5 dicas para espantar a solidão do empreendedor

Março 14, 2018

Feeling Lonely? 5 Ways to Cure the Entrepreneurship BluesTenho a tendência de me esconder, não desgrudar do Netflix, usar meus talentos para fazer artesanato, consertar coisas em casa ou então começar a escrever coisas que não termino. De repente, eu me pego conversando com meu cachorro. Eu me acho um pouco introvertida em termos de personalidade, mas mesmo os mais reservados se sentem solitários às vezes.

Apesar da timidez ser normalmentevista como algo menos positivo que a extroversão, quem disse que os introvertidos não podem se tornar grandes empreendedores?

Além de haver vários exemplos disso no mercado, é possível presumir que também estão mais preparados para prosperar no isolamento que resulta desse estilo de vida. No entanto, sozinho e solitário são dois conceitos muito diferentes. Apesar da jornada do empreendedorismo ser muitas vezes solitária, não precisa ser trilhada na mais completa solidão. Neste artigo, vamos falar de formas diferentes de lidar com essa questão.

A solidão tem sido associada a um maior risco de doenças cardíacas e câncer, e a falta de convívio social pode contribuir para uma série de outras problemas de saúde, por exemplo, a obesidade. Além disso, parece ser uma "epidemia": uma em três pessoas diz sentir-se sozinha, na era das redes sociais.

Entrepreneurship can be Lonely

Recentemente, fiz a transição do escritório para o trabalho remoto. Eu diria que eu prefiro essa opção: eu me sinto mais produtiva, menos distraída, mas a verdade é que eu sinto falta da energia dos outros (sem falar no meu cão). Francamente: eu me sinto sozinha. Ficando em casa, não participo de discussões espontâneas em grupo nem faço novos contatos na fila da máquina de café.

Há uma enorme diferença entre ser um funcionário remoto e ser um empreendedor ou freelancer. A diferença é como água e óleo”, diz meu colega remoto. Ele já teve as duas experiências.

É verdade; quando trabalho em casa, ainda tenho acesso às conversas do Slack e posso participar de reuniões periódicas no Hangouts. Há uma mesa esperando por mim do outro lado. Para empreendedores que trabalham sozinhos, não existe a sensação de segurança oferecida pela empresa e o acesso padrão às redes. Em ambos os casos, o combate à solidão requer um pouco de proatividade

Os donos de empresas correm maior risco de terem problemas de saúde mental e a solidão é um prato cheio para complicações.

No filme Náufrago, o personagem de Tom Hanks desenvolveu sistemas para se conectar com o mundo exterior e estabeleceu uma "rede social" (uma bola velha de voleibol com um rosto desenhado) para manter-se ocupado e motivado. 

Felizmente, a ilha deserta do empreendedorismo tem mais recursos naturais. Não há necessidade de ser amigo de objetos inanimados. Supere o isolamento do home office com essas dicas que diversos empreendedores põem em prática todos os dias.

1. Saia de casa

Mude de ares

Para muitas das novas pequenas empresas, o aluguel de espaço para um escritório pode ser uma despesa alta demais. Mas há alternativas eficazes ao espaço de trabalho minúsculo encaixado no canto de sua cozinha: responda e-mails em uma cafeteria, alugue mesas de trabalho em espaços de coworking ou considere a possibilidade de juntar-se a outros empresários para compartilhar uma sala comercial. 

Comecei meu negócio no subsolo da minha casa. No dia a dia, eu tentava lavar a roupa e os pratos e fazer minha contabilidade ao mesmo tempo. Com isso, consegui economizar dinheiro, mas eu acabava desperdiçando tanto tempo que ficava trabalhando até quase duas horas da manhã para recuperar o atraso. O fato de compartilhar um espaço abriu muitas portas e me ajudou a fazer dezenas de novos contatos. Quando você trabalha com pessoas que têm ideias parecidas com as suas, especialmente mulheres, todos se ajudam. Você dá conselhos e se conecta com outras pessoas, novos projetos e oportunidades, e cada conexão que você faz fortalece o apoio que você recebe para o seu próprio negócio.

Sophia Pierro, Proprietária,Present Day

O novo espaço também ajudou Sophia a lidar com a solidão:

Eu tenho gatos. Eles me fazem companhia, mas também tiram muito da minha atenção. Meu novo estúdio não tem gatos, mas agora tenho colegas de trabalho, o que é muito melhor.”
 

Betahouse Co-working Space Barcelona

Espaço de coworking na Betahaus Barcelona

Movimente-se

Se você não tiver motivos para se movimentar em seu dia a dia, procure uma desculpa para fazer isso; por exemplo, em vez de almoçar à mesa, caminhe até um café ou uma lanchonete

– Jason Fried e David Heineneier Hansson, viaRemote

2. Cuide bem de sua saúde

Mantenha a forma (e socialize)

Pense nisso da seguinte maneira: você tem a vantagem de ter um trajeto para o trabalho bastante curto; um pulo do quarto para o seu escritório em casa.

Quando você é um empreendedor ocupado, essa hora extra no seu dia poderia ser bem aproveitada, por exemplo, processando pedidos, trabalhando em uma estratégia de mídias sociais, ou respondendo a e-mails de atendimento ao cliente

Mas pode também ser aproveitada para manter a forma. Há estudos que mostram que a boa forma física aumenta a concentração e estimula a criatividade, atributos essenciais para um grande empreendedor.

Estudos mostram que a boa forma física aumenta a concentração e estimula a criatividade, atributos essenciais para um grande empreendedor.

Um pouco de ioga no escritório é ótimo, mas um compromisso regular de ir à academia pode trazer um segundo benefício: o de combater o isolamento. Participe de um grupo de corrida, faça caminhadas, entre para uma academia ou matricule-se em aulas de ginástica em grupo; qualquer coisa que envolva outras pessoas. Você terá um impacto positivo extra em seu coração e sua energia.

Coma bem, junto com outras pessoas

Quando eu trabalho em casa, minhas refeições às vezes consistem em uma colher de manteiga de amendoim ou uma porção de batatas fritas. É um hábito fácil de cultivar quando você está ocupado, colocando as necessidades de trabalho à frente das suas.

Planejar refeições saudáveis ​​pode aumentar a produtividade, mas também pode aumentar a interação social. Para ter um controle das minhas refeições, eu uso aplicativos que ajudam a rastrear hábitos alimentares, além de me conectarem com outras pessoas. O MyFitnessPal tem um componente social, que permite que você compartilhe seus objetivos de saúde com uma comunidade de apoio. 

Respire fundo

Há tempos que os meios de comunicação falam sobre os benefícios que o contato com a natureza traz à saúde, diminuindo não apenas a solidão, mas também os riscos de estresse, ansiedade e depressão. Outro método eficaz de combater a solidão e, em consequência, melhorar a saúde, é a meditação

3. Arranje tempo para interações presenciais

A tecnologia facilita a gestão de um negócio sem que você tenha de sair do sofá nem tirar o pijama. Porém, ao manter a tradição das interações cara-a-cara (em vez de aplicativos de vídeoconferência), você cultiva suas habilidades de comunicação e mantém sua saúde social sob controle.

Ensine e aprenda

Conecte-se com outros empreendedores e aperfeiçoe seu ofício, inscrevendo-se em workshops e cursos. Se você for um empreendedor mais experiente, passe o conhecimento adiante. Candidate-se a ensinar. 

Agora que estamos compartilhando um espaço, colocamos um novo plano em ação. Iniciamos oficinas comunitárias, aulas e programas que estão nos conectando ainda mais com a nossa comunidade.”

– Sophia Pierro, Proprietária,Present Day

BrainStation Classroom

Uma sala de aula na BrainStation

Faça reuniões presenciais

Não há motivo para ficar sozinho quando você pode incorporar a interação humana às suas tarefas comerciais do dia a dia. Visite fornecedores, entregue pedidos locais pessoalmente e agende a reunião com o designer de seu site em um café.

Participe de eventos

Seja uma viagem para participar de um congresso de pequenas e médias empresas ou um meetup local, os eventos são ótimos não apenas porque ensinam macetes da profissão, mas também porque são frequentados por outros empreendedores ávidos por novas conexões.

Shopify Retail Tour Event

Networking na Shopify Retail Tour

Amplie sua rede de suporte profissional rapidamente ao participar de eventos que incluam a oportunidade de fazer networking.

“Eu gosto do fato de que não preciso percorrer um longo trajeto até o trabalho, e não me distraio com a movimentação de outras pessoas ao redor. Mas quando quero conhecer pessoas que também estejam ligadas à moda ou ao e-commerce, acontecem muitas mesas-redondas com startups de moda aqui na minha cidade, então eu tento ir sempre que posso.”

– Sarah Donofrio, One Imaginary Girl

Os eventos de networking também oferecem oportunidades para praticar seu discurso de vendas, prospectar possíveis investidores e ouvir novas ideias de empreendedores experientes.

Migre do mundo virtual para o físico

Aumente o potencial de vendas, migrando seu negócio online para o ambiente offline: participe de um mercado sazonal, abra uma loja sazonal ou alugue prateleiras em uma loja física de outro empreendedor. The Local Branch Pop-Up

Estande da Maker Market pela The Local Branch

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!

atendimento@shopify.com

4. Fique conectado

Não se isole. É importante formar alianças estratégicas em seu nicho de mercado se você quiser sobreviver.

Aproxime-se dos outros com mais frequência

Quem não é visto... você sabe como termina o ditado, não? Sendo um empreendedor digital, você provavelmente não interage cara a cara com as partes interessadas ou os clientes de seu negócio com frequência, e talvez faça uso de um assistente virtual. Para compensar, siga essa dica: seja proativo e faça contato online regularmente.

Faça questão de manter contato com outras pessoas. Pode ser difícil às vezes; eu logo imagino que todos estejam ocupados demais e fico com receio de estar incomodando quando fico batendo papo, mas é o que me mantém conectada.”

– Stephanie Shanks, Suporte Social (Remoto), Shopify

Uma abordagem mais formal talvez também funcione para você: programe um horário em sua agenda para entrar em contato com as pessoas; esta é uma das coisas que, se você não faz logo, acaba adiando indefinidamente.

Meeting Friends for Drinks

Promova encontros semanais com as pessoas que atuam no mesmo setor que você.”

– Tommy Walker, Shopify

Participe de comunidades online

Mesmo se você estiver gerenciando uma pequena empresa longe dos grandes centros urbanos, há muitos recursos de apoio em fóruns, comunidades e grupos concebidos para empreendedores. Explore as opções disponíveis nas principais redes sociais (Facebook, LinkedIn, etc.) e encontre algum que seja a sua cara. Se você não conseguir encontrar nenhum que tenha a ver com seu nicho ou sua personalidade, crie o seu próprio grupo!

Os grupos de pequenos negócios online são ótimos para prestar assistência após o horário comercial e fornecer feedback com opiniões imparciais.”

– Melanie Hercus, Fundadora,The Local Pantry Co.

Faça amigos (de carne e osso)

Eu passei a frequentar alguns grupos locais de networking com pessoas da minha idade, o que foi extremamente positivo para o meu negócio. Agora, tenho um grande grupo de amigos! É impossível gerir um negócio por conta própria; por isso, reserve um tempo (mesmo se você não tiver nenhum) para conhecer outras pessoas em sua comunidade. Sem dúvida, isso ajuda muito no longo prazo.”

– Sophia Pierro, Proprietária,Present Day

Mas onde é que você encontra amigos na idade adulta? Em um mundo grande e solitário, existe uma infinidade de aplicativos que seguem o modelo tradicional de rede de relacionamentos, mas que são voltados para contatos platônicos ou comerciais.

Confira estas sugestões:

  • Vina ou Bumble BFF são bacanas para mulheres empreendedoras que queiram encontrar outras com interesses semelhantes
  • Meetup, ou Nearify para conectar-se com pessoas que estejam geograficamente próximas ou participar de eventos
  • Shapr para fazer novos contatos comerciais

 

É comum sentir-se solitário quando não se participa de redes sociais. No entanto, é possível que as pessoas também se sintam sozinhas mesmo quando têm grandes redes com amizades nocivas ou de baixa qualidade. Procure estar cercado de pessoas que apoiam seu negócio e seu estilo de vida.

Eu tiro um tempo todos os dias para parar tudo e me conectar. Não importa se é com meu marido, minha família, amigos íntimos ou outras mães em algum grupo do Facebook. Isso é algo que eu aprendi a fazer depois de um ano negligenciando completamente meus relacionamentos (durante nosso primeiro ano de funcionamento). Se eu não me conectar, eu simplesmente não consigo me concentrar porque fico navegando pelas redes sociais o tempo todo, procurando preencher esse vazio.”

– Josie Elfassy-Isakow, Proprietária,MagneTree

Procure estar cercado de pessoas que apoiam seu negócio e seu estilo de vida.

Cultive novos tipos de relacionamento

Ofereça uma vaga de estágio para um estudante ou um recém-formado; ofereça a esse jovem a oportunidade de ganhar experiência comercial em troca de ajuda a um custo acessível e interação humana. Entre em contato com faculdades locais para obter informações sobre programas de estágio em áreas de estudo que tenham a ver com seu negócio.

5. Priorize você mesmo 

Estabeleça o limite

É fácil perder o foco do tempo pessoal com horas dedicadas ao trabalho quando se está em casa. Você pode acabar deixando de sair com os amigos à noite para embalar caixas ou lidar com faturas. Para equilibrar trabalho e vida pessoal, estabeleça horários, defina prazos ou programe tarefas na agenda do Google.

Use ferramentas como Trello ou RescueTime para manter o controle de suas atividades. Ações como levar seu cão para passear ou realizar outras atividades diárias também podem servir para monitorar o fluxo de trabalho.

Meu dia começa quando volto da caminhada com meu cão pela manhã, e tenho bem claro que vou levá-lo novamente na hora do almoço e depois do trabalho. Se um pedido chegar às 10:00 da noite, eu cuidarei dele se eu estiver livre. Mas quando se trata de sentar à minha mesa de trabalho, eu tento manter horas regulares, tipo das 9:00 às 6:00.”

– Valentina Rice, Proprietária,Many Kitchens

Dog

Tenha uma vida própria

Permita-se deixar o trabalho um pouco de lado, às vezes, para cultivar hobbies e encontrar amigos fora de sua empresa. Os efeitos podem ser muito positivos. Estudos mostram que alguns hobbies podem melhorar as habilidades de comunicação e ética profissional e facilitar a tarefa de lidar com o estresse relacionado ao trabalho

Além de gerenciar minha loja, também sou DJ na rádio OPB, e como é uma estação que toca indie rock, não faltam cantores por lá. Sempre que vou a shows ou a bares, fico cercada de pessoas que querem falar de música a noite toda.”

– Sarah Donofrio, One Imaginary Girl

Pense positivo

Mude as mensagens que você cria em sua mente. Lembre-se de que há pessoas que se preocupam com você de verdade; talvez elas só estejam ocupadas no momento.

– Elizabeth Bernstein sobre a solidão, viaWSJ

Quando surgem os sentimentos de solidão, pense nos benefícios de se trabalhar sozinho. Sem as amarras de um cubículo e um relógio de ponto, você fica livre para definir seu próprio horário ou trabalhar onde quiser. Leve seus negócios com você enquanto você visita os lugares que sempre quis conhecer. 

E não se esqueça: nem sempre a grama do vizinho é a mais verde.

Como um empresário que trabalha no ritmo intenso de Hong Kong, eu gostaria de ter a oportunidade de experimentar um pouco de isolamento e solidão.”

– Alexis Holm,Squarestreet

De posse de todas essas dicas, vai aqui o principal conselho que eu posso dar a você: cuide de você mesmo. Sua empresa e sua saúde agradecem.


Which method is right for you?Sobre a autora

Gabriela Jungblut é editora-chefe do blog da Shopify em português, gestora de marketing de conteúdo para o mercado brasileiro, tradutora e intérprete de conferências.

Post original em inglês: Dayna Winter

Tradução e localização: Armando Silveiro

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Escreva um e-mail para a nossa equipe de atendimento em português!

atendimento@shopify.com


Receba o Newsletter Empreendify