Ainda dá tempo! Veja como vender mais no Carnaval no seu e-commerce

Janeiro 26, 2018 7 translation missing: pt-BR.blogs.article.read_time

Não tem jeito: como bons brasileiros, continuamos convivendo com a velha máxima que diz que as coisas só começam a andar depois do Carnaval no país. Mas quem tem seu próprio negócio e precisa mantê-lo de pé bem sabe que não dá para esperar mais de um mês para vender, certo?

Então, que tal aproveitar este período pré-festa, deixar de lado as ideias antigas e desfrutar de todas as oportunidades para alavancar o seu e-commerce? Fique tranquilo, ainda dá tempo! Neste artigo, vamos mostrar como vender mais no Carnaval utilizando estratégias bem planejadas de vendas e marketing.

Para começar, precisamos deixar claro que o período exige um pouco mais de planejamento, pois, apesar de não ser uma época totalmente parada, sabemos que o início do ano, tradicionalmente, não é tão bom para o comércio quando comparado a outros meses. Para se ter uma ideia, a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE, aponta que houve uma queda real de 7% nas vendas do varejo em janeiro de 2017 em comparação ao mesmo mês do ano anterior, 2016.

Além de muitas pessoas ainda estarem pensando nas férias, há vários compromissos financeiros que chegam agora, como IPTU, matrículas escolares, seguro do carro, entre outros. É importante lembrar também que o Carnaval não é uma data comercial por excelência, como o Natal, o Dias das Mães e o Dia das Crianças.

Com isso em mente, um dos primeiros pontos fundamentais dentro do planejamento é não descaracterizar o seu e-commerce. Não é porque chegou o Carnaval que você vai jogar fora tudo que construiu pela sua marca até aqui, deixando de lado a missão, a visão e os valores da sua empresa e o foco no seu público-alvo. É claro que um toque de descontração é sempre bem-vindo, mas com moderação.

Bom, agora que esclarecemos os cuidados que devem ser tomados para não bagunçar o seu negócio com o objetivo de alavancar as vendas a qualquer custo, vamos para a parte prática deste artigo. O nosso propósito é que, seguindo o planejamento estratégico da sua empresa, você consiga impulsionar as vendas e fazer do Carnaval, sim, um grande período para o seu e-commerce.

Para facilitar, vamos dividir as nossas dicas em duas vertentes: vendas e marketing. Por meio delas, mostraremos o que você pode fazer para atrair compradores, fechar vendas, fidelizar clientes e, consequentemente, aumentar o faturamento no caixa e o engajamento da marca. Nada mal, hein? Continue com a gente!

Junte-se a milhares de empreendedores. Assine nossa newsletter!



Afinal, como vender mais no Carnaval?

Não falta muito para o Carnaval. Oficialmente, o feriado é terça-feira, 13 de fevereiro, porém, a folia já começa dia 9, na sexta-feira. Pode até parecer pouco tempo para organizar uma campanha de vendas para este período, mas se você parar agora e colocar tudo no papel, verá que esta pode ser uma grande oportunidade para girar o estoque, encontrar novos clientes e fidelizar aqueles que já têm afinidade com sua marca.

Para ajudar você a fazer um plano de vendas, elencamos alguns pontos que merecem atenção para que a festa não acabe antes mesmo de começar.

Por mais que a música de Dorival Caymmi diga que “quem não gosta de samba, bom sujeito não é”, não podemos afirmar que 100% dos brasileiros vão pular Carnaval. Há, sim, aquela parcela da população que prefere aproveitar o feriado para descansar ou resolver questões pessoais. Por isso que, no momento de pensar em estratégias para este período, é preciso considerar os dois públicos.

Pesquise os produtos mais vendidos

Ainda de olho no público, volte um pouco no tempo e faça uma pesquisa sobre os produtos mais vendidos no mesmo período em dois ou três anos anteriores e também sobre o que foi mais pesquisado e procurado em janeiro, mas não teve a venda concretizada. O resultado pode dar uma boa base do que você pode destacar no site, afinal, se as pessoas procuram determinada mercadoria, por que não facilitar que elas sejam encontradas, não é verdade?

Faça promoções, mas seja cauteloso

Essa pesquisa ainda pode ajudar a decidir sobre fazer ou não promoções. Por se tratar de uma época de baixa no comércio, dar descontos é sempre uma boa estratégia. Mas, claro, não saia reduzindo os preços sem fazer um estudo do que pode ou não ser vendido por um preço mais baixo.

Da mesma forma, certifique-se de que isso não vai afetar a rentabilidade do seu e-commerce. Uma dica é apostar em produtos com uma boa margem, mas que precisam ser vendidos de forma mais rápida por causa da sazonalidade, como artigos de verão — biquínis, sandálias, pranchas, maquiagens coloridas etc. —, que logo terão o ritmo de vendas reduzido.

Em relação ao prazo, as promoções podem ser lançadas antes ou durante o feriadão, sempre com data para começar e acabar. E fique atento aos prazos de entrega. Se o cliente compra algo para usar no Carnaval e seu e-commerce diz que vai entregar, o produto tem que chegar de qualquer jeito.

Se passar pela sua cabeça que, por algum motivo ou até intuição, a mercadoria não chegará no destino no prazo estipulado, deixe isso claro desde o início. É melhor perder uma venda agora do que ter a sua marca exposta depois. Foco na logística!

A questão da entrega pode ser usada, ainda, como estratégia parafidelizar clientes. Se você conseguir armar um bom esquema logístico neste período carnavalesco e deixar os clientes satisfeitos, irá criar neles uma sensação de confiança e segurança, pois poderão pensar: “Se tudo saiu bem no feriadão, imagina em datas normais… Vou comprar mais neste e-commerce, pois sei que terei meu produto em mãos na data combinada”.

Incentive seus clientes a voltarem no seu e-commerce

Outra forma de fidelizar os consumidores conquistados antes do Carnaval é oferecer motivos para que eles voltem ao seu e-commerce, como um cupom de desconto, por exemplo. Essa vantagem pode ser dada logo depois que eles finalizarem uma compra ou mesmo quando estiverem pesquisando um produto — isso pode até servir de incentivo para realmente comprarem.

E assim como as promoções, os cupons de desconto precisam ter datas limites para serem usados, configurando uma maneira de trazer o cliente para o seu site em um período determinado.Uma última dica em relação às vendas não está muito relacionada com o Carnaval em si, mas, sim, com o que acontece depois dele. Por ocorrer na primeira quinzena de fevereiro, a festa popular acabou jogando o início das aulas para frente.

Então, se este for o seu ramo de negócio, por que não criar uma sessão especial no site para material escolar e, caso seja possível, até fazer uma promoção relâmpago para quem comprar até 13 de fevereiro? Assim, você pode antecipar valores para o seu caixa e, de quebra, mostrar aos clientes que seu e-commerce não vive somente das datas comemorativas.

Fique atento às estratégias de marketing

As estratégias de vendas, via de regra, devem vir acompanhadas de uma boa estratégia/campanha de marketing. É aquela velha máxima: só quem é visto é lembrado! O primeiro passo para um e-commerce vender mais no Carnaval é mostrar que reconhece a data. Mesmo que você não venda produtos relacionados ao Carnaval, não custa fazer referência à festa, nem que seja com um banner ou um pop-up desejando uma boa folia.

Partindo para as campanhas mais específicas, mostre ao seu público o que você decidiu fazer com as vendas. Se você consegue garantir a entrega da mercadoria até a sexta-feira de Carnaval, aposte nesta comunicação, principalmente se o seu produto for voltado para a festa.

Para as promoções, faça materiais que mostrem o objetivo de cada uma delas e destaque bem o que precisa ser assimilado de primeira — aposte no percentual de desconto, ele é sempre um ótimo atrativo! Como se trata de um material focado em uma data específica, não misture com outros assuntos. Mantenha o foco, por mais que seja tentador sair falando sobre várias coisas ao mesmo tempo.

Divulgue seu e-commerce para vender mais no Carnaval

A divulgação dos materiais, promocionais ou não, deve começar o quanto antes por todos os canais disponíveis. Além do site, faça as adaptações necessárias nas redes sociais para que entrem no clima da folia e aposte também nos e-mails marketing. Uma dica aqui é mesclar os materiais mais comerciais com peças mais descontraídas, pois elas funcionam para criar engajamento e identificação com a sua marca.

E não esqueça de criar uma campanha de remarketing nas redes sociais para impactar novamente todos os usuários que abriram e clicaram nos links dos seus e-mails marketing.

Nas redes sociais, você pode fazer uma postagem sobre uma promoção de protetor solar. Depois, pode lançar outra com uma dica sobre como as pessoas que vão curtir o Carnaval de rua podem se proteger da insolação, indicando a necessidade de tomar bastante água e passar protetor solar. Essa dica vale, inclusive, para quem vai curtir a praia e até mesmo para quem escolheu passar o feriadão praticando um esporte radical, englobando aquilo que falamos lá no início: dar espaço para quem curte e quem não curte o Carnaval.

Como você pode ver, há várias opções para não deixar o seu e-commerce parado neste início de ano. O importante é planejar e desenvolver a estratégia que melhor se encaixa no seu negócio e que esteja de acordo com as suas possibilidades.

E então, você já fez alguma campanha voltada para o Carnaval no seu e-commerce? Compartilhe sua experiência e conte com a gente para auxiliá-lo na otimização das suas vendas! Aliás, para saber mais sobre este assunto, baixe gratuitamente o e-bookComo Vender Mais em seu E-commerce, que fizemos especialmente para ajudar você a alavancar as vendas no mundo digital:

como-vender-mais-no-ecommerce

O post Ainda dá tempo! Veja como vender mais no Carnaval no seu e-commerce apareceu primeiro em Wirecard.



Ver artigo completo

Confira 10 dicas para escolher a melhor máquina de cartão de crédito para o seu negócio

Novembro 13, 2018 6 translation missing: pt-BR.blogs.article.read_time 0 Comentários

Wirecard Brasil: mais soluções de pagamento para o seu negócio

Outubro 23, 2018 2 translation missing: pt-BR.blogs.article.read_time 0 Comentários

Como acertar na precificação de produtos no e-commerce

Outubro 17, 2018 1 translation missing: pt-BR.blogs.article.read_time 0 Comentários

Receba o Newsletter Empreendify