E-commerce de assinaturas: uma forma inteligente de vender online

17 agosto, 2018

Aproveitando o ritmo de crescimento do e-commerce,  que foi de 15% em 2018 relação ao ano anterior —, o que não falta são empreendedores investindo em inovação. Hoje falaremos sobre um modelo de negócios que tem atraído cada vez mais lojistas e clientes, o e-commerce de assinaturas. Saiba mais sobre esse modelo neste post!

O que é um e-commerce de assinaturas?

O e-commerce de assinaturas é baseado em um modelo que consiste na venda de um produto ou serviço que os consumidores utilizam com certa frequência, seja por necessidade ou desejo. Como as compras são feitas com regularidade, trata-se de uma boa opção fazer a cobrança de forma recorrente, por meio de mensalidades, tornando mais simples o processo para o consumidor concluir a compra e também para o vendedor receber o pagamento online.

Essa opção tem crescido no e-commerce em geral, inclusive no marketplace, e trazido bons resultados aos empreendedores. Prova disso é que, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), estima-se um faturamento deste segmento na casa dos R$ 800 milhões em 2018 — quase o dobro do valor faturado em 2014, que foi de R$ 430 milhões.

Assine nossa newsletter e junte-se a milhares de empreendedores!

Por que essa é uma tendência no mercado?

Diante deste cenário positivo, com boa estimativa de faturamento e a atração de cada vez mais clientes, os empreendedores estão empenhados em se adaptar e apostar no e-commerce de assinaturas, seja lá qual for o tamanho do negócio: desde os gigantes do entretenimento, como HBO, Apple e Netflix, até serviços menos comuns, como um e-commerce de assinaturas de bolos caseiros, de cervejas premium e até de venda de laranjas!

Mas por que tantos negócios estão adotando o modelo de assinaturas? Porque essa é uma maneira inovadora e eficiente de atender à demanda constante de diversos nichos. Com a assinatura, as necessidades dos clientes são supridas com qualidade, bons preços e comodidade, um combo pra lá de poderoso quando se trata de consumo.

Porém, é preciso ressaltar que, quando se trata do e-commerce de assinaturas, é fundamental pensar em formas criativas de atrair o público, além de escolher um sistema de pagamento no e-commerce que facilite a cobrança recorrente e tire qualquer complicação para o lojista e para o consumidor.

Quais são as principais diferenças para outros modelos?

Como você pode imaginar, existem diferenças entre esse modelo e outros tipos de e-commerce que devem ser examinadas de perto. Veja algumas delas:

Pacotes

Em um serviço de assinatura, como já dissemos, é preciso atrair o público-alvo e pensar com cuidado em suas expectativas e necessidades, a fim de montar diferentes pacotes, com preços variados, para alcançar a maior fatia possível.

Assim, a personalização no e-commerce de assinaturas acaba sendo maior do que em uma loja em que todos os itens estão à venda separadamente e peça-chave para atrair e fidelizar clientes.

Proposta

A proposta de uma assinatura precisa ter algum diferencial que ajude a convencer os interessados a respeito de seu real valor. Nesse contexto, muitas empresas têm usado uma seleção de qualidade ou conteúdos úteis para enriquecer suas ofertas e fugir do comum, destacando-se no mercado.

Entregas

Se a entrega dos produtos não for impecável, os clientes não se sentirão motivados a continuar assinando. Por isso, além de contar com uma solução de qualidade nesse quesito, é sempre bom ter também um plano B, a fim de garantir que nada dará errado ao levar o produto aos consumidores.

Relacionamento

Em absolutamente qualquer negócio é preciso se relacionar bem com os clientes, não é verdade? Mas em um e-commerce de assinaturas essa necessidade é ainda maior, já que, caso contrário, eles provavelmente não continuarão com a empresa por muito tempo, cancelando o contrato.

Pedir feedbacks constantemente, mostrar-se disposto a ajudar e resolver qualquer problema prontamente são boas formas de colocar isso em prática.

E quais são as vantagens de um e-commerce de assinaturas?

O e-commerce de assinaturas reúne diversas vantagens tanto para quem compra como para quem vende. Entre tantos benefícios, destacam-se:

Para quem compra:

  • Grande comodidade;
  • Preços mais baixos por produtos melhores;
  • Exclusividade.

Para quem vende:

  • Maior fidelização dos clientes;
  • Diferenciação dos concorrentes;
  • Facilidade de escalar o negócio.

E então, pronto para criar seu e-commerce de assinaturas?

Como você pode ver, gerenciar um e-commerce de assinaturas é vantajoso tanto do ponto de vista financeiro, pelo fato de facilitar a fidelização dos clientes, quanto por fazer parte de um modelo de negócio inovador, baseado na constante geração de valor para os clientes. Assim, se você tem uma ideia promissora, não deixe de aproveitar o bom cenário e criar o seu e-commerce de assinaturas também!

Além disso, compartilhe este post com a sua equipe para colher novas ideias! E se restou alguma dúvida sobre esse modelo, deixe seu comentário por aqui, estamos à disposição!

O post E-commerce de assinaturas: uma forma inteligente de vender online apareceu primeiro em Wirecard.