Imagine a seguinte situação: você planejou durante muito tempo a sua loja virtual e finalmente a colocou no ar. Já nas primeiras semanas, seu e-commerce está a todo vapor, com tráfego altíssimo e vendas “bombando!!”. Até que os números começam a cair sem parar… Você sabe o que pode estar errado? A hospedagem do e-commerce!
Pensando nisso, preparamos esse post.
A hospedagem é o motivo pelo qual as pessoas podem acessar seu site a qualquer momento de qualquer lugar do mundo. Esse serviço de armazenamento tem a função de guardar todas as informações de seu site e disponibilizá-las constantemente na internet.
É muito importante ter atenção e paciência na hora de contratar esse serviço. Ele deve atender a um mínimo de requisitos que não podem ser negligenciados de maneira nenhuma. Afinal, você não quer que todo o seu trabalho tenha sido em vão, não é mesmo?
A escolha errada na hora de contratar a plataforma que irá hospedar sua loja virtual pode inviabilizar seu projeto e trazer muita dor de cabeça, como quedas repentinas do site, páginas muito lentas para abrir e diminuição dos itens de segurança.
Tudo isso vai te acarretar um problema muito maior: o baixo desempenho das vendas.
Para que isso não aconteça, basta avaliar os seguintes aspectos:
Como o provedor de hospedagem é a base do seu e-commerce, é importante ficar atento à estrutura da plataforma e à sua capacidade de processamento.
Dessa forma, se seu site é um sistema mais complexo, com blog e landing pages, opte por um servidor com um espaço de armazenamento maior.
A escolha do plano certo vai de acordo com o perfil e objetivo de sua loja virtual.
No geral, opte por planos onde você compartilha a hospedagem com o menor número de sites possível. Ou um plano dedicado único e exclusivamente para você.
O servidor escolhido deve garantir que sua loja virtual não seja prejudicada em caso de algum incidente, como a invasão do sistema. Uma plataforma confiável, certamente, utilizará o backup como estratégia de segurança.
O suporte técnico deve oferecer recursos eficientes e estar disponível para te atender a qualquer momento. Se o ponto de partida para a solução do seu problema for “abra um chamado”, definitivamente esse provedor não é para você.
Apenas o preço não deve ser um fator decisivo na escolha de sua hospedagem. É necessário verificar quais são os benefícios oferecidos no plano e confrontá-lo com o valor, para verificar se é o melhor para você. No mercado há excelentes servidores com preços bastante competitivos, principalmente os que se encontram fora do Brasil.
Depois que você achou uma empresa que atende a todos os requisitos citados, é hora de saber como anda sua fama no mercado.
Procure referências para ver o que os outros clientes têm a dizer e saber se o servidor é bem avaliado.
Todos esses pontos pesam na decisão final. Por isso, todos eles devem se destacar em conjunto. Não adianta ter um suporte técnico eficiente se a segurança não se destaca.
Agora que você já sabe como escolher a melhor hospedagem do seu e-commerce, ajude aqueles que estão começando e compartilhe!
O post Saiba como escolher a hospedagem do seu e-commerce apareceu primeiro em Wirecard.