5 tendências do e-commerce para ficar de olho

09 junho, 2016

Produtos com fotos gigantes, sites responsivos e aumento da demanda por vídeos: já faz algum tempo que as tendências mais vistas para o mercado de e-commerce parecem serem as mesmas, não é verdade? Pois foi pensando nisso que resolvemos peneirar a web atrás de ações e novidades realmente transformadoras para o universo das lojas virtuais, mas que não estão sendo tão divulgadas por aí. Quer saber quais são elas? Então confira a lista que montamos e se prepare para atualizar suas páginas em breve. Vamos lá:

Leveza

Em abril deste ano, o jornalista Klint Finley produziu um artigo para a Wired mostrando que, hoje, a maioria dos sites costuma ter o mesmo tamanho (em megas) que DOOM, aquele clássico joguinho de tiros lá de 1993! Para ser mais exato, são 2,39MB. Tal descoberta aponta para um problema de obesidade digital atualmente enfrentado pela web. Pense bem: aquele game precisava renderizar mapas em 3D, personagens e sons, tudo em tempo real, enquanto as páginas de hoje são basicamente só textos e imagens!

De olho nisso e no fato de que boa parte dos acessos da internet hoje em dia vem de aparelhos móveis, com conexões bem menos potentes que as do escritório ou de casa, a tendência está em designers e programadores unirem forças para criar páginas cada vez mais leves (como aquelas presentes no topo da lista do Alexa). E esse detalhe, no caso dos e-commerces, pode ser facilmente convertido em um lucro ainda maior.

Aliás, por falar em páginas mais leves, não deixe de conferir também nosso post com 5 erros de usabilidade que não podem existir no seu e-commerce para saber o que já mostramos sobre esse tema por lá!

Infográfico

Com o aperfeiçoamento dos códigos de programação para a web, ficou ainda mais fácil criar infográficos com animações e dados interessantes para os visitantes de um site (como esse da Bloomberg). Por isso, uma das tendências para o mercado e-commerce que podemos observar na web é a de empresas apostando nesse tipo de apresentação para fazer comparativos de produtos.

Mobile

De acordo com uma pesquisa do grupo Nielsen, hoje no país já são mais de 68 milhões de pessoas navegando na web por meio de dispositivos móveis. E como esse número tende a crescer ainda mais nos próximos anos, também crescerá a necessidade de se ter um e-commerce responsivo. Mas atenção: apesar de tanta gente estar conectada, é bom lembrar que quase metade da população brasileira ainda não tem acesso à rede. Por isso, mais pessoas têm tido seu primeiro contato com a internet e com as compras on-line recentemente, o que deve ser levado em consideração ao se pensar na experiência dos usuários.

Microconteúdo

De acordo com os dados do Twitter, 60% dos usuários já fizeram alguma compra depois de ler um tweet de alguma marca na timeline. E olha que todo esse poder se dá com apenas 140 caracteres! Por isso, tem sido cada vez mais comum encontrar marcas pra lá de consolidadas de olho na criação de microconteúdos para as redes sociais a fim de alavancar suas vendas (como é o caso do Ponto Frio).

CPA

Já mostramos por aqui o que é e como calcular o ROI de suas campanhas on-line. Mas segundo este artigo publicado pela Google, algumas empresas têm percebido que pode ser mais interessante não focar apenas nessa métrica em busca de resultados. Afinal, em alguns casos, é possível observar um baixo índice de Return On Investment (ROI) e, ao mesmo tempo, um salto gigante nos lucros via Custo Por Aquisição (CPA).

De páginas mais leves até a divisão da atenção entre o ROI e o CPA: o que não faltam são tendências ainda pouco divulgadas para o futuro do e-commerce. Mas agora que você já as conhece, que tal começar a colocar logo em prática? Só não se esqueça de aproveitar para assinar a nossa newsletter e conferir muito mais diretamente em sua caixa de entrada!

marketing digital para empreendedores

O post 5 tendências do e-commerce para ficar de olho apareceu primeiro em Wirecard.