31 julho, 2017

Robert Foster – Blog EmpreenderShopify

Olá Pessoal,

Na última quarta-feira aconteceu aqui em São Paulo o primeiro Shopify Meetup no Brasil, organizado pela MOIP Pagamentos.

Esqueçam os detalhes do evento por um instante, e repitam comigo:

“O Primeiro Shopify Meetup no Brasil.”

O fato disso ter finalmente acontecido é em si fantástico – para nós que já vivemos Shopify há alguns anos. E olha que eu tenho esse blog desde 2014 e não sou nem de perto o mais antigo entusiasta de Shopify aqui no Brasil.

Conversei com um casal muito legal no evento que tem uma loja Shopify há oito anos –  www.terracotta.com.br – no inicio trabalhavam com pagamentos apenas via Paypal e pré- GadolApp – ou seja, sem opções de frete dos Correios, sem parcelamento, sem boleto! Pasmem!

Em contrapartida, o Amit da Zissou implementou o omnichannel há poucos meses com a loja online junto com o POS e o checkout e maquininha da MOIP, e consegue compartilhar um estoque e uma conta de recebimento de pagamentos. Alias, como ficou fantástico o site da Zissou – vale a pena conferir!

Voltemos para o evento. Não podemos deixar de chamar atenção ao pano de fundo e motivo da realização do evento, que é a disponibilização do checkout personalizável da MOIP.  Uma salva de palmas para a Gisele da MOIP (e o Atacado.com – seu parceiro de tecnologia que está por trás desse checkout). Leia mais sobre o novo checkout da MOIP.

Para quem acompanha, adora, vive Shopify, foi uma noite espetacular, com direito a brindes e recepção com pizza e beer.

Representando a Shopify no evento foi a Gabriela Jungblut – que oficialmente é a tradutora de português no blog e site da Shopify entre outras frentes – mas que também faz o meio de campo / triagem em várias frentes – incluindo a realização do evento, ponte para o atendimento em português, chapeuzinho de RH na integração de novos funcionários brasileiros na Shopify. No evento a Gaby conversou com praticamente todo mundo que tivesse alguma dúvida, idéia, sugestão, etc… Quando finalmente conseguimos arrastar ela para o local da pizza e beer após as palestras, só restava farelo e latinhas.

Sem dúvida teria sido legal ter a presença do Eduardo Castaneda, diretor da América Latina da Shopify mas que foi chamado para uma reunião na nave mãe em Ottawa e não conseguiu participar. Quem sabe numa próxima…

Aliás, a região que mais cresce na Shopify é a America Latina – tudo bem que é sobre uma base menor – mas 80% por ano é impressionante – com crise e tudo. Hoje já são 400 mil lojas rodando com Shopify e $34B em vendas realizadas nas lojas da plataforma.

Palestraram…

Meetup Speakers

As palestras foram ricas em detalhes. Como eu, Marcelo e Gustavo são “doentes” pela Shopify há muitos anos e trouxeram muitos detalhes e insights. Marcelo fez uma apresentação sobre a Atacado.com, que é um marketplace rodando hoje na Shopify Plus mas que iniciou com a Shopify.com com um custo de R$ 500 por mês. O Gustavo hoje detêm como clientes a grande maioria de lojas Shopify no Brasil e consegue atender qualquer pacote de serviços com seu app dos Correios – Sedex – Pac. A Gabriela descreveu o programa de parcerias da Shopify  – aliás a Shopify tem milhares de parceiros e apps que facilitam a vida o lojista e enriquecem a experiência dos compradores. O Amit fez uma excelente apresentação sobre usar o omnichannel, e a Gisele apresentou o checkout personalizado da MOIP.

Minhas considerações – como lojista e empreendedor:

  • Shopify tende a crescer muito no Brasil. Hoje já detém um eco-sistema de parceiros mais do que adequado para a maioria dos 2000 lojistas na plataforma no Brasil. É verdade que o foco principal está nos mercados dos EUA e os mercados Anglo, e nem tudo que está disponível lá fora está aqui ainda. Particularmente, eu vejo a Shopify no Brasil como um iPhone 3 ou 4 (enquanto o mundo já tem o 7 plus); mas que é muito melhor do que ter um Motorola Razr (me perdoem SaaS locais). E certamente o 7, 8 e 9 vão chegar aqui! Então eu prefiro colocar minhas apostas na plataforma que certamente vai levar a taça.
  • Parceiros e integrações locais continuam a surgir. No evento de quarta, mais de metade dos participantes eram potenciais parceiros que buscam desenvolver apps e prover serviços para atender lojistas brasileiros. Quem chegar primeiro hoje vai se dar muito bem e vai surfar a onda Shopify. Os SDKs e API da Shopify permitem aqueles parceiros que tem a qualificação técnica e “sangue nos olhos” desenvolverem integrações e apps que se pagarão com o tempo. É só olhar para a Tiny ERP que está nadando de braçada com a NFe.
  • Usar Shopify está cada vez mais fácil para os brasileiros.  É verdade que o admin e manual em inglês são barreiras para uma decolagem plena, e talvez a falta de uma cultura local de DIY (do-it-yourself) seja até maior pra galera que é viciada em mandar pagar para fazer. Existe sim uma curva de aprendizado para os usuários de primeira viagem. Mesmo assim, é muito fácilusar Shopify – com os milhares de apps, experts e progressivamente mais conteúdo disponível em português, graças ao trabalho da Gaby.

Mais uma vez, parabéns ao organizadores do evento (veja algumas fotos no meu Instagram)!  Já faço uma contagem regressiva para o próximo #shopifymeetupbrasil!

Segue um video gravado pelo Marcelo que mostra a casa cheia.  Vocês concordam com a mensagem?

Interessado em mudar / iniciar com Shopify? Faça um teste grátis de 14 dias.