizar essa ideia, portanto, é uma etapa fundamental para o lançamento do seu negócio.

No entanto, após a conclusão desse processo, surge a sensação, às vezes, de que o resultado não está exatamente como você havia idealizado. Mesmo depois de fazer as configurações básicas do tema escolhido, você percebe que ele acabou não surtindo o efeito esperado.

A boa notícia é que existem maneiras de agregar mais valor à marca de sua loja mesmo depois da definição do tema e da identidade visual da marca. Para isso, é preciso focar em duas áreas que estão em pé de igualdade com o design, em termos de impacto: a fotografia e o copywriting

Fotografia

Embora o design cause um impacto relevante na imagem da sua loja, é a fotografia que tem o poder de captar a essência mais profunda do seu negócio, materializando-a através de registros que capturam os valores e atitudes que você deseja associar à marca. Sim, estamos falando da máxima “uma imagem vale mais que mil palavras”. Muitas vezes, a fotografia exerce uma influência ainda maior que outros elementos de sua estratégia de branding.

Veja só o exemplo abaixo, retirado da página de produto da Wristology.

Wristology's product pages are a great example of brand photographyDepois de detalhar as principais informações do produto no topo da página, a loja incluiu fotografias que exibem a marca para ajudar a formar a opinião geral dos consumidores a respeito tanto da marca quanto do produto.

Existem dois tipos de fotografia que causam um grande impacto: as fotos de produto e as fotos principais, também conhecidas como hero images

Fotografando produtos

Não se pode subestimar a importância de uma foto de produto de qualidade. É através dela que os consumidores avaliam e se conectam com um determinado produto em um ambiente online, já que não têm como tocar, manipular ou experimentar esse produto antes da compra.

Uma boa fotografia de produto é capaz de aumentar as conversões, pois estimula a interação do cliente com o objeto de interesse, fazendo com que ele se imagine utilizando aquele item.


Você tem uma ideia de negócios?

Comece o seu teste grátis de 14 dias da Shopify hoje mesmo, sem precisar de cartão de crédito!


 

Mesmo que você não seja um fotógrafo profissional, existem algumas dicas simples, mas eficazes, para que a sua loja saia bem na foto.

  • Aproveite a luz natural. Não precisa sair correndo para comprar equipamentos de iluminação para tirar fotos bacanas de produtos. Basta aproveitar a luz natural e usá-la a seu favor.
  • Use a câmera que você já tem. Também é desnecessário investir rios de dinheiro em uma câmera fotográfica sofisticada. É possível tirar fotos incríveis com um smartphone ou qualquer outro tipo de câmera que você tiver à mão.
  • Amplie o potencial das imagens. Caso as fotos não tenham saído incríveis, não entre em pânico: existe uma solução! Com a infinidade de aplicativos e programas de edição de fotos disponíveis atualmente, basta fazer pequenas correções e aplicar os filtros certos para criar um efeito interessante. Além disso, não se esqueça de escolher o formato e o tamanho adequados antes de fazer o upload da imagem no site.
  • Organize o processo de fotografar os produtos.Antes de começar, faça um planejamento para não perder tempo e otimizar os recursos que você vai utilizar. Dessa forma, você garantirá o sucesso dos cliques!

Fotografar produtos não é um bicho de sete cabeças! Com planejamento e algum conhecimento básico de fotografia, já é possível produzir boas imagens. Confira este tutorial e mãos à obra!

Fotografando a marca

Tirar fotos dos produtos é apenas uma das etapas. Você também precisa cuidar de outras seções muito importantes do seu site para construir a marca da sua loja, como a página “Sobre” (About page) e a página inicial. Nesses dois casos, não é obrigatório colocar apenas imagens dos produtos: é aqui que entram as fotografias da marca em si. Como assim?

É simples: inclua fotos pessoais, do seu espaço de trabalho ou outras imagens que evoquem o estilo geral que você deseja transmitir sobre os seus produtos e a sua marca. Veja este exemplo da loja norte-americana de pranchas, acessórios e roupas de surfe Almond Surfboards.

Almond Surfboards uses great on-brand photography on their About Page

Essa imagem combinou perfeitamente com a atmosfera descontraída e o design descolado da marca, e dá um desfecho bacana para a página sobre a empresa, mesmo sem exibir nenhum produto.

Embora seja importante complementar as fotos dos produtos com as da marca, encontrar ou tirar fotos que deem destaque às páginas não é uma tarefa fácil. Felizmente, existem vários recursos disponíveis caso você não esteja pronto para fazer uma sessão de fotos.

  • Modelos de fotos de estilo de vidaSe você vende produtos que utilizam a impressão de estampas (camisetas personalizadas ou canecas, por exemplo), existem modelos prontos para que a sua loja tenha aquele visual sofisticado de quem investiu pesado em uma sessão de fotos em estúdio. Para você se inspirar, confira esses 21 modelos para criar designs em camisetas.
  • Bancos de imagens. As imagens oferecidas gratuitamente por bancos de dados já não são apenas aquelas fotos usadas para memes publicados nas redes sociais. Hoje em dia, existem fotos incríveis, gratuitas ou pagas, disponíveis em vários sites. Uma excelente opção é o Burst, lançado pela Shopify para atender às necessidades dos empreendedores brasileiros.

Dê um toque de sofisticação a seu site com fotografias de alta qualidade

O Burst é um banco de imagens grátis criado pela Shopify, que oferece um banco de dados de imagens de alta qualidade. Encontre milhares de imagens de produtos e estilo de vida para usar na sua loja e nas suas campanhas de marketing.

Ir para o Burst

Copywriting

Quando você está configurando o tema de sua loja, é muito fácil pensar em copywriting como uma atividade meio automática: colocar algumas palavras-chave aqui, alguns adjetivos ali e pronto. Essa é a opção mais tentadora quando você não se considera “um escritor de verdade”, mas as palavras que você escolhe são a melhor maneira de agregar valor aos seus produtos e dar voz à sua marca. Escolhas ruins vão prejudicar não apenas a reputação do seu negócio, mas também as suas conversões.

A boa notícia é que você é totalmente capaz de escrever conteúdo interessante sobre a sua marca! Afinal, ninguém a conhece melhor do que você para definir a voz, o tom e a personalidade que melhor representam sua comunicação com o cliente ideal. Além disso, tudo o que você precisa para redigir textos novos e cativantes para o seu site é dispor de tempo, conhecer a fundo a sua marca e arregaçar as mangas.

Veja a seguir dois pontos importantes que você precisa levar em consideração para dar destaque à sua marca através do copywriting.

Conte histórias

Embora você não precise contar a história da sua marca em todas as páginas, existem alguns lugares em que ela deve estar em destaque; a página “Sobre” (About page) é um deles.

Um erro frequente é dedicar menos tempo à criação dessa página porque ela não promove a venda direta de produtos. No entanto, ela “vende” algo que tem a mesma importância: a história da sua marca.

Através de boas histórias, é possível compartilhar emoções humanas que, por sua vez, geram empatia e formam vínculos emocionais com os consumidores. Por isso, capriche na redação dos textos que farão parte dos materiais informativos e promocionais da sua loja.

Escolha as palavras e o estilo mais apropriados

Em parte, entender a sua marca significa conhecer seu público consumidor e saber do que ele gosta. Munido dessas informações, dê uma outra olhada em sua copy atual (isto é, os textos usados para promover o seu negócio) e identifique oportunidades de alinhar as palavras-chave com a mensagem mais geral que você deseja transmitir através da sua marca.

Vejamos um exemplo prático.

Sabonete é coisa que se compra em tudo que é lugar, desde farmácias até supermercados. E ninguém costuma se queixar da falta de boas opções do produto.

A Whiskey River Soap Company explorou um estilo de linguagem bem específica para dar visibilidade aos sabonetes que produz. Cada linha do produto contém no rótulo um texto descritivo que começa com a frase “Sabonete para...”, e as páginas de produtos mantêm o mesmo tom bem-humorado.

Veja, abaixo, a tradução da descrição do produto Soap for Awkward Moments (Sabonete para momentos de “saia justa”): 

Whiskey River Soap Company uses copywriting to build their brand

“Ai, que miiiico! A gente nunca esquece, né? Todo mundo já pagou algum mico na vida. Micos gigantes que os amigos fazem questão de relembrar de vez em quando. Faz parte! Eu bem sei: apronto das minhas o tempo todo, e isso só no Twitter. Na vida real, então, sou um desastre ambulante! Mas eu tenho orgulho de mim e você também deve se orgulhar de ser quem você é. É por isso que você precisa do “Sabonete para momentos de saia justa”. Não é tão divertido quanto curtir um feriadão, mas chega bem perto.”

Já que nem todo mundo é um escritor nato, aqui vai uma dica interessante para ajudar você a alinhar o copywriting com a sua marca: leia o texto em voz alta. Ouvir o que você escreveu chama a atenção para coisas que tinham escapado em um primeiro momento, por exemplo, palavras muito formais ou frases que ficaram estranhas.

Talvez a personalidade da sua loja não combine com o estilo despojado e casual de empresas como a Whiskey River. Sendo assim, usar um estilo descolado pode não ser a melhor opção, mas isso não é um problema! O que realmente importa é encontrar o estilo e o tom certos que comuniquem ao seu público-alvo os valores e atitudes inerentes à sua marca.

Sua marca não se resume a uma coisa só

Ao configurar sua loja pela primeira vez, a tendência natural é dar mais atenção ao tema e ao design minucioso dos elementos do site, já que são parte fundamental da identidade visual e da estrutura da loja. No entanto, por si só, eles não bastam para representar a sua marca de forma mais abrangente.

Cumprida a tarefa inicial de decidir sobre o tema e o design, o próximo passo é focar na fotografia e no copywriting. Dedique tempo e/ou invista recursos para garantir que a sua marca seja um reflexo fiel da sua loja. Além disso, não se esqueça de que, embora esses passos sejam um ponto de partida, há várias questões a se pensar, pois sua marca deve ser construída a partir de todos os elementos que compõem o seu negócio.


Which method is right for you?Sobre a autora

Gabriela Jungblut é editora-chefe do blog da Shopify em português, gestora de marketing de conteúdo para o mercado brasileiro, tradutora e intérprete de conferências.

Post original em inglês: Desirae Odjick

Tradução e localização: Armando Silveiro

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!

atendimento@shopify.com