Outubro 23, 2017

Olá pessoal,

Estou compartilhando este artigo da Out of the Sandbox - o principal desenvolvedor de temas pagos e exclusivos para Shopify, incluindo o tema Turbo usando da página do Empreendify. O artigo original é em inglês, e a tradução talvez esteja um pouco aquém da qualidade de uma Gaby, mas é o que temos para hoje.

Se você está procurando um tema para sua loja nova, ou quer dar um tapa no seu site em preparação para o Black Friday e a estação de compras de Natal, sugiro ler o artigo e dar uma olhada nos temas desenvolvidos pela Out of the Sandbox.

No novo site Empreendify, Out of the Sandbox é listado como um parceiro e seus temas estão disponíveis para compra com desconto através do link no site. Espero que aproveitem!

Abraços - Robert

O que procurar ao experimentar as demonstrações dos temas Shopify

A maioria dos desenvolvedores de temas do Shopify oferecem várias lojas de demonstração que mostram seus temas em ação - e visualizar estes pode ser uma parte crucial da decisão de qual tema Shopify você irá comprar.

Dois tipos de demos

No mundo de Shopify, existem dois tipos de demonstrações: lojas de demonstração independentes e a capacidade de visualizar o tema em uso em sua própria loja.

A maioria dos desenvolvedores de temas Shopify, sejam eles listados na loja de temas Shopify ou não, oferecem demonstrações de temas independentes. Estes geralmente são configurados como lojas de desenvolvimento sob o domínio "myshopify.com" e contêm produtos de amostra e conteúdo para ajudá-lo a ter uma idéia de como o tema se parece e funciona.

Os temas que estão disponíveis na loja de temas oficial, enquanto isso, também têm a capacidade de ser visualizados na sua loja.

Isso significa que você verá o tema aplicado aos seus produtos e outros conteúdos - mas não é visível para seus clientes até você fazer a compra do tema e publicá-lo.

Como encontrar as demonstrações dos temas Shopify

Se o tema Shopify que você está considerando está listado na loja de temas Shopify, experimentar qualquer tipo de demonstração é muito fácil.

View demo Shopify theme

Basta localizar o tema que está interessado em experimentar e clicar no botão "View Demo"(Visualizar demonstração) ou no botão "Preview in your store"(Visualizar em sua loja).

Clicando na segunda opção adiciona o tema no modo de demonstração somente na sua loja e permite que você integre seus conteúdos e produtos com o tema.

Esta é a maneira ideal de visualizar exatamente como o tema será exibido em sua loja com seu conteúdo, e geralmente é a maneira mais abrangente de visualizar um tema de Shopify.

Se você está apenas navegando ou ainda não tem produtos ou conteúdo em sua própria loja, você pode clicar no link "View Demo"(Visualizar Demonstração) localizado abaixo do botão "Preview" (Pré-visualização) ou posicionando seu cursor sobre as imagens para ver o site de demonstração independente que o designer temático criou.View demo of Shopify theme

Para temas criado para Shopify não disponíveis na loja de temas, como o Turbo, normalmente a única opção é usar demonstrações independentes, que normalmente serão indicadas por um botão de pré-visualização.

Observe que a maioria dos temas Shopify tem pelo menos dois estilos (anteriormente conhecidos como "predefinições"). Você pode selecionar as várias predefinições usando os ícones de pontos coloridos acima dos botões e, em seguida, clique na visualização ou veja os links de demonstração para visualizar cada estilo específico.

Shopify theme styles demos

Ao comprar um tema pago, você geralmente obtém acesso a todos os estilos indicados.

A visualização de cada estilo de tema é uma boa maneira de não apenas visualizar os diferentes looks que cada tema vem, mas também as variações nas configurações e opções que o tema pode incluir:
  • Alinhamento de texto
  • Posicionamento de logotipo
  • Barra de cabeçalho e layout do menu de navegação 
  • Estilos de animação
  • Efeitos Parallax
  • Opções de cores
  • Configurações de tipografia
  • Opções de paginação
  • Seções disponíveis para a página inicial (homepage)

É importante notar que alguns recursos e elementos podem não estar disponíveis em todos os temas - por isso, se uma opção específica for vital para a sua loja e você não visualizou nas lojas de demonstração para esse tema, você deve verificar com o designer de tema antes de escolher em definitivo.

No entanto, se você vir esse elemento (por exemplo, o formulário de contato da página inicial) em apenas um dos estilos do tema, não se preocupe; ainda está disponível no próprio tema, simplesmente não foi ativado nas outras lojas ou estilos de demonstração.

Limitações de visualização do tema

Ao visualizar um tema em sua loja, há algumas limitações a serem considerados:

Como o Shopify só permite que um conjunto de produtos, coleções, páginas e blogs seja ao vivo em qualquer loja por vez, você precisará pré-visualizar o tema usando qualquer dados e conteúdo existente em seu site.

Em alguns casos, se você estiver usando layouts avançados, estilos personalizados ou layouts baseados em colunas no seu tema atual, eles não serão aplicados no modo de visualização. Isso ocorre porque o tema que você está testando pode não suportar esses recursos ou pode usar técnicas de codificação ligeiramente diferentes.

Enquanto no modo de visualização, você não poderá acessar o código HTML, CSS, Liquid ou JavaScript para seus arquivos de tema. Essa habilidade é desbloqueada quando uma licença válida é comprada.

Questões a considerar

Ao revisar lojas de demonstração, há uma variedade de fatores a serem consideradas. Segue um checklist de detalhes para se atentar: 

  • Revise cuidadosamente a estrutura geral e o layout do tema. Alterar esses elementos do design geralmente é o mais difícil de fazer, então você deve procurar um tema que tenha a estrutura básica e o layout que você já deseja.
  • Certifique-se de visualizar o tema em uma grande tela de computador, tablet e dispositivo móvel. Uma maneira fácil de imitar outros dispositivos sem ter que escavar seu telefone é simplesmente tornar a janela do seu navegador (browser) mais estreita ou mais ampla para simular vários tamanhos de tela dos dispositivos. Para temas mais avançados, uma atualização de tela pode ser necessária depois de ajustar o tamanho da janela do navegador.
  • Preste muita atenção a elementos como navegação, colocação de logotipos e outros elementos-chave do design do site. É importante ressaltar que essas opções geralmente são mais difíceis de personalizar.
  • Compare e contraste os vários estilos para ver o nível de flexibilidade que pode ser incluída. Embora a maioria das opções que você vê pode ser aplicada em qualquer estilo, é sempre uma boa idéia verificar com o designer do tema para ter certeza.
  • Verifique se qualquer funcionalidade adicional, como produtos relacionados, conversores de moeda, abas, filtragem avançada, formulários de notificação de estoque e produtos visualizados recentemente estão incluídos. Nem todos os temas incluem todos esses recursos, portanto, verifique a lista de recursos ou converse com o desenvolvedor para ter certeza. Além disso, alguns recursos incluídos em temas podem não ter todos os recursos que um aplicativo independente adicionaria.

Shopify theme documentation

  • Se aplicável, procure o centro de suporte do desenvolvedor do tema para obter documentação sobre como configurar e usar determinados recursos. Esta é uma ótima maneira de não só verificar se um tema inclui um recurso específico, mas também verificar as complexidades de como ele funciona e as limitações que tem. A maioria dos desenvolvedores de temas disponibilizam links para o centro de suporte e os documentos no link "Documentação" na página da loja de temas.
  • Verifique a forma que os layouts avançados de página são criados e se eles requerem que você use HTML ou não. Enquanto o recurso de seções de Shopify adicionou layouts mais robustos para páginas de início e outras páginas, existem limitações em como elas podem ser usadas em outras páginas. Não hesite em contactar o designer do tema se houver um layout específico em uma das lojas de demonstração que você deseja reproduzir, mas não entendeu exatamente com fazer.Shopify theme developer
  • Se disponível, verifique o site independente do desenvolvedor do tema para obter informações mais detalhadas e listas de recursos. A loja de temas Shopify só permite listas limitadas de recursos e descrições de temas, de modo que a maioria dos desenvolvedores de temas lista os recursos separadamente. Um link para o site do designer do tema está normalmente disponível clicando no nome do desenvolvedor na página do tema.

~~~~~~~~~~~~

Artigo originalmente escrito por Michael P. Hill no Blog Out of the Sandbox

Tradução: Empreendify

Crédito de foto em destaque: Brennan Burling


Receba o Newsletter Empreendify