Confira dicas de como aumentar as vendas no e-commerce durante a Copa do Mundo

Junho 12, 2018 7 translation missing: pt-BR.blogs.article.read_time

Provando que não existe 7×1 que impeça o brasileiro de apoiar sua seleção, a Copa do Mundo 2018 já enche de esperanças o torcedor canarinho.

Os álbuns de figurinhas estão quase completos, em alguns lugares as ruas estão pintadas de verde e amarelo e a maior competição do futebol mundial é assunto de quase todo mundo, até mesmo de quem nem gosta do esporte.

E se um evento como esse tem o poder de mexer com os corações, é sinal de que também pode estimular algumas compras! Mas como aumentar as vendas no e-commerce durante a Copa do Mundo?

O primeiro passo é reconhecer o potencial do evento para o comércio eletrônico: se datas comemorativas como o Dia das Mães, dos Namorados e o Natal influenciam as vendas, é claro que o evento que mexe com um esporte considerado paixão nacional também tem esse poder!

De acordo com a30ª edição do Relatório Webshoppers, divulgada pelo E-bit após a Copa de 2014, realizada aqui no Brasil, o evento foi responsável por alavancar o faturamento em vários segmentos do e-commerce.

Segundo o estudo, entre os produtos que têm algum apelo em relação à copa, os que apresentaram vendas mais concentradas no comércio eletrônico naquele ano foram os smartphones, câmeras digitais, celulares, GPS com TV, tablets e jogos de futebol, enquanto nas lojas físicas o destaque ficou para as bolas, camisas de futebol, churrasqueiras e coolers, artigos que também podem ter bons resultados no e-commerce.

E se em 2014 as vendas foram um sucesso, 2018 tem tudo para ser ainda melhor! De acordo com umapesquisa feita pelo Google, 47% dos brasileiros já estão se preparando para o evento e isso inclui, é claro, a compra de artigos para assistir aos jogos com maior diversão e conforto.

Segundo o levantamento, as buscas em relação a produtos como painel de TV e sofá tiveram crescimento de 5,7% e 4,4%, respectivamente, em relação à última copa.

Além disso, outros itens apresentaram rápido crescimento no mês de maio, como os televisores 4k 49 polegadas, com aumento de 604%, e o sofá retrátil de 6 lugares, com 400%, por exemplo.

E se há clientes querendo comprar, nada melhor do que se preparar para atrair e atender bem todos eles. Por isso, confira a seguir algumas dicas para aproveitar a Copa e aumentar as vendas no e-commerce!

Assine nossa newsletter e junte-se a milhares de empreendedores!



 

Analise o apelo dos seus produtos em relação ao evento

Como você viu, artigos como televisões e camisas de futebol, por exemplo, devem apresentar crescimento durante a Copa do Mundo. Isso porque todo mundo quer ver os jogos em um aparelho com boa resolução e, se possível, vestido com as cores do Brasil ou da seleção de sua preferência.

Mas, e se a sua loja não vende nada disso, o que fazer? Adaptar-se, claro! Imagine que uma loja virtual comercializa cervejas artesanais: uma boa pedida é pensar em um rótulo atrativo com as cores do Brasil ou algo que remeta à Copa, por exemplo.

O mesmo acontece com uma livraria, que pode destacar as obras disponíveis que tem relação com o futebol em seu site, ou ainda, com uma loja de artigos para bebês, que pode apostar em roupinhas e acessórios verdes e amarelos.

Neste sentido, o importante é analisar os produtos que você vende na sua loja e pensar em como fazer com que eles tenham alguma ligação com a Copa.

Se você vende produtos com grande apelo ou que possam ter, de fato, uma relação com o evento, como os televisores ou livros sobre futebol, destaque-os no seu site e, se possível, pense em condições de pagamento eentrega especiais.

Já se os produtos oferecidos pela sua empresa não tem muita afinidade com o futebol e todo o clima que envolve o esporte, a melhor opção é investir em artigos personalizados, que tenham as cores ou outros elementos relacionados a maior competição do futebol mundial.

Com um pouquinho de criatividade, dá para encaixar a Copa do Mundo em qualquer loja!

Tenha cuidado com as regras de marketing e com a demanda dos pedidos

Se você optou por personalizar os seus produtos com as cores e outros temas relacionados à Copa, saiba que é preciso ter cuidado para não arrumar problemas com a Fifa (Federação Internacional de Futebol) e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ao utilizar logos, marcas e termos restritos a patrocinadores.

Isso porque esses elementos são de propriedade intelectual das duas instituições, registrados em órgãos nacionais e internacionais e, assim, utilizá-los sem autorização pode causar problemas para o seu negócio!

Em relação à Fifa, os termos Copa do Mundo, Fifa, Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018, Copa 2018 e Copa da Rússia têm uso restrito aos patrocinadores, isto é, você não pode utilizar nenhum desses termos em seus produtos caso não patrocine o evento. Já no caso da CBF, o termo proibido é seleção brasileira.

Também é preciso ter cuidado com o uso das logos das duas instituições, assim como das imagens do mascote, troféu, emblema oficial, tabela de jogos, pôster e qualquer identidade visual do evento, pois esses itens também possuem direitos autorais.

Se você colocou a criatividade para funcionar e está seguro de que nenhum dos seus produtos está usando elementos restritos pela Fifa ou CBF, é preciso pensar em um outro tópico para garantir que sua empresa marque pontos durante a Copa: o estoque. Nós já vimos por aqui que as vendas costumam aumentar nesse período e, por isso, os lojistas devem estar preparados para atender à demanda.

Imagine, por exemplo, que a sua loja comercializa televisores, mas que na hora de colocar o produto no carrinho ele esteja indisponível ou que seja entregue apenas depois da Copa – que, importante ressaltar, começa no dia 14 de junho e segue até 15 de julho. Você não quer esse 7×1 na sua loja, certo?

Então, é importante ter cuidado para garantir o estoque e cumprir com todas as condições promocionais que são oferecidas neste período, sejam elas relacionadas às condições de pagamento, entrega ou outros aspectos. Caso contrário, quem sai perdendo nessa campeonato é você!

Invista no marketing para aumentar as vendas no e-commerce durante a Copa do Mundo

Se você já deu uma olhadinha pelas ruas da cidade, talvez tenha percebido que a maioria das vitrines já está enfeitada de verde e amarelo, mesmo que a competição deste ano aconteça do outro lado do oceano.

E se a vitrine atrai os consumidores das lojas físicas, o seu site, blog e redes sociais também devem ser um convite para que os clientes conheçam e comprem seus produtos. Pois Copa do Mundo também é momento de investir em marketing!

Durante o mês em que seleções de todo o mundo se enfrentam no futebol, esse acaba sendo um dos principais assuntos em todas as mídias e estar por dentro do assunto é importante para a sua empresa! Por isso, leve a Copa do Mundo até o seu site e destaque os produtos que têm relação com o evento em sua home.

Nas suas redes sociais, anuncie os seus produtos, mas mostre também que está por dentro do que acontece no maior evento de futebol do mundo.

Que tal fazer algunsstories no Instagram mostrando como a sua equipe está se preparando para atender a demanda que está chegando e, até mesmo, assistir aos jogos? Esse tipo de coisa pode estreitar a relação com o cliente!

Se você tem um blog, também pode usar esse espaço para falar sobre curiosidades da Copa do Mundo e as relações com a sua loja.

No caso do e-commerce de cervejas artesanais, do exemplo que citamos anteriormente, um bom artigo poderia trazer dicas de como organizar um happy hour para ver os jogos com os amigos em casa.

Já se você vende televisores, como evoluiu o modo que as pessoas têm acesso à informações do evento? Hoje é possível assistir aos jogos em televisões com ótima resolução, mas há algumas décadas o rádio era o companheiro dos torcedores.

Até a loja de itens para bebês pode colocar omarketing de conteúdo para funcionar e fazer artigos sobre a Copa. Que tal relembrar a comemoração de Bebeto na Copa de 94, que acabou se tornando um símbolo da edição em que o Brasil conquistou o tetra? O importante em todos os casos é colocar a criatividade para funcionar e apostar na Copa para atrair os clientes!

Aproveite o momento para fidelizar clientes

Neste artigo, nós já falamos sobre o potencial da Copa e de como a sua chegada de quatro em quatro anos pode aumentar as vendas no comércio eletrônico. Mas, e depois que o mundial acabar, de preferência com o hexa, como é possível manter os bons índices de venda?

Parte da resposta para essa pergunta é apostar no bom atendimento e isso inclui vários fatores, como o prazo da entrega e o preço do frete, as condições eformas de pagamento, o bom atendimento na resolução de dúvidas e, principalmente, a entrega correta daquilo que foi acordado no momento da venda.

Assim, além de aproveitar bem a Copa, o cliente também acaba confiando na sua empresa e nos seus produtos, o que é o primeiro passo para que ele volte ao seu site outras vezes!

Como nós vimos aqui, o que não falta são opções para aumentar as vendas no e-commerce durante a Copa do Mundo. E aí na sua empresa, o que você tem feito para aproximar os seus clientes aproveitando as oportunidades surgidas com esta competição?

Existem várias opções para movimentar e ampliar os resultados da sua loja virtual, basta escolher aquela mais adequada para o seu negócio e aproveitar a época para faturar.

Se você quiser entender melhor toda essa questão de vendas, baixe gratuitamente o e-book Como Vender Mais em seu E-commerce, que fizemos especialmente para ajudar você a alavancar as vendas no mundo digital.

 

E, claro, junto com as ações para alavancar as vendas, é imprescindível que o seu e-commerce ofereça aos clientes uma forma de pagamento segura e transparente. Para isso, você pode contar com oWirecard! Nossa solução cuida de toda a burocracia para receber pagamentos online.

 

O post Confira dicas de como aumentar as vendas no e-commerce durante a Copa do Mundo apareceu primeiro em Wirecard.



Ver artigo completo

Confira 10 dicas para escolher a melhor máquina de cartão de crédito para o seu negócio

Novembro 13, 2018 6 translation missing: pt-BR.blogs.article.read_time 0 Comentários

Wirecard Brasil: mais soluções de pagamento para o seu negócio

Outubro 23, 2018 2 translation missing: pt-BR.blogs.article.read_time 0 Comentários

Como acertar na precificação de produtos no e-commerce

Outubro 17, 2018 1 translation missing: pt-BR.blogs.article.read_time 0 Comentários

Receba o Newsletter Empreendify