Nem milhares, nem milhões: o lucro que os e-commerces brasileiros tiveram com a última edição da Black Friday no país bateu na casa dos bilhões — 1,6 bilhão, para sermos mais exatos. No entanto, mesmo com números tão impressionantes, não são poucas as lojas virtuais que simplesmente não conseguem segurar todos os acessos em datas tão valiosas. O problema é que tal falha pode fazer com que um visitante nunca mais volte para conferir uma promoção em sua página, mesmo que prometa preços melhores que o da concorrência, por isso a importância da organização nas datas comemorativas no e-commerce.
Mas então como se preparar para encarar grandes volumes de acessos como os que antecedem as datas comemorativas no e-commerce? Como entregar todas as encomendas com um prazo interessante para o cliente? Pois não se preocupe, porque hoje daremos algumas respostas. Então confira:
Primeiramente vamos falar do fantasma que mais assombra os donos de e-commerce durante aquelas datas com maior fluxo de visitantes: o medo de ver o site cair. Para resolver esse problema, uma solução que tem sido bastante usada nos grandes portais é o Elastic Load Balancing (ELB), um tipo de tecnologia que divide o volume de acessos de uma determinada página para diversos servidores, em tempo real. Assim, um só computador não é mais responsável por dar conta de todas as requisições, que podem ir de uma simples consulta de preço ao carregamento de imagens.
Se você vende online, mas também conta com uma loja física, uma boa dica é usar o efeito ROPO a seu favor para tentar alavancar as vendas. Resumidamente, ROPO é uma sigla para Research Online, Purchase Offline (em português, pode ser traduzido como procura online, compra offline), ainda costume de muitos clientes virtuais. E aí qual é a dica para quem também conta com uma estrutura física preparada? Gerar cupons de desconto para serem aproveitados nas lojas online e offline ajudando para alavancar as vendas nas datas comemorativas no e-commerce.
Em outro post aqui do blog, já listamos 5 erros de usabilidade que não podem existir no seu e-commerce. Isso porque tais falhas podem fazer uma grande diferença para as vendas nas datas comemorativas no e-commerce. Como evitá-los? Fazendo testes A/B em outras datas com menos acessos ao longo do ano, a fim de identificar gargalos em tempo suficientemente hábil para providenciar os reparos.
Só 2 horas: esse é o tempo que a Paytm, uma das maiores lojas virtuais da Índia, gasta para entregar suas compras em algumas cidades do país. E como eles conseguem essa façanha? Com a ajuda de diversos parceiros de entregas e de estoque localizados em pontos estratégicos, que foram sendo mapeados de acordo com as informações sobre acessos de seus clientes. Que tal verificar a viabilidade de contar com esse suporte para seu e-commerce?
Seguindo a ideia da Paytm, gigantes como a Amazon também têm investido na locação (e até compra) de locais de estoque que fiquem mais próximos das áreas onde a empresa tem um maior número de vendas. E por mais que esse tipo de estratégia possa não funcionar para microempresas, pode sim ser adaptada com a locação de pequenos espaços (como containers e até salas mais modestas), desde que fiquem próximos a centros com maior ROI para o negócio.
Viu só como o que não faltam são maneiras de programar as vendas para o grande volume de acessos nas datas comemorativas no e-commerce? Agora que você já sabe como antecipar os movimentos dos seus clientes, que tal colocar tudo isso em prática? E aproveite para ler também o post que fizemos com 6 dicas para aproveitar as datas sazonais no e-commerce! Não fique de fora, assine nossa newsletter e receba todas as novidades diretamente da sua caixa de entrada!
O post Loja virtual: como se preparar para as vendas em datas comemorativas apareceu primeiro em Wirecard.